O trabalho de SEO é constante para quem deseja estar sempre em destaque nas páginas dos mecanismos de busca. As tecnologias sempre evoluem para acompanhar o comportamento dos usuários, e quem não está atento acaba ficando para trás. Uma ferramenta importante para enriquecer informações básicas do seu site e gerar códigos HTML e XML de forma automática é o Schema Markup.
Neste artigo, conheça o Schema Markup e entenda como ele pode ajudar seu negócio a obter mais visibilidade e trazer mais leads e vendas.
O que é Schema Markup?
Schema é uma linguagem de marcação de dados estruturados para SEO que ajuda os mecanismos de busca a entender o conteúdo de uma página Web de forma precisa. A partir do uso de tags e atributos, são fornecidas informações adicionais sobre o conteúdo, como o tipo de informação, sua classificação e a localização do negócio.
Para quem não conhece o que são dados estruturados, trata-se de informações organizadas em um formato padronizado, que garante um acesso mais eficiente para humanos e máquinas. A forma mais comum de estruturação de dados é por meio de linhas e colunas que definem claramente os atributos de cada dado. Dessa forma, os crawlers (bots dos sites de busca, como o Google) podem ler os dados estruturados, entendendo o que significa cada um dos campos, o que facilita a identificação do conteúdo de uma página.
Portanto, o Schema Markup é um vocabulário de tags que ajuda o Google a entender o que pode ser encontrado em um site, do que se trata aquele conteúdo e a quais temas ele está relacionado. Dessa forma, o Google consegue classificar melhor sites que contam com esse recurso, pois entende melhor a informação ali apresentada.
Dados estruturados são um fator de ranqueamento?
O Schema Markup é um fator importante na classificação de páginas, contribuindo para que o Google entenda o que está em cada site. Entretanto, ele não é um fator considerado no ranqueamento dos mecanismos de busca.
Deve-se levar em conta, porém, que sites que utilizam bem o Schema Markup têm suas informações classificadas pelo Google de maneira mais efetiva, o que contribui para que subam no ranking. O Schema Markup não eleva a qualidade das páginas sozinho, mas pode levar a uma melhor exibição de resultados.
Quais são os benefícios do Schema Markup?
Entre os principais benefícios do uso do Schema Markup estão os seguintes:
- Ajudar os mecanismos de busca a marcar as informações mais importantes do conteúdo do seu site.
- Criar prévias de elementos visuais e detalhes importantes do seu conteúdo, facilitando a decisão do usuário sobre onde clicar.
- Melhora a experiência do usuário para que os resultados de pesquisa mostrem informações mais precisas e relevantes.
O uso do Schema Markup oferece contexto adicional para as páginas e posts, o que ajuda a classificá-los melhor nos mecanismos de busca. Além disso, sua utilização melhora a aparência do resultado na busca, o que tem uma influência direta na taxa de cliques e na possibilidade de geração de resultados de um site.
Quando aplicado ao seu site, o Schema Markup pode criar uma descrição detalhada (o rich snippet), que aparece nos resultados de busca. Essa descrição pode ser configurada para incluir avaliações, análises, preços ou outras informações que seja importante destacar.
Por que Schema markup é importante para SEO?
Apesar de parecer ser um recurso simples (e de fato ele é!), o Schema Markup tem um impacto importante no SEO de qualquer site, pois é uma ferramenta eficiente para aumentar o contexto do seu conteúdo e fazer os mecanismos de busca reconhecerem o tema e as particularidades do seu conteúdo.
Por destacar informações importantes, o Schema Markup faz com que sua página se destaque, incentivando mais pessoas a visitarem seu site. O simples código do Schema Markup tem uma atuação bastante efetiva quando adicionado ao código HTML ou XML dos sites. Com ele, o site passa a ter uma descrição aprimorada do que existe naquela página, o que melhora o relacionamento do site com os mecanismos de busca.
Tipos de Schema Markup
Diversos modelos de Schema Markups surgiram ao longo do tempo para facilitar o uso da ferramenta, com aplicações específicas. O próprio Google dá suporte a mais de 50 tipos diferentes de Schemas, que podem solucionar as mais diversas dúvidas dos clientes sobre produtos e serviços.
Entre os tipos de Schema mais usados atualmente, estão os seguintes:
Schema de organização (organization)
Usar um Schema Markup de organização realça a apresentação de uma empresa ou instituição. Entre os dados mostrados estão o logotipo, as informações de contato e a localização. É uma forma prática de contar um pouco mais sobre uma empresa para os usuários.
Schema de produto e oferta (product)
Os markups de produto e oferta entregam para os usuários uma informação importante sobre um produto, como o preço ou sua disponibilidade no estoque da loja. Por isso, são ferramentas importantes para vender determinados itens ou serviços. Com esse tipo de Schema, uma empresa pode fazer seu produto se destacar da concorrência, facilitando a jornada de compra e se posicionando se uma forma mais atraente no mercado.
Schema de receitas (recipe)
Uma forma prática de ser a escolha de um usuário que quer encontrar uma receita é usar um Schema. Detalhes da receita, como os ingredientes ou o método de preparo, podem ser apresentados como um rich snippet, dando mais informações para que os usuários avaliem se isso é o que eles buscam, sem a necessidade de clicar.
Schema de eventos (event)
Com esse tipo de Schema Markup, um usuário pode obter, rapidamente, informações completas sobre eventos, como data, local e preços dos ingressos. Por mostrar as informações básicas sobre eventos específicos, esse Schema ajuda as pessoas a entrar em contato com a programação de um local, com uma forma prática de avançar para o site do organizador.
Schema de vídeo (video)
O Schema de vídeo ajuda sites de busca a indexar os vídeos que estão em um site. Por isso, pode ajudar um negócio ou uma pessoa a aparecer na pesquisa de vídeos do Google, junto com os resultados do YouTube.
Schema de Marketing Pessoal (person)
Muitas vezes, as pessoas buscam informações sobre uma pessoa. O Schema de Marketing Pessoal ajuda nesse momento, trazendo as informações essenciais sobre esse indivíduo. Entre os dados mostrados estão nome, data de nascimento, parentes, conquistas, prêmios e outras informações que sejam significativas.
Schema de negócio local (local business)
Essa é uma ótima escolha para negócios físicos ou para filiais locais de empresas, como uma loja, um restaurante ou um hospital. Com o uso desse tipo de Schema, uma empresa pode fazer com que os consumidores vejam facilmente as informações mais relevantes, como endereço, horários de funcionamento, dados de contato e avaliação de outros usuários.
Breadcrumbs
Breadcrumbs (literalmente, “migalhas de pão”) são uma modalidade de Schema que destaca os caminhos dos links que levam para a página. A grande vantagem de seu uso está em mostrar para o Google a arquitetura do site. Para os usuários, os breadcrumbs servem para mostrar sua localização dentro do site, ajudando em sua orientação.
Schema de artigos (article)
Com esse Schema, os mecanismos de busca conseguem destacar o título, o horário de publicação, uma imagem e, em alguns casos, até mesmo um vídeo inserido em um texto. Essa é uma ferramenta voltada a melhorar a visualização de artigos, notícias e postagens em blogs.
Schema de cursos (course)
Essa modalidade de Schema oferece uma descrição de um curso ou modalidade de educação, que pode ser oferecido em diferentes localidades ou mesmo em diferentes canais/mídias. Instituições que usam esse recurso facilitam o acesso de interessados às informações essenciais, o que pode acelerar o processo de decisão sobre a inscrição.
Schema de perguntas frequentes (FAQ)
As páginas de perguntas frequentes (FAQ) de um site costumam ter uma lista de perguntas e respostas relacionadas a tópicos específicos. Com o uso desse Schema, os usuários podem encontrar mais rapidamente a resposta para suas dúvidas, o que contribui para uma melhor experiência dos clientes com o seu site.
Você pode encontrar uma lista completa dos tipos de Schema Markup disponíveis no site schema.org, uma comunidade colaborativa desenvolvida com o objetivo de criar, manter e promover o uso de dados estruturados na internet.
Como verificar se seu site já tem um Schema Markup
Agora que você já entendeu o que são os Schema Markups e os principais tipos, provavelmente está se perguntando como utilizar melhor essa ferramenta para aumentar a visualização do seu site e atrair mais usuários. E, até mesmo, se já possui algum modelo de Schema instalado na sua página.
Para verificar se o seu site já conta com um Schema Markup instalado, uma boa dica é utilizar a Ferramenta de Testes de Dados Estruturados do Google, que faz uma varredura no código do seu site para identificar a presença de algum Schema.
O site analisa os Schemas existentes, verifica se eles estão ativos e se existe algum erro no uso. Dessa forma, você pode tomar ações de melhoria ou identificar oportunidades de incrementar o uso da ferramenta em seu site.
É comum que o tema WordPress do seu site ou o Elementor usado para fazer a gestão de conteúdo tenham integração com algum tipo de Schema Markup. No WordPress também é comum utilizar o RankMath ou o YoastSEO para inserir dados estruturados.
O uso desse tipo de integração dá mais praticidade ao desenvolvimento do conteúdo do seu site e garante mais visibilidade para a sua página nos mecanismos de busca.
A integração ao WordPress pode ser ainda mais poderosa quando o site conta com uma hospedagem segura e suportada por uma empresa especialista. A Locaweb, com seus mais de 25 anos de experiência de mercado, é destaque em Hospedagem WordPress no mercado brasileiro. Conheça como essa solução pode ajudar o seu negócio!
Como gerar e testar seu próprio schema
Existe uma enorme biblioteca de Schemas disponível, mas você pode querer gerar o seu próprio, personalizando as informações de acordo com sua necessidade ou interesse. Nesse caso, é possível adicionar 3 linguagens ao seu HTML para informar aos mecanismos de pesquisa qual é o conteúdo do seu site:
JSON-LD
O JSON-LD é uma sigla para Javascript Object Notation for Linked Objects (Notação de Objetos do Javascript para Objetos Linkados). Trata-se de um script adicionado como um bloco de dados, separado do resto do código de uma página. Essa é a linguagem recomendada pelo Google, pois os blocos são mais fáceis de organizar, alterar e editar.
Microdados
Os microdados têm a mesma função do JSON-LD, mas com uma formatação diferente. Nesse caso, o código precisa ser incorporado ao HTML de uma página, o que o torna menos amigável para iniciantes e mais difícil de usar em sites maiores, que precisam de operação em escala (como é o caso dos e-commerces).
RDFa
O RDFa (Resource Descriptive Framework in Attributes) é semelhante aos microdados, pois é adicionado ao código da página por meio de tags e atributos HTML. Como desvantagem, ele é mais complexo. Por outro lado, pode ser mais fácil integrá-lo a outros aplicativos e plataformas que também o utilizam.
Mas existe uma quarta forma, que exige menos conhecimento técnico e é mais interessante para quem não precisa customizar o Schema. Nesse caso, basta acessar o site schema.org ou o Assistente de Marcação de Dados Estruturados do Google – ambos possuem ferramentas intuitivas e automáticas de geração de dados estruturados.
Eles funcionam de maneira parecida e muito prática:
- Identifique o tema da página, para gerar possibilidades de informações mais amplas. Quanto mais segmentada for sua escolha, mais bem ranqueado o site será e mais o Schema se conectará ao que você precisa.
- Preencha as informações solicitadas, como o endereço do site no qual será inserido o Schema, os itens importantes a serem destacados e tags que você queira acrescentar.
- Receba o código gerado pelo site e cole esse trecho dentro da <head> do código HTML do site.
- Teste se o algoritmo do Google está identificando todas as informações do Schema. O Google recomenda o uso da ferramenta Teste de Pesquisa Aprimorada para isso.
Dessa forma, os dados relevantes do seu site podem ser reconhecidos como rich snippets e poderão gerar informações mais detalhadas para os usuários.
Adicionando Schema no WordPress
Por ser o principal Content Management System (CMS) do mercado, a integração do WordPress ao Schema é essencial para o sucesso da sua estratégia de comunicação.
Existem duas abordagens diferentes e descomplicadas para adicionar um Schema a um site WordPress. Elas são as seguintes:
Usar o plugin Schema
A maneira mais fácil de adicionar um schema markup ao seu site é utilizar o plugin Schema, que funciona em conjunto com o YoastSEO e aceita qualquer tipo de marcação de dados estruturados.
Para instalar o plugin, vá ao painel de controle do seu site WordPress e, no menu Plugins, vá em Adicionar Novo e procure por Schema no campo de busca. Então instale o plugin, ative-o e comece a configurá-lo.
Nas configurações, é necessário inserir informações básicas sobre sua página, informações de contato e o logotipo da sua marca. Conteúdo, resultados de busca e outros pontos também são otimizáveis.
Adicionar manualmente
Outra possibilidade é adicionar um schema ao seu site manualmente. Nesse caso, será preciso adicionar mais códigos, em um processo mais demorado, mas que permite a personalização no seu site e a aplicação de múltiplos schemas (informações de eventos e um schema de avaliação, por exemplo).
Para adicionar manualmente, é preciso escrever o código do schema, como já explicamos anteriormente, e então adicionar esse esquema ao código da sua página. Nada muito complicado para quem tem conhecimento técnico de programação.
O ponto mais importante nem é saber se é melhor usar um schema já existente ou criar o seu, ou se vale mais a pena usar um plugin ou adicionar manualmente ao código. Isso tudo dependerá do seu conhecimento técnico, necessidade de uso do Schema Markup e da disponibilidade de tempo e investimento.
Por fim, a grande lição é: não importa que tipo de site você tenha, sempre é possível adicionar um Schema Markup a ele para aumentar a visibilidade nas ferramentas de busca e gerar mais resultados para o seu negócio.
Por isso, lembre-se disso e incorpore o Schema Markup às suas ferramentas de otimização de SEO do seu site.
Seu negócio irá agradecer!