A construção da confiança nas relações profissionais se baseia em uma série de detalhes entre elas o e-mail profissional e e-mail pessoal. Saiba mais!

A pressão gerada pela alta produtividade no trabalho – seja em um emprego CLT ou em uma empreitada própria – estende nossas jornadas de trabalho para além das horas comerciais.

Essa necessidade, temporária ou não, acaba fazendo com que a gente misture muito os assuntos da vida profissional e pessoal. Um dos meios de comunicação onde isso fica bem evidente é o e-mail.

Como o horário comercial se mistura com as outras horas do dia, as pessoas acabam utilizando o e-mail profissional para falar de assuntos particulares e o e-mail pessoal para se comunicar com clientes.

Uma bagunça! Há também aqueles casos em que o negócio próprio foi começando de mansinho, meio informal – aqui, o uso do e-mail pessoal parecia uma escolha óbvia.

Mas o negócio cresceu, está em plena profissionalização, e a pessoa ainda resiste em aderir a um e-mail profissional. Qualquer uma das duas situações é ruim e, neste artigo, vamos explicar as razões para ter um e-mail profissional e evitar tratar assuntos de negócios no e-mail pessoal.

Vamos começar?

Navegue pelo índice

    E-mail não é tudo igual

    A construção da confiança nas relações profissionais se baseia em uma série de detalhes que não passam batido pelos clientes. Esses detalhes vão desde a forma como a pessoa se apresenta até a entrega do produto ou serviço.

    Quem tem uma empresa de pequeno ou médio porte e deseja continuar crescendo, utilizando o digital, precisa raciocinar e se organizar como uma boa empresa grande. Isso já começa por um utilizar um e-mail profissional com um domínio próprio.

    Tratar os negócios com um e-mail pessoal pode trazer uma proximidade que ultrapassa a relação desejável entre empresa e clientes. As impressões que passamos para outras pessoas despertam atitudes, aprendidas por nós todos durante a vida, sobre o que é profissional e pessoal.

    Usar um e-mail pessoal para tratar assuntos profissionais em um pode despertar expectativas e liberdades em efeito cascata em alguns clientes, como:

    • Excesso de intimidade e informalidade;
    • Pedidos de descontos ou contrapartidas sem contexto para o seu negócio;
    • Pedidos de favores, como “segurar” o pagamento daquela nota-fiscal ou passar o pedido na frente dos outros;
    • Exigir atendimento em qualquer hora do dia ou da noite.

    Parece exagero, mas não é. Nos negócios, a proximidade deve acontecer como consequência de uma ótima relação profissional, de confiança e reciprocidade. Isso coloca limites saudáveis nesse relacionamento.

    O contexto de uma pessoa de negócios, principalmente no digital, precisa estar cercado de símbolos e mensagens profissionais – a começar por um e-mail com domínio próprio, site, número de contato comercial e outros detalhes que compõem a construção de uma marca.

    Outra complicação ao utilizar o e-mail pessoal é afastar grandes clientes. Retomando o ponto sobre as mensagens transmitidas pelos detalhes, uma empresa grande pode entender que seu negócio não é profissionalizado o suficiente para atendê-la.

    Leia também: 7 formas de garantir a presença digital de sua empresa

    Recursos de um e-mail profissional

    Uma pergunta bastante comum é: e se eu utilizar o nome da empresa com um domínio de terceiros (gratuito ou não) de e-mail? É preciso levantar dois pontos antes de responder:

    • Nem sempre o nome da empresa vai estar disponível, gerando complementos como números e outros tipos de caracteres para diferenciá-lo dos outros nomes quase iguais. Esse ponto, sozinho, já tem potencial para prejudicar a comunicação.
    • O domínio de terceiros no e-mail “profissional” pode gerar grandes desconfianças sobre a seriedade do negócio, ainda mais em tempo de golpes e cibercriminosos.

    Então, pense bem antes de usar essa ideia.

    Um e-mail profissional, com domínio próprio, conta com a inteligência e disponibilidade de recursos que facilitam o dia a dia. A Locaweb, por exemplo, pensou em um painel de controle muito intuitivo, fácil de configurar e adaptável a telas que vão do laptop ao smartphone.

    As ações de e-mail realizadas nesses diversos dispositivos são sincronizadas automaticamente. Basta uma conexão com a web.

    No painel de administração do e-mail profissional, a pessoa poderá criar contas para assuntos específicos, como atendimento, contato e financeiro, além das contas com nome de quem trabalha na empresa.

    Também é possível personalizar e programar mensagens automáticas com informações essenciais, como o horário de atendimento da empresa ou prazo para respostas de solicitações em geral.

    Outra possibilidade interessante do e-mail profissional é programar um aviso de ausência por de tempo determinado. Nessa mesma mensagem, pode-se incluir a pessoa que cobrirá essa ausência, mostrando como a empresa é organizada e que o cliente não fica na mão.

    No e-mail profissional da Locaweb há a disponibilidade de um calendário para organizar a agenda. No painel de controle é possível visualizar a ordem do dia, além do recebimento de suas notificações.

    Só por esses exemplos, já deu para sentir que o uso de e-mail pessoal ou não profissional é insuficiente para organizar o dia a dia do negócio.

    Conheça os planos Google Workspace, anteriormente chamado de G Suite, com suporte, atendimento e certificação Google.

    Escolha seu provedor de e-mail profissional

    Proteja sua conta de e-mail! Confira o tutorial e saiba como configurar e gerenciar a Autenticação de Dois Fatores no Webmail para Domínios na Locaweb.

    A Locaweb é pioneira em seu segmento, com infraestrutura no Brasil e cobrança em reais. Ao contratar nosso plano de e-mail, você ganha 1 ano de domínio gratuito, além de poder optar por planos focados na sua necessidade.

    A Locaweb ainda conta com uma equipe qualificada para te atender sempre que você precisar, com suporte especializado 24×7 e muito mais segurança com servidores monitorados 24h por dia para garantir sua tranquilidade contra hackers e invasores.

    Conheça nossos planos e contrate agora mesmo!

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

    Veja outros conteúdos desse autor