Os sites dizem muito a respeito de um negócio. Aprenda a fazer as melhores escolhas para personalizar seus templates de sites e vender mais

A sabedoria popular diz que a primeira impressão é a que fica – na vida e nos negócios. Hoje, essa primeira impressão pode vir de muitos lugares: na vida digital, ela se realiza pelas publicações feitas em redes sociais e pelo seu site.

E não apenas conteúdo: o visual fará toda diferença na experiência de uso. Nesse ponto entra a elaboração da criação de sites profissionais.

Para quem não entende quase nada, ou nada mesmo, de webdesign, e precisa montar uma página do zero, uma boa notícia: o criador de sites da Locaweb traz uma grande variedade de templates de sites e muitos recursos para quem contratar a ferramenta fazer a personalização de um modo prático e intuitivo.

Mas como nenhuma ferramenta no mundo faz tudo sozinha, vamos falar sobre os detalhes importantes na hora de personalizar os templates de sites.

E o nosso spoiler é que a Locaweb tem tudo o que vamos falar aqui – e mais um pouco.

Mulher empreendedora em seu notebook personalizando templates de sites com o Criador de Sites da Locaweb
Navegue pelo índice

    O que é um template de site? 

    É justo iniciar o assunto respondendo essa pergunta. Template é uma palavra de origem inglesa e significa modelo, mas também pode ser definido como tema. Trata-se, então, de um modelo de site pronto para criar blogs, e-commerces, landing pages e outras aplicações digitais.

    Os templates contam com módulos pré-estabelecidos para incluir os elementos do site. Pensando em um e-commerce, o módulo pode vir com um espaço determinado para incluir a foto de um produto e sua descrição, outro módulo para receber a ficha técnica e assim vai. Aliás, o fato de ser modular permite trabalhar o fluxo da informação estrategicamente, como for melhor para o negócio.

    Fortaleça a sua presença digital

    Templates de sites foram criados para facilitar a vida de quem precisa construir a presença digital de um negócio, para vender ou fortalecer sua marca pessoal, mas não tem tempo de aprender a programar ou investir na contratação de um profissional para trabalhar de forma exclusiva.

    O curioso é que hoje em dia os templates de sites são tão bons e produzem resultados tão profissionais que algumas empresas de webdesign utilizam esse recurso para ganhar tempo e escalar seus ganhos.

    Portanto, não tenha preconceito de utilizar uma ferramenta de templates. Ela atende a todos. Nesse artigo, vamos entregar conceitos e orientar a trabalhar com ela sem susto.

    Elementos importantes para os templates de site

    Antes de colocar a mão no teclado e começar montar o template de sua página, é preciso selecionar e reunir todos os materiais para arrastar para dentro da ferramenta do criador de sites. Leia agora a nossa indicação dos elementos mais importantes:

    1) Conteúdos

    É recomendável que todos os textos a serem utilizados estejam escritos e revisados antes de subirem para a ferramenta de criação de um site. Isso evita o famoso retrabalho e quem opera com uma estrutura mais enxuta não tem tempo a perder.

    É muito importante prestar atenção se os textos têm as palavras-chave do seu negócio e atende às regras de SEO. Para evitar problemas em uma página informativa, tenha cuidado com:

    Ficha técnica: aqui entram as informações sobre as medidas (lembre-se de padronizar a unidade de medida em todas as fichas técnicas), modelo, marca, o material utilizado na produção, tecnologias empregadas, validade e garantia, entre outras informações importantes de acordo com a natureza do produto.

    Descrição: se a ficha técnica se ocupa de informações funcionais, a descrição deve inspirar a compra com uma pequena storytelling. Se você estiver vendendo sapatos, por exemplo, a descrição deve falar sobre a maciez, conforto e a versatilidade do produto. A descrição deve mostrar como seu produto é vantajoso e agrega valor a quem compra.

    Preços: revise bem os preços antes de subir o produto ou serviço. Pelo código de defesa do consumidor, vale o que está na etiqueta. Sem choro e nem vela. 

    Conteúdos informativos / blog: os conteúdos feitos para formar base de leads devem ser bem escritos, apurado com fontes confiáveis e oficiais, ter boas referências e simples de serem lidos. Ortografia, gramática e grafia (comer ou trocar letras, por exemplo) podem transmitir uma impressão de pouco cuidado ou falta de profissionalismo.

    Comunicação promocional: geralmente, esse tipo de mensagem utiliza uma linguagem mais emocional para inspirar as pessoas a comprar e aproveitar oportunidades o mais rápido possível. No entanto, cada tipo de público interpreta a comunicação promocional dentro de seu próprio repertório.

    Para ficar mais claro, não dá para utilizar a mesma linguagem de vendas do produto “baratex” para vender relógio suíço, percebe?

    Quanto mais ajustado for o seu site, blog ou e-commerce, melhor será o ranqueamento orgânico. Dica importante: dê uma olhada nos inúmeros artigos sobre SEO produzidos pela Locaweb para ir dominando o assunto.

    2) Logotipo

    Antes de tudo, o logotipo é uma imagem que identifica a marca de uma empresa, instituição, organização etc. Pode ser composto por símbolo e palavra, só palavra ou só símbolo. Tem gente que chama logotipo de logomarca, mas sempre que isso acontece, os corações de designers param de bater por alguns segundos.

    Deixando a brincadeira de lado, para aplicações online (em sites, na assinatura de e-mails profissionais, e-mail marketing, convite digital etc), as extensões de arquivo mais recomendadas são PNG e SVG com fundo transparente, ou mesmo JPG com a cor de fundo da imagem igual à cor de fundo da aplicação.

    Ter imagens leves, sem distorções, com bom carregamento, também faz parte das boas práticas de SEO e ranqueamento orgânico. Portanto, cuide para que os arquivos estejam em excelente resolução e carregamento de imagem.

    3) Fotografias

    Os arquivos de foto precisam ter uma excelente resolução, com ótimo carregamento na página, e estar em dimensões proporcionais. Aqui vale a mesma orientação sobre os logotipos: não utilize fotos com baixa resolução ou distorcidas, pois isso derruba o ranqueamento orgânico. 

    Não caia na bobagem de baixar uma imagem qualquer da internet, pois isso pode, sim, gerar uma bela dor de cabeça lá na frente. Prefira fotos baixadas de plataformas de imagens (gratuitas ou pagas) ou produza fotos autorais. Para facilitar a sua vida, o criador de sites da Locaweb tem um banco de imagens com centenas de imagens em diversos segmentos de serviços. Isso facilita muito a sua busca.

    4) Ícones

    Os ícones são símbolos gráficos que indicam visualmente uma informação e permitem a inclusão de links para suas páginas – sejam internas do próprio site ou externas. Os ícones também podem ser utilizados para indicar as redes sociais da marca e e-mail, recebendo um link, por exemplo. No template, os ícones podem estar associados às seções de produtos, ilustrar os campos de busca, login, senha etc. 

    Para manter a unidade e a organização iconográfica, escolha um estilo de iconografia e o mantenha durante toda a montagem do template de site. O que queremos dizer com isso? Mantenha o padrão de cores, espessura de linha, altura e largura dos ícones. Muitas variações criam distrações no visitante e podem criar um visual desorganizado, o que pode afastar a audiência.

    A importância da identidade visual

    Sua marca ainda não tem uma identidade visual? Pense um pouco sobre a importância do assunto. Pequenos e médios negócios podem se beneficiar das vantagens de uma identidade visual bem construída: eles passam a ser percebidos como empresas profissionalizadas e confiáveis. A identidade visual deve fazer parte da estratégia de comunicação e marketing de sua marca.

    Se nesse momento seu negócio ainda não pode investir nisso, não se desespere. Os templates de site da Locaweb podem ajudar a melhorar sua presença digital e não deixar as oportunidades de vendas online para trás.

    Vamos dar algumas orientações sobre como montar bons templates de sites em alguns nichos de atuação. Segue o fio até o final deste artigo:

    Tipos de template de site

    Os templates devem estar de acordo com a finalidade do site, pois cada layout vai oferecer uma experiência de uso diferente para a pessoa. 

    Algumas características do template são inegociáveis, como:

    • Navegabilidade: uma boa navegação, em que a pessoa consegue trafegar nas páginas com tranquilidade, também conta para o ranqueamento orgânico. Se a pessoa consegue encontrar facilmente o que procura na página, menor será o índice de abandono do site.
    • Personalizável: o template escolhido deve ter módulos que atendam a inclusão de logotipo, fotografias, vídeos e textos sem distorções ou “buracos” no layout. Infelizmente, é muito comum se deparar com sites construídos a partir de templates prontos, em que os elementos parecem desconectados e perdidos.
    • Fácil atualização: o template precisa oferecer a atualização de produtos e serviços com facilidade, sem perda de tempo. Se o template for muito complexo para mexer, considere outro modelo ou outra ferramenta.

    Em linhas gerais, os principais tipos de sites são:

    1. Institucional: são sites que apresentam a empresa, com informações sobre sua história, informações sobre serviços, página de contato, publicação de resultados e outros tipos de dados.
    1. Blog e site pessoal: pode ser exclusivo ou parte de um site. O blog costuma ser utilizado para publicação de textos para captar audiência. Esses textos podem ser informativos, educativos, relato de opiniões pessoais, experiências pessoais, review de produtos etc.
    1. E-commerce ou loja virtual: o e-commerce é um site feito para venda online de produtos. Geralmente, ele é composto por uma página principal onde são comunicados lançamentos, promoções e os demais produtos. As páginas internas podem ser divididas em categorias de produtos que linkam para os produtos propriamente ditos.
    1. Serviços: essas páginas oferecem a prestação do serviço de profissionais, de locação de espaços e veículos ou reserva de lugares em restaurantes ou eventos, por exemplo.
    1. Landing Pages: são sites criados para captar leads. Geralmente, a pessoa troca seus dados por algum produto digital, como e-books, relatórios, pesquisas de tendências e outros conteúdos digitais.

    Possibilidade de personalização de templates de site

    Você já ouviu falar em painel de controle?

    O painel de controle reúne as funcionalidades de uma ferramenta, permitindo que a pessoa localize rapidamente o que precisa por meio de menus e submenus. Numa ferramenta de criação de sites, essa é a primeira página com a qual a pessoa terá contato para personalizar o seu template.

    Só para dar um exemplo, no WordPress, uma das plataformas mais utilizadas no mundo para criar blogs e sites, os temas dos templates de sites vão dentro da opção Aparência.

    Ao escolher um template, o próprio painel de controle conduz a pessoa a escolher o que ela precisa para deixar o site com sua cara.

    Quando a pessoa escolhe um tema, ele já vem com a visualização completa de como ficaria o site. A partir desse momento é possível fazer uma série de personalizações. Vamos conhecer algumas possibilidades dentro da criação do site:

    1) Imagem de abertura

    A imagem de abertura deve ser muito bem pensada, pois é a primeira mensagem visual recebida pelo visitante. Ela pode ocupar toda a largura do template, ou apenas uma parte alinhada à direita, centro ou esquerda. É possível personalizar como desejar.

    2) Cores

    Para facilitar a vida de quem está montando o site, a própria ferramenta sugere uma série de combinações de cores (ou paleta de cores) para serem escolhidas. Na maior parte dos casos, também é possível personalizar as cores a serem usadas.

    3) Família de fontes ou tipografia

    A ferramenta também sugere alguns tipos de fontes (letras) para os títulos e corpo do e-mail. O tamanho, espessura e cor devem ser pensados não apenas sob o ponto de vista estético, mas pelo conforto visual e facilidade de leitura.

    4) Menu de navegação ou cabeçalho

    Aqui vão os nomes das páginas do site. Algumas opções do menu explicam do que se trata o negócio (nossa história, quem somos ou sobre nós), quais os serviços prestados, loja virtual, notícias, estudos, blog e contato, entre outros. Tudo depende da finalidade do site. Uma forma de facilitar a vida do visitante é deixar o cabeçalho fixo, mesmo quando a página é rolada para baixo.

    5) Rodapé

    O rodapé é um campo informativo no final da página. Nele é possível incluir os direitos autorais da construção do site, o mapa do site com todos os links para as páginas contidas nele, informações de contato (como endereço físico, e-mail e horário de funcionamento), os ícones para as redes sociais ou links para documentos informativos. Geralmente ele é desenvolvido em uma cor destacada em relação ao site, mas sempre dentro da paleta de cores da identidade visual.

    Uma coisa é certa: identificando o tipo de site fica muito mais simples escolher o template. Como cada setor de negócio conta com suas particularidades, trazemos alguns exemplos para inspirar suas criações.

    Template de site de serviços

    Profissionais autônomos podem se beneficiar da presença digital para captar mais clientes para sua prestação de serviço. Como a maioria deles não tem, necessariamente, conhecimento em programação de websites, modelos de sites acabam facilitando sua entrada no mundo da internet.

    Indo para a prática, os sites de prestação de serviços podem ser ilustrados com imagens mais gerais, portanto o banco de imagens embarcado no criador de sites atende bem esses casos. Mas esses profissionais precisam comunicar bem se o serviço é cobrado por hora ou por demanda, se os materiais para execução devem ser fornecidos ou não, se há atendimento online e qualquer outro detalhe específico da profissão.

    Como ‘enriquecer’ o seu template

    O template pode ser enriquecido com depoimentos de clientes satisfeitos – o que chamamos de prova social. É possível inserir essa informação manualmente por escrito. Outra forma de incluir é transformando a captura da tela das avaliações do Google em imagens. Em seguida é só inseri-las em um módulo do template.

    Outro cuidado que os prestadores de serviço devem tomar é divulgar bem seus canais de contato. Eles precisam estar bem visíveis e funcionais, preferencialmente com o atendimento feito em tempo real.

    É possível utilizar um módulo de formulário de contato fornecido nos templates também. Isso ajuda a direcionar os contatos para um único lugar.

    Modelos de sites prontos podem atender facilmente prestadores de serviços do setor jurídico, de saúde, de limpeza e organização, de cuidados com idosos e muitos outros.

    Template de site de restaurantes, cafeterias e confeitarias

    O template para esses tipos de site precisa fazer o usuário “comer com os olhos” e sentir vontade de estar naquele ambiente. Um módulo com banner rotativo de tamanho generoso e com boas fotos pode conquistar o possível cliente logo de entrada 

    O banner rotativo também cumpre a função de linkar o menu, informar sobre os meios de pagamentos aceitos no estabelecimento, como fazer as reservas ou divulgar eventos e promoções.

    Contrate serviços profissionais

    Considerar a contratação de serviços fotográficos pode ser um diferencial para o site. Fotos autorais com boa qualidade dos pratos, cafés e sobremesas, do salão, da fachada e da experiência dos clientes devem ser a primeira opção no momento de ilustrar o site. Essa comunicação pode aumentar a confiança e o desejo de compra na pessoa.

    Deixe bem visível no template o campo para reservas, caso trabalhe com esse tipo de comodidade. Pode ser um módulo de chat embarcado, um link para o WhatsApp do restaurante ou um módulo que mostre a interface de reserva (com a data, o horário e a quantidade de lugares para os clientes).

    Se o estabelecimento trabalhar com delivery, há a opção de adicionar uma loja virtual e módulo de pagamento ao site. 

    Template de sites de hotéis e pousadas

    O setor hoteleiro tem estabelecimentos de todos os portes, mas do pequeno ao grande, todos precisam estabelecer uma boa presença digital.

    Ter um site para divulgação dos quartos e outras dependências de hotéis e pousadas é essencial para atrair público de todos os lugares do país e do mundo, e para isso acontecer é preciso ter uma comunicação bem atrativa.

    Envolva a experiência de uso

    Sempre que uma venda online envolve experiência de uso, o site precisa ilustrar com fotos autorais o que o cliente pode esperar. No caso de Hotéis e pousadas, o template precisa, necessariamente, conter fotos atuais, com diversos ângulos, para conquistar a confiança de quem nunca se hospedou.

    Vale considerar no template uma página com a divulgação dos pontos de interesse do local – culturais, gastronômicos e turísticos. Isso será importante para despertar o interesse das pessoas em passar mais tempo no local – e, obviamente, ficar mais dias hospedadas.

    Template de sites educacionais 

    Independentemente do setor educacional, seja escola de idiomas, aulas particulares ou escola regular, a instituição deve ter um site e ele pode ser feito com um template pronto para usar.

    No caso de sites educacionais, o mais comum é que a página seja mais informativa, com detalhes sobre a metodologia de ensino utilizada, fotos do local, horários e canais de contato.

    O template precisa fazer o papel de vendedor e contar uma história coerente, tanto para ajudar a fazer a venda online quando o tipo de curso permitir, quanto para trazer os interessados para conhecer a instituição de ensino pessoalmente.

    Como lembrar de tudo isso na hora de montar o seu template?

    Pelas informações que já mostramos, dá para perceber que é possível montar sua página utilizando apenas com uma boa ferramenta para templates de sites – e a Locaweb pode provar -, mas concordamos que existem muitos detalhes.

    Pensando nisso, a Locaweb tem em seu site muitas informações capazes de resolver dúvidas simples e complexas. Na seção chamada Ajuda é possível encontrar e revisar todos os itens necessários para montar um site bonito e funcional.

    Suporte a comunidade de usuários

    Outro apoio muito importante vem das comunidades de usuários. Essas comunidades postam perguntas e outras pessoas respondem com exemplos. Toda essa conversa fica armazenada dentro do fórum para ser visualizada a qualquer momento.

    E se mesmo lendo tudo isso você ainda estiver em dúvida, saiba que é possível testar nossa ferramenta durante 15 dias, gratuitamente. Dá para experimentar diversos templates de sites, acessar a nossa base de conhecimento e muito mais.

    Se gostar do resultado (e apostamos no sim!), basta escolher seu pacote de preferência e colocar o site no ar. Deixe a gente fazer parte do seu sucesso. Descubra como criar seu site em poucos cliques.

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

    Veja outros conteúdos desse autor