Há quem consiga trabalhar sem fones de ouvido, conversando com os colegas e executando suas tarefas. Outros, no entanto, preferem um ambiente mais silencioso e utilizam os fones (sem música) para aumentar o foco. Tem também aqueles que preferem uma boa música para melhorar a concentração.
Mas será que música e ambiente de trabalho combinam? Os fones de ouvido seriam bons aliados da produtividade?
A agência de marketing WebpageFX criou um infográfico com informações relevantes sobre esse assunto “polêmico” e mostrou que:
1 – Nove em cada dez funcionários têm resultados melhores quando trabalham ouvindo música, diferentemente de quando realizam suas tarefas em silêncio.
2 – 61% dos funcionários escutam música no trabalho para se sentirem mais felizes e produtivos.
3 – 88% deles realizam um trabalho mais preciso quando estão ouvindo música
4 – 77% de donos de pequenos e médios negócios acreditam que a música levanta o astral da equipe
5 – Música clássica é ideal para quem trabalha com cálculos e precisa estar atento a detalhes e melhora a eficácia no trabalho em 12% dos colaboradores.
6 – Se você é um jornalista, redator ou escritor, a letra da música pode interferir em seu processo de escrita, por isso é melhor optar por um som instrumental.
7 – A música pop é indicada para quem precisa ler com rapidez e ela reduz a incidência de erros para 14% dos colaboradores.
Fonte: Revista Época
Outras pesquisas também trazem dados positivos sobre o “match” entre música e ambiente de trabalho. Segundo uma reportagem publicada pelo portal da Revista Galileu, ouvir seu gênero preferido enquanto trabalha pode ajudá-lo a diminuir a tensão – o que pode ajudá-lo a lidar com as tarefas do dia a dia.
Mas… Cuidado! Se você trabalha ouvindo músicas que conhece e gosta muito, isso pode fazê-lo liberar muito mais dopamina do que deveria e, assim, ter a concentração prejudicada. Nesse caso, opte por músicas instrumentais.
Ah, e se você não gosta de trabalhar ouvindo música, mas também não gosta de silêncio – mas não consegue se concentrar por causa da conversa dos colegas, segundo essa pesquisa do Journal of Consumer Research, o ideal é o som de um café.
Aproveite e deixe sua xícara cheia da bebida por perto… Hummm! Você vai sentir como se estivesse trabalhando dentro de uma própria cafeteria. O Coffitivity simula esse som, viu? 😉
É… Diante desses dados parece que sim, dependendo da música é possível trabalhar bem e curtir um bom som. E você, acha que ouvir música enquanto trabalha é bom ou ruim para a produtividade e para a criatividade? Deixe sua opinião nos comentários!