O e-mail corporativo com o domínio da sua marca aumenta a credibilidade da empresa, além de ser um canal muito utilizado para comunicações oficiais.
O e-mail é, muitas vezes, a primeira forma de contato que uma empresa tem com seus clientes, fornecedores, parceiros de negócios ou mesmo com a imprensa. E, apesar do crescimento dos aplicativos mensageiros, o e-mail corporativo ainda é o canal mais utilizado para fazer comunicações importantes e oficiais.
Dessa forma, ter um e-mail profissional é fundamental para qualquer negócio que deseja crescer e se estabelecer no mercado. Além de oferecer mais armazenamento, segurança e controle sobre as contas e acessos, o recurso, quando possui o domínio de sua marca, contribui, ainda, para a credibilidade da empresa.
Entenda a seguir mais detalhes sobre os benefícios de criar um e-mail profissional, bem como informações sobre configuração e gerenciamento dessa ferramenta!
Como criar seu E-mail Profissional em poucos passos
Atualmente, criar um e-mail comercial com o nome da sua marca é mais simples e rápido do que parece. Tudo o que você precisa é ter um domínio e assinar um plano de e-mail.
Logo abaixo, mostraremos em três passos rápidos como você pode fazer isso usando como exemplo o serviço de e-mail profissional da Locaweb.
Leia mais:
1. Registre seu domínio
Se a sua empresa ainda não tiver um site próprio ou um domínio na web, a primeira coisa que você deve fazer é registrar um. Nesse caso, a Locaweb também oferece essa possibilidade: basta acessar o site, clicar em “registrar domínio web” e consultar a disponibilidade do endereço desejado.
Vale lembrar que, se o nome da sua empresa ou marca não estiver disponível nos tradicionais .com ou .br, você pode escolher outra TDL, como .net, .site e .org. Se você tiver uma loja online ou um negócio de serviços de TI, por exemplo, ainda existem os domínios .store, .tech e muitas outras opções.
2. Contrate um plano de e-mail comercial
Há inúmeros serviços e preços de e-mail pago disponíveis no mercado. Por isso, é importante entender bem o que cada um oferece em relação a fatores como segurança, gerenciamento, controle de contas e usuários, funcionalidade e outros diferenciais.
Você também deve avaliar a quantidade de contas e o volume de armazenamento necessários antes de escolher o plano. Afinal, não vale a pena pagar por 100 contas de e-mail se somente 10 forem utilizadas, bem como pagar individualmente por 50 contas, se há um plano que ofereça essa quantidade em um pacote mais acessível.
3. Configure seu e-mail com seu domínio
Por fim, após ativar o plano de e-mail profissional contratado, basta configurá-lo para que os endereços atrelados a ele utilizem o seu domínio. Cada serviço tem um modo de fazer isso; na Locaweb, é um processo composto por 10 passos simples:
- Acesse o seu painel de e-mail;
- Clique na opção “Configurar Domínio”;
- Copie a entrada de verificação de domínio do tipo TXT que aparece no primeiro campo;
- Acesse o painel de DNS, por meio do endereço painel-dns.locaweb.com.br;
- Clique em “Administrar”, no domínio a ser configurado;
- Clique em “Adicionar a Entrada” e selecione TXT;
- Em entrada, digite email-locaweb;
- Em conteúdo, cole o código que você copiou no painel de e-mail;
- Clique em salvar as configurações e aguarde a propagação;
- Volte ao painel de e-mail e clique em “Configurar Domínio” > “Verificar Domínio”.
Pronto, o seu e-mail profissional com domínio próprio já pode ser utilizado!
Para quem é empreendedor individual, ou tem uma microempresa com poucos funcionários, pode até parecer bobagem investir em um e-mail corporativo, mas não é.
4 motivos para ter um E-mail Profissional
Em um mercado cheio de concorrentes, detalhes como o E-mail Profissional podem fazer a diferença na escolha do cliente, que busca por negócios idôneos.
Então, a seguir, descubra 4 motivos pelos quais toda empresa deveria ter um E-mail Profissional:
1. Amplia a credibilidade do seu negócio
Aqui, no blog da Locaweb, falamos muito sobre como a presença digital de uma empresa é importante para legitimá-la. É comum, antes de fazer uma compra, assinar um serviço ou fechar um contrato, que se busque por informações sobre a marca em questão.
Se o negócio não tiver um meio de contato oficial, como o e-mail comercial, ele pode causar a impressão de ser amador ou mesmo falso. Afinal, há muitos casos de golpe e fraude relacionados a marcas falsas em circulação.
2. Aumenta a segurança da sua comunicação
Enquanto os aplicativos de mensagens são práticos e rápidos, eles não passam a mesma sensação de segurança para informações mais sensíveis.
É esperado que operações como orçamentos, confirmações de compra, envio de notas fiscais, contratos e documentos ocorram por e-mail. Isso se dá, principalmente, para fins de registro do envio das informações e não protege somente o cliente, mas também a empresa.
3. Consolida a identidade da sua marca
Quem está iniciando um negócio, ou deseja expandir o seu, sabe como é importante que as pessoas conheçam e reconheçam a marca. Assim, é sempre recomendado que se utilize o mesmo nome, logotipo e identidade visual em sites, redes sociais e no e-mail.
O e-mail profissional demonstra que você e sua equipe fazem parte de uma mesma instituição. Além disso, ele pode ser personalizado com assinaturas, logo, layouts e outros detalhes que solidificam a identidade da sua marca.
4. Dá mais flexibilidade em configurar caixas de e-mail como quiser
Ter um e-mail comercial com domínio próprio também possibilita que você tenha várias caixas de e-mail com o nome que você desejar.
Por exemplo, digamos que você não tenha um e-mail profissional e utilize apenas o do Gmail — nomedamarca@gmail.com —, mas precisa de uma caixa separada apenas para cobranças e pagamentos. É muito melhor você ter o endereço financeiro@nomedamarca.com do que financeironomedamarca@gmail.com.
Esse ponto vale, também, para e-mails de funcionários e de outras equipes ou setores da empresa.
Conhecendo o E-mail Profissional Locaweb
Conforme mencionamos no início do artigo, a Locaweb oferece o serviço de E-mail Profissional. Com seu painel de controle dinâmico e interface amigável, com ele é muito fácil configurar e administrar as contas de e-mail da sua empresa.
Além disso, o E-mail Profissional Locaweb conta com o aplicativo Type App, que agiliza o gerenciamento de contas, pode ser acessado em dispositivos móveis e conta com recursos de segurança como Antispam, Antivírus e Autenticação de Dois Fatores (2FA).
Principais funcionalidades do E-mail Profissional da Locaweb
Além de trazer a facilidade de fazer o registro de domínio e o e-mail comercial em um mesmo ecossistema, com o E-mail Profissional da Locaweb você tem, ainda, alguns recursos interessantes que facilitam o dia a dia, garantindo mais produtividade para o seu negócio. Confira:
Filtros de mensagens
Com diferentes assuntos de e-mail chegando à sua caixa de entrada todos os dias, é necessário ter um sistema de organização para não deixar nada importante para trás. Nesse sentido, o E-mail Profissional Locaweb oferece a opção de criar filtros de mensagens personalizados.
Por exemplo, se você recebe muitos e-mails de diferentes projetos, basta criar uma pasta e um filtro para cada um. Assim, quando o e-mail do projeto X chegar, ele estará separado da caixa de entrada principal, junto com outros e-mails daquele projeto, e não se misturará com novos e-mails do projeto Y.
Assinaturas
Enquanto as assinaturas institucionais não são novidade, quase toda a empresa utiliza um modelo padrão — com o logo e cores da marca — em suas contas. No entanto, o E-mail Profissional Locaweb tem um diferencial nesse quesito: personalização.
Com ele, você pode ter várias assinaturas personalizadas e selecionar a que deseja utilizar toda a vez que for enviar, responder ou encaminhar e-mails. Assim, se você tiver diferentes linhas de produtos, ou fizer campanhas promocionais, pode adequar a assinatura conforme o assunto da mensagem.
Função de recebimento e leitura
O E-mail Profissional Locaweb também oferece um recurso que te dá mais controle sobre o destino de suas mensagens. Você pode configurá-las para que sempre tenham confirmação de recebimento e de leitura.
Essa funcionalidade é interessante tanto para saber se os seus e-mails estão chegando corretamente ao destino, mas também se as pessoas os estão abrindo. Internamente, você também pode conferir se a sua equipe realmente está lendo os e-mails institucionais, avisos e outras mensagens importantes.
Respostas automáticas e aviso de férias
Há diversas ocasiões em que você, ou alguém de sua equipe, não está disponível para responder e-mails. Seja durante uma folga, férias, uma consulta médica ou mesmo um imprevisto, você pode configurar a função de respostas automáticas para avisar os remetentes sobre a sua ausência.
Além disso, você pode definir um período para a resposta automática ficar ativa ou, se desejar, também pode ativar e desativá-la manualmente.
Contrate seu E-mail Profissional com a Locaweb agora mesmo!
Seja para profissionais autônomos, empresas familiares ou negócios em expansão, ter um e-mail comercial pode fazer toda a diferença em como você é percebido pelos clientes e pelo mercado.
Por isso, a Locaweb oferece uma plataforma completa, segura e acessível para quem deseja ter um e-mail profissional. Com planos de 15, 30 e 50 GB de armazenamento e que vão de 1 a 200 contas, certamente há uma opção que se encaixa nas necessidades do seu negócio.
Clique aqui para conhecer todos os planos do E-mail Profissional Locaweb e garanta o seu!