Adote um e-mail profissional com domínio próprio e utilize a potência do Google para administrá-lo com total eficiência. Saiba como neste artigo!

Na trajetória de formação da presença digital, um dos principais comprovantes de profissionalização é ter um site e e-mail profissional com domínio próprio.

Antes mesmo da construção do site, quem empreende já pode começar a mostrar sua marca dentro do seu mercado pelo uso de um e-mail profissional.

Tanto para quem trabalha de modo independente quanto para uma marca de pequeno a médio porte, ter um e-mail profissional mostra comprometimento e qualidade em sua comunicação, fatores essenciais para quem está construindo uma boa reputação e reconhecimento dentro do seu mercado.

Uma conta de correio eletrônico deve ser levada muito a sério, pois é documental. Vale lembrar que, no Brasil, o e-mail (seja particular ou profissional) tem valor jurídico. Seu conteúdo possui veracidade plena, como se fosse um documento reconhecido em cartório, por exemplo.

Por essas e outras, é preciso escolher bem quem serão seus fornecedores de solução para e-mail profissional. Afinal, sua conta de e-mail profissional precisa ser segura e confiável. Acompanhe!

Navegue pelo índice
    Navegue pelo índice

      Como criar um e-mail profissional dentro do Google Workspace?

      Para gerenciar o e-mail profissional e facilitar o dia a dia com outras ferramentas tecnológicas, sua marca pode utilizar o Google Workspace. Ele é uma evolução da GSuite do Google e tem diversas soluções, entre elas um gerenciador para a conta de e-mail profissional.

      Em linhas bem gerais, o gerenciador de e-mail do Google Workspace é semelhante ao Gmail, mas possui mais funcionalidades e conta com variadas capacidades de armazenamento, começando com 30 GB.

      Para oferecer contas com domínio empresarial dentro da suíte Google Workspace, o Google conta com suas parceiras, as Premier Partners. A Locaweb é uma delas e oferece o pacote de aplicativos e o domínio web. Fora isso, quem cuida de tudo, da hospedagem ao suporte técnico, é o Google.

      Ao assinar o Google Workspace, você receberá o passo-a-passo da configuração do e-mail profissional com domínio próprio. Duas etapas essenciais são:

      Verificação do domínio

      Para usar o Google Workspace com um domínio próprio, é necessário comprovar a propriedade dele. No decorrer da inscrição, você verá as instruções do processo. Você também pode obter mais informações sobre como verificar um domínio no Google Workspace.

      Configurar o e-mail profissional

      Após adquirir um pacote de assinatura do Google Workspace e verificar o domínio escolhido, a pessoa receberá orientações para configurar o e-mail, que incluem a troca dos registros MX do domínio. Você pode conhecer detalhadamente as instruções passo a passo aqui.

      Como escolher o endereço do e-mail profissional?

      Um endereço se compõe pelo nome de quem utiliza, pela @ e o domínio web. O ideal é que o nome seja muito claro sobre o que se refere: se é uma pessoa ou departamento, por exemplo. Tenha em mente que cada e-mail compõe uma identidade digital.

      Antes de escolher o nome de usuário, pergunte-se: qual mensagem quero transmitir? Escolher um apelido (salvo exceções como nomes já reconhecidos no mercado) para o e-mail profissional pode pressupor um excesso de intimidade ou infantilização.

      Caso seja um e-mail de departamento, ele precisa ser compatível com o nome utilizado dentro da empresa. Um exemplo: dentro da empresa um departamento é conhecido por todos como Atendimento, mas o e-mail é Relationship. Essa “pequena” inconsistência tem tudo para causar ruídos na comunicação.

      Quando há mais de uma pessoa com o mesmo nome, é melhor fazer a diferenciação do e-mail pelo sobrenome (o mais fácil de se escrever ou aquele pelo qual a pessoa é amplamente conhecida) e não por números ou caracteres especiais. Isso também vale para e-mails de departamentos.

      Quais as vantagens do e-mail profissional do Google Workspace?

      Diferentemente da maioria dos e-mails profissionais, o gerenciador de e-mail do Google Workspace tem embarcadas as soluções de maior adesão do Gmail.

      É possível realizar chamada de voz, videochamadas e colaborar em projetos ou tarefas compartilhando arquivos, tudo isso baseado na nuvem, sem necessidade de instalação, e adaptável a qualquer tamanho de tela.

      O Google Workspace também oferece:

      • Segurança e recursos administrativos avançados;
      • Suporte Google 24 horas;
      • Teste gratuito por 14 dias.

      Vamos agora nos aprofundar um pouco mais nas soluções.

      Gerenciador de e-mail

      O maior diferencial do gerenciador de e-mail baseado na nuvem é um carregamento mais estável e mais rápido. Quando é utilizado em um browser, o layout do e-mail profissional é totalmente responsivo e oferece a opção de ser alterado conforme a preferência de quem utiliza.

      No entanto, a experiência com o gerenciamento de e-mail via aplicativo acaba sendo uma opção muito mais prática e organizada. O aplicativo oferece a chance de fazer a gestão de contas simultâneas, com os respectivos calendários e filtros avançados.

      Integrações

      O Google Workspace funciona como um ecossistema e integra suas diversas ferramentas. Com o e-mail profissional gerenciado dentro da suíte, é possível migrar facilmente para o Google Meet ou Chat, sem perda de tempo.

      Um convite para um evento por meio do Google Agenda vai direto para o e-mail. Dentro do layout do convite, a pessoa consegue visualizar todos os compromissos para aquele mesmo dia, permitindo o gerenciamento do tempo com mais facilidade e sem sair do e-mail profissional.

      Sugestões inteligentes

      Durante a redação de um e-mail, o sistema oferece recursos como sugestões de grafia e ortografias, alertas de e-mail, lembrete de tarefas e resposta inteligente.

      Tudo isso para facilitar e agilizar a conclusão dos trabalhos. A ferramenta também oferece o uso de atalhos de teclado para realizar a leitura e resposta de e-mails, além de uma série de extensões capazes de potencializar o uso do e-mail.

      Segurança contra ameaças

      Os modelos de aprendizado de máquina do e-mail profissional dentro do Google Workspace bloqueiam mais de 99,9% dos cibercriminosos e spammers.

      Leia também: 7 formas de garantir a presença digital de sua empresa

      Compatibilidade

      As pessoas podem realizar a sincronização de seus e-mails profissionais a partir do Microsoft Outlook, Apple Mail e Mozilla Thunderbird. No caso do Microsoft Outlook, é possível fazer a sincronização da agenda e lista de contatos.

      O Google Workspace oferece uma infraestrutura global, eficiente e segura do Google. Conte com uma suíte que garante alto nível de serviço, backups automáticos, proteção contra spam e as melhores medidas de segurança para proteger os dados da sua marca.

      Locaweb e Google Workspace

      A Locaweb faz parte do seleto grupo de Premier Partners do Google. Por isso, oferece o pacote completo de aplicativos do Google Workspace. Trabalhamos juntos há mais de três anos e fomos anunciados recentemente como o maior parceiro online Google na América Latina.

      Além dos profissionais de atendimento e suporte certificados, temos também consultores e executivos de vendas certificados nos produtos Google.

      E mais: a Locaweb permite realizar o pagamento dos planos do Google Workspace em boleto bancário, com cobrança em reais, para facilitar seu controle financeiro. Saiba mais e consulte os planos do Google Workspace.

      O autor

      Juliana Fernandes

      Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

      Veja outros conteúdos desse autor