Tudo o que você precisar saber para desvendar os segredos do tráfego orgânico e melhorar o desempenho do seu site.

Estamos vivendo em uma Aldeia Global, pelo menos foi isso que McLuhan constatou ainda em 1960 ao observar os avanços da tecnologia e dos meios de comunicação.  

Hoje em dia, se pararmos para pensar nos avanços da internet e as redes de conexões que criamos, podemos perceber que essa “aldeia” mais se assemelha a uma teia complexa, que conecta grupos com características semelhantes. 

É muita informação diferente presente no ciberespaço atualmente. Por isso, é importante que os sites sejam aperfeiçoados para alcançar seu público-alvo, utilizando estratégias que envolvem a consolidação de algoritmos conscientes e marketing digital, conciliando, assim, os diferentes canais de mídia atuais: a mídia paga e a mídia conquistada. 

Pensando nessas questões, neste artigo, vamos explorar como tornar os sites relevantes, com foco no engajamento e no alcance gerado por meio do tráfego orgânico. Mas você sabe o que é isso?  

Veja a seguir alguns pontos que trataremos: 

  1. Tráfego orgânico: o que é, como funciona e estratégias para o seu site 
  1. Quais são os outros tipos de tráfego? 
  1. Como obter mais tráfego orgânico? 
  1. 9 dicas para aumentar o tráfego orgânico para o seu site 
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    Tráfego orgânico: o que é, como funciona e estratégias para o seu site 

    Uma das partes mais importantes quando se cria uma página digital é saber como está sendo o seu alcance, ou seja, as visitas que ela recebe. É disso que estamos nos referindo quando falamos sobre o tráfego de um site.  

    Portanto, o empreendedor deve estar atento se o público-alvo está conseguindo encontrar a página por meio das ferramentas de busca, pelas redes sociais e até por outros sites. 

    Com isso em vista, o tráfego orgânico se trata dessa espontaneidade de acesso, ou seja, de forma natural, as pessoas chegam ao seu site.  

    Isso não significa que o tráfego orgânico é totalmente gratuito ou espontâneo, mas a sua principal característica é a longevidade que um primeiro investimento pode trazer para o seu site. 

    É o que tudo mundo quer, não é? Saber que as estratégias de conteúdo que estão sendo propostas estão alcançando as pessoas para quem são direcionadas, para alavancar as vendas de um produto ou garantir o melhor posicionamento da marca no mercado digital

    Qual é a importância do tráfego orgânico? 

    A primeira e mais óbvia vantagem quando se pensa em tráfego orgânico é: baixo custo. Ou melhor, um custo-benefício compensador para quem empreende, já que, na verdade, o dinheiro investido, seja em ações de marketing ou outras que estimulem tráfego, é recuperado à medida que ele é gerado no site.  

    Além disso, como o tráfego orgânico funciona como essa escada impulsionadora de relevância no universo digital, um dos principais resultados ao adquirir um alcance natural é a obtenção de credibilidade no nicho em que você atua. Afinal de contas, o público-consumidor é conquistado para a visitação de forma recorrente.  

    Por isso, é importante entender que o tráfego orgânico não tem prazo de validade. O que é feito é uma estratégia consciente de investimento que pode ter uma boa duração de acordo com os propósitos que foram pensados durante a criação.  

    Por último, e de extrema importância, está o relacionamento criado com o seu cliente, já que envolve todas as questões anteriormente tratadas, mostrando ao seu público-alvo profissionalismo e legitimidade no seu ramo de atuação. 

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    Quais são os outros tipos de tráfego?  

    Apesar de ser uma forma incrível de gerar alcance de conteúdo, não é só de tráfego orgânico que é feito o marketing digital atual.  

    Por isso, é importante que você conheça outras possíveis formas de tráfego digitais que podem ser úteis para alcançar os objetivos da sua empresa ou marca em ambiente digital. 

    Tráfego pago  

    O tráfego pago é bastante mencionado atualmente. Porém, diferente de uma ideia simplista de que “para que seu site tenha uma visibilidade boa você deve pagar por ela”, o que os empreendedores têm que ter em vista é qual o objetivo com aquele pagamento.  

    Assim, há duas possibilidades de realizar tráfego pago: 

    • Custo por Clique (CPC): nessa opção você só pagará para a empresa de anúncio se houver clique no endereço eletrônico do seu site. 
    • Custo por Mil Impressões (CPM): ou seja, a cada mil usuários que visualizam o seu anúncio, é realizado o pagamento. 

    Dessa forma, diferentemente do tráfego orgânico, no tráfego pago você pode ter resultados muito mais rápidos, já que é uma ferramenta de visibilidade interessante para um primeiro momento. 

    Direto 

    Diferente do tráfego pago, em que dependemos de outros sites, como os buscadores, para fixar anúncios, no tráfego direto o usuário acessa a sua página digitando a URL no próprio navegador.  

    Dessa forma é entendido que a marca tem uma estratégia de marketing, gestão e identidade muito bem definida, já que o público opta pelo acesso de forma direta. O empreendimento é tratado como uma referência no ramo. 

    Social 

    O tráfego social é aquele que vem das diversas redes sociais que temos hoje em dia. Portanto, as visitas aos sites, nesse caso, acontecem devido aos links compartilhados nos perfis e feeds dos usuários.  

    Logo, é interessante que a marca também valorize a presença digital em outras redes e invista em uma criação de conteúdo diversificado que conquiste o público-alvo, seja por meio de uma foto ou vídeo estratégico. 

    De referência 

    O tráfego de referência é a indicação que é recebida de um usuário para outro para o acesso ao site.  

    Uma empresa com uma presença digital robusta, fundamentada em valores claros, propósitos autênticos e a confiança de seus consumidores, se destaca nos motores de busca e conquista maior visibilidade entre os usuários da web

    Como obter mais tráfego orgânico? 

    Não existe uma receita de bolo para ter um tráfego orgânico invejável. Entretanto, isso não significa que você precisa de estratégias mirabolantes para conseguir fazer com que o seu conteúdo atinja o público consumidor que você almeja. 

    O primeiro passo é saber quem é o público-alvo que você deseja atingir. Qual é a persona que o seu site quer alcançar, o que ela precisa? Como ela se comunica? Quais são os conteúdos que fazem sentido para ela e que se relacionam com a identidade da sua empresa? 

    Seja estratégico com as palavras-chave que representam a sua empresa ou marca no ambiente digital. Sabendo quais são elas, você também deve realizar uma boa descrição do seu conteúdo, do seu negócio ou marca para que buscadores como o Google consigam atrair os usuários que você precisa. 

    Por fim, não tenha medo de diversificar o seu conteúdo. A internet é uma teia gigante, com inúmeros meios de interação. E por que não estar presente em alguns deles? Seja criativo ao elaborar o conteúdo para sua marca e explore diferentes formatos para atingir seu público de forma eficaz. 

    Agora você já pode pensar em quais são as estratégias do seu marketing de conteúdo

    Saber gerir e aumentar o tráfego orgânico é um recurso poderoso para ampliar a visibilidade da sua marca na internet. 

    Marketing de conteúdo 

    Não basta pensar em como promover o seu conteúdo de forma online, também é preciso que essa criação seja eficaz. Pensando nisso, o marketing de conteúdo é responsável por esse planejamento estratégico de textos e vídeos, por exemplo, que atendam às necessidades da sua marca ou empresa. 

    A criação de conteúdos de valor é a chave para você gerar conexões sólidas com o seu público-alvo. Por consequência, é assim que o tráfego orgânico é desenvolvido no seu site.  

    Portanto, além de buscar excelência em conteúdos que transmitam autoridade, é interessante que eles sejam organizados de forma racional. O marketing de conteúdo, então, assume a responsabilidade por essa agenda, alinhada às estratégias definidas conforme o público-alvo esperado

    SEO 

    Depois que os conteúdos foram criados e as estratégias começaram a ser desenhadas, é fundamental garantir que eles sejam encontrados

    Por isso, dentro da estratégia de marketing de conteúdo, é essencial aplicar as técnicas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca, em português).  

    Essas práticas envolvem um profundo entendimento das necessidades do público, identificando as perguntas feitas e criando as melhores respostas.  

    E não pense que é só saber as palavras-chave certas nos títulos e subtítulos do seu conteúdo para garantir o sucesso. Ele precisa ser autêntico e informativo, garantindo a melhor experiência possível para o usuário que o acessará. 

    E-mail Marketing 

    O e-mail marketing é uma estratégia poderosa que permite personalizar a comunicação com cada usuário. Embora seja automatizado, ele proporciona uma experiência íntima e próxima, criando uma conexão direta com o público. 

    A criação de campanhas de e-mail marketing é facilitada pela Locaweb, que oferece planos e pacotes para campanhas B2B e B2C, garantindo organização, agilidade e estratégias eficazes. 

    Criador de Sites 

    Além de aplicar as estratégias mencionadas para garantir um tráfego de qualidade, é essencial investir em uma plataforma robusta que apoie as estratégias de marketing em constante evolução. A Locaweb oferece soluções competentes que complementam seus esforços digitais, ajudando a garantir o sucesso contínuo do seu site. 

    9 dicas para o aumentar o tráfego orgânico para o seu site 

    Agora que você já entende muito bem como funciona o tráfego na internet, bem como as diversas estratégias e as vantagens viáveis para a sua empresa ou marca, tome nota das próximas dicas fundamentais para você começar a sua estratégia para aumento de tráfego orgânico. 

    1. Conheça sua persona 

    É fundamental que você saiba quem são os seus clientes ideais. Esse primeiro passo é essencial para definir a linguagem utilizada, o tipo de conteúdo a ser criado e quais investimentos de tráfego vale a pena iniciar para o seu site. 

    2. Produza materiais atraentes 

    Invista em branding! É importante que os materiais criados reflitam a identidade da sua marca, ajudando a diferenciá-la da concorrência e a gerar identificação com o público-alvo. Lembre-se de alinhar o conteúdo aos valores e propósitos da sua empresa. 

    Para tanto, não esqueça de se atentar para os valores e propósitos do seu negócio, bem como a comunicação que será realizada.  

    3. Melhore conteúdos existentes 

    A gestão do conteúdo é contínua. Não deixe de atualizar e otimizar os conteúdos que já estão no ar. Isso demonstra preocupação em manter o site renovado e com informações relevantes para seus clientes. 

    4. Monitore resultados 

    Além de criar conteúdo, é vital monitorá-lo. Utilize métricas de tráfego, engajamento e feedback do público para ajustar e aprimorar continuamente suas estratégias. 

    5. Defina palavras-chave  

    Para ser encontrado online, é crucial definir as palavras-chave relevantes para o seu negócio. Elas são essenciais para otimizar seu conteúdo e melhorar sua visibilidade nos motores de busca. 

    6. Capriche nas descrições 

    O que? Como? Por quê? Quais são as perguntas de ouro que regem a sua marca?  

    Pense nisso para formular descrições autênticas que apresentem os valores e propósitos da sua empresa. Dessa forma, será possível identificar a sua marca online. 

    7. Varie formatos 

    Aposte em diversos formatos de conteúdo (textos, vídeos, infográficos) para garantir que sua marca se destaque e circule por diferentes canais online. 

    8. Equilibre promoção e produção 

    Criar conteúdo incrível é apenas uma parte da estratégia. Também é preciso promovê-lo de forma estratégica em redes sociais e sites, sempre alinhado aos seus objetivos. Quanto mais você promover, mais pessoas encontrarão sua marca! 

    9. Melhore a velocidade do site  

    A experiência do usuário é fundamental. Invista em uma plataforma de hospedagem que garanta rapidez e segurança ao seu site. A Locaweb oferece serviços de hospedagem com excelente custo-benefício, segurança e suporte especializado 24h, incluindo atendimento via WhatsApp. 

    O autor

    Leandro Riolino

    Leandro Riolino é Analista de SEO na Locaweb, com mais de 14 anos de experiência no setor de tecnologia e marketing digital. Sou um apaixonado por SEO e otimização de sites, sempre buscando as melhores estratégias para impulsionar resultados online. Nos meus momentos de lazer, adoro me dedicar aos esportes, seja praticando atividades físicas ou acompanhando meus times favoritos. Acredito que a combinação de uma mente estratégica e um corpo ativo é fundamental para uma vida equilibrada.

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