Você já pensou em abrir uma loja virtual para o seu negócio? Se você tem uma loja física e quer expandir as suas vendas, essa pode ser uma ótima opção.
Neste artigo, vamos mostrar 12 benefícios incríveis de ter uma loja virtual e como ela pode alavancar o seu empreendimento. Ficou curioso? Então continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!
O que é uma loja virtual?
Uma loja virtual é um site que permite a venda de produtos ou serviços pela internet. Ela funciona como uma vitrine online, onde os clientes podem ver as fotos, descrições, preços e avaliações dos itens que você oferece.
Além disso, também permite que os clientes façam o pagamento online, escolham a forma de entrega e acompanhem o status do pedido com total comodidade e praticidade.
Graças a esses e outros motivos, esse canal de vendas tem crescido exponencialmente, refletindo uma mudança nos hábitos de consumo. Atualmente, existem mais de 36 mil lojas virtuais no Brasil, segundo dados da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Em 2023, o faturamento total dessas lojas ultrapassou os R$ 185 bilhões. E para 2024 as perspectivas são ainda mais otimistas. Ainda segundo a ABCOMM, o faturamento do e-commerce brasileiro deve superar os R$ 200 bilhões, com um ticket médio de aproximadamente R$ 500.
Tipos de lojas virtuais
Existem diferentes tipos de lojas virtuais, adaptadas às diversas necessidades de negócios.
Desde o B2B (business-to-business – venda de produtos ou serviços para empresas) e o B2C (business-to-consumer – venda de produtos ou serviços para o consumidor final), até lojas atacadistas, varejistas, de produtos físicos, serviços e produtos digitais, as opções são vastas.
Na hora de planejar a sua loja, a definição do tipo é muito importante, pois confere ao negócio características específicas para atender a diferentes demandas e públicos-alvo.
Loja virtual vs. E-commerce: entendendo as diferenças
Embora os termos ‘loja virtual’ e ‘e-commerce’ sejam frequentemente usados como sinônimos, é crucial compreender suas diferenças.
Quando falamos em e-commerce, nos referimos a um conceito mais amplo, que engloba todas as transações comerciais realizadas pela internet. Essas transações, aliás, podem envolver produtos, serviços, informações, intermediários ou dinheiro.
Por outro lado, quando falamos em loja virtual, nos referimos na verdade ao site ou aplicativo onde os produtos ou serviços são vendidos pela internet.
Para entender melhor a diferença entre loja virtual e e-commerce, vamos usar alguns exemplos práticos.
Imagine que você quer comprar uma passagem aérea para viajar nas férias. Você pode acessar o site de uma companhia aérea, escolher o destino, a data, o horário e o preço da passagem e finalizar a compra online.
Nesse caso, você está usando uma loja virtual, pois está comprando um serviço específico de uma empresa específica pela internet.
Agora, imagine que você quer comparar os preços das passagens aéreas de várias companhias aéreas antes de decidir qual comprar. Para isso, você pode acessar um site de busca de viagens, como o Decolar.com ou o Kayak.com, digitar o destino, a data e o horário da viagem e ver as opções disponíveis de diferentes empresas.
Nesse caso, você está usando um sistema de e-commerce, pois está realizando uma transação comercial pela internet. Entretanto, não está comprando diretamente de uma loja virtual, mas de um intermediário que reúne várias ofertas em um só lugar.
Por que ter uma loja virtual? 12 benefícios incríveis para o seu negócio
Agora que você já sabe o que é uma loja virtual e quais são os seus tipos, vamos ver quais são os benefícios de ter uma para o seu negócio. Confira:
1. Funcionamento 24h por dia, 7 dias por semana
Com uma loja virtual, você não precisa se preocupar com horários de funcionamento, feriados ou dias de folga.
Isso porque a sua loja estará sempre aberta e disponível para os clientes, que poderão comprar a qualquer hora e de qualquer lugar.
2. Ampliar o alcance geográfico
Com um canal de vendas digital, você pode vender para clientes de todo o país e até do exterior, ampliando o seu mercado potencial.
Você só precisa ter uma boa logística de entrega e oferecer opções de frete e de moeda adequadas para cada região.
3. Maior visibilidade para a sua loja
Outro benefício de abrir uma loja virtual é atrair mais clientes para o seu negócio.
Para isso, no entanto, você deve usar estratégias de marketing digital, como SEO (otimização para mecanismos de busca), redes sociais, e-mail marketing, anúncios online etc.
Essas ferramentas ajudam a divulgar a sua loja e a gerar tráfego para o seu site.
4. Possibilidade de ter um negócio escalável
Ao migrar o seu negócio físico para o virtual, você pode aumentar as suas vendas sem precisar aumentar proporcionalmente os seus custos.
Você pode aproveitar a estrutura que já tem e investir em automação, integração e terceirização de processos. Assim, você pode atender mais clientes com menos recursos.
5. Melhorar a experiência do cliente
Com uma loja virtual, você pode oferecer uma experiência de compra mais rápida, fácil e segura para os seus clientes. Você pode usar recursos como chatbot, FAQ (perguntas frequentes), avaliações de produtos, recomendações personalizadas, entre outros.
Ambos os recursos ajudam a tirar as dúvidas dos clientes, a aumentar a confiança na sua loja e a estimular a fidelização.
6. Mais facilidade na divulgação dos seus produtos ou serviços
Ao abrir uma loja virtual, você, lojista, pode mostrar os seus produtos ou serviços de forma mais detalhada e atrativa para os seus clientes. Afinal, é possível usar fotos, vídeos, descrições, especificações técnicas entre vários outros recursos interessantes.
Esses elementos ajudam a destacar os benefícios e as vantagens dos seus produtos ou serviços e a convencer os clientes a comprar.
7. Incrementar as vendas da loja física
Diferentemente do que se imagina, ter uma loja virtual não diminui as vendas da loja física. É justamente ao contrário!
Isso porque muitos clientes usam a internet para pesquisar sobre os produtos ou serviços que querem comprar, mas preferem finalizar a compra na loja física.
Além disso, você pode oferecer opções como retirada na loja ou compra online e troca na loja, que incentivam os clientes a visitarem o seu estabelecimento.
8. Possibilidade de diversificar os canais de venda e de atendimento ao cliente
Ao digitalizar o seu negócio, você pode vender e atender os seus clientes por meio de diferentes canais, como WhatsApp, redes sociais, e-mail etc.
Esses canais permitem que você se comunique com os seus clientes de forma mais direta, personalizada e eficiente.
Além disso, você pode integrar esses canais à sua loja virtual, facilitando o processo de compra e pós-venda.
9. Máxima eficiência com custo operacional reduzido
Outra grande vantagem de ter um negócio na internet é poder reduzir os seus custos operacionais, como aluguel, energia elétrica, água, telefone etc.
E inicialmente você nem precisa investir em uma nova equipe para vender online. Absolutamente! Pode inclusive aproveitar a expertise dos colaboradores que você já tem para atender melhor os clientes e praticar preços mais competitivos no mercado.
10. Diversificação dos meios de pagamento
Investir em uma loja virtual também significa oferecer aos seus clientes diversas formas de pagamento online, como cartão de crédito, boleto bancário, transferência bancária, PIX etc.
Mas não de qualquer forma. Você pode contar com intermediadores ou gateways de pagamento que garantem a segurança das transações e facilitam o recebimento dos valores.
11. Criar senso de urgência para estimular as compras
Além de tudo o que já foi dito até aqui, vale ainda destacar que você pode usar técnicas como escassez (mostrar que há poucas unidades disponíveis), exclusividade (mostrar que é uma oferta única ou limitada) ou urgência (mostrar que é uma promoção por tempo determinado) para incentivar os clientes a comprarem mais rápido.
Essas técnicas geram um sentimento de medo de perder a oportunidade e aumentam as chances de conversão.
12. Acompanhar o desempenho da loja virtual de forma fácil
Por fim, cabe ressaltar que ao abrir uma loja virtual para o seu negócio físico, você pode monitorar o comportamento dos seus clientes e medir os resultados das suas ações de forma simples e precisa.
Você pode usar ferramentas como Google Analytics e Facebook Pixel para coletar dados sobre o tráfego do seu site, as páginas mais visitadas, o tempo de permanência, a taxa de conversão, e obter vários outros insights sobre o seu negócio.
Essas informações são essenciais para você tomar decisões baseadas em dados e otimizar a sua loja virtual constantemente.
Como ter sucesso na sua loja virtual?
Ter uma loja virtual é uma ótima oportunidade para o seu negócio, mas também exige planejamento, dedicação e profissionalismo. Para ter sucesso no ambiente online, você precisa seguir alguns passos essenciais:
Escolha um bom sistema de comércio eletrônico para a sua loja
O sistema e-commerce é a plataforma que vai permitir que você crie e gerencie a sua loja virtual. Ele deve ser fácil de usar, seguro, confiável e compatível com as suas necessidades e objetivos.
Atualmente existem diversas opções no mercado.
Cuide do design da sua loja virtual
Tenha em mente que o design da sua loja virtual é o cartão de visitas do seu negócio. Portanto, ele deve ser atrativo, funcional e coerente com a sua marca.
Nesse sentido, cuide da escolha das cores, das fontes, das imagens, dos ícones e dos botões.
Além disso, garanta que o seu site seja responsivo, ou seja, que se adapte aos diferentes tamanhos de tela dos dispositivos móveis.
Tenha presença digital
Ter presença digital significa estar presente nos canais onde os seus clientes estão.
Uma boa estratégia para isso é criar perfis nas redes sociais mais relevantes para o seu público-alvo, como Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok e Kwai, por exemplo.
Outra estratégia é criar um blog para gerar conteúdo relevante sobre o seu nicho de mercado e atrair visitantes para o seu site. Mas, você também deve investir em anúncios pagos no Google Ads e no Facebook Ads para aumentar o seu alcance e as suas vendas.
Integre o estoque físico com o virtual
Se você tem uma loja física e uma loja virtual, é fundamental que você integre os seus estoques para evitar problemas como falta ou excesso de produtos.
Para isso, você pode contar com um sistema ERP que sincronize as informações dos seus estoques em tempo real e que permita que você controle as entradas e saídas dos seus produtos.
Conte com um sistema ERP para gerenciar todos os aspectos do seu negócio em um só lugar
Como você viu, gerenciar uma loja virtual envolve muitas atividades e informações que precisam ser organizadas e integradas.
Para facilitar a sua gestão, você pode contar com um ERP (Enterprise Resource Planning), que é um sistema que permite que você controle todos os processos da sua empresa em uma única plataforma online.
Entre todas as opções disponíveis no mercado, o Bling é a melhor escolha, pois oferece soluções completas e integradas para a sua loja virtual.
Com o Bling, você pode:
- Integrar a sua loja virtual com as principais plataformas de e-commerce e marketplaces do mercado;
- Oferecer diversos meios de pagamento aos seus clientes;
- Controlar o estoque da sua loja virtual e da sua loja física em um só lugar, evitando faltas ou excessos de produtos;
- Gerenciar o seu ponto de venda (PDV – frente de caixa) físico e virtual de forma prática, registrando e acompanhando as entradas e saídas de dinheiro;
- Emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e) e boletos bancários com facilidade e segurança;
- Imprimir etiquetas de rastreio e acompanhar as suas postagens nos Correios;
- Gerar relatórios gerenciais que mostram os principais indicadores do seu negócio.
Se você gostou do que leu até aqui e quer experimentar esse sistema de gestão inovador na sua loja física e virtual, nós temos uma ótima notícia: você pode testar o Bling grátis por 3 meses!
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