Será que vale a pena ter um e-mail profissional ou e-mail gratuito já no início do seu projeto? As vantagens e desvantagens vão além das questões financeiras. Confira! 

Quem começa um negócio no meio digital precisa tomar muitas decisões sobre quais investimentos serão feitos e em quais momentos. Algumas ferramentas gratuitas, como as contas de e-mail, são capazes de resolver a rotina da pessoa física. 

Mas, quando se trata de uma marca, a conta de e-mail é mesmo o melhor lugar para economizar? Será que vale a pena ter um e-mail profissional ou ter um e-mail gratuito?

Hoje, vamos falar sobre o papel do e-mail profissional em um negócio, com destaque para as diferenças entre um e-mail com domínio próprio e com domínio de terceiros (contas gratuitas). Acompanhe o nosso artigo!

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    Contas de e-mail ainda são importantes?

    Vira e mexe essa pergunta surge, principalmente para quem está se profissionalizando no digital e já resolveu muita coisa por meio das mensagens diretas em redes sociais

    Apenas para fins didáticos, vamos relembrar que o e-mail é um endereço de correio, mas eletrônico. Qualquer cadastro digital pede uma conta de e-mail. E se você fez o login por meio da sua rede social, seu perfil dentro dela tem um endereço de e-mail. Não tem como fugir.

    Uma marca, invariavelmente, precisará de e-mails específicos para segmentar suas comunicações ou, no mínimo, um endereço contato@ e um outro com o nome da pessoa@ à frente do negócio, por exemplo.

    O que o domínio de e-mail profissional fala sobre o seu negócio?

    Quem compra ou faz negócios por meios digitais presta atenção em todos os detalhes para evitar fraudes: observa a forma como o conteúdo foi escrito, o visual e, sobretudo, de qual e-mail a comunicação partiu.

    Muitos negócios fraudulentos utilizam domínios de e-mail completamente desconhecidos ou gratuitos, tornando-se um forte marcador de problema para quem está diante de uma oferta com essas características. 

    Só de olhar a linha de remetente e ver um e-mail completamente desconhecido, com domínio gratuito ou ininteligível, essa comunicação vai direto para a lixeira, sem nem ser aberta. Quem nunca?

    Um negócio em fase de crescimento precisa transmitir credibilidade e alcançar mais pessoas, situação completamente oposta de ter um e-mail indo direito para o lixo eletrônico. Aliás, em alguns casos, a própria ferramenta do e-mail pode filtrar a mensagem direto para a caixa de Spam, sendo o domínio um fator determinante nesse direcionamento.

    Leia: O que é Spam nas estratégias de e-mail marketing?

    Diferenças básicas entre um domínio de e-mail próprio e gratuito

    Vamos pensar em uma marca que começou como deu – e isso é algo que incentivamos aqui: faça o melhor com o que você tem no momento.

    O site da marca está com um domínio gratuito, que leva o nome da empresa que o hospeda: sua marca.blogger, WordPress ou qualquer outra. O e-mail também está com um domínio gratuito e diferente do domínio do site.

    Além disso, o nome do e-mail “profissional” precisou vir acompanhado de números ou outros símbolos, porque já havia mais uns outros dez quase iguais – também diferenciados por um caráter especial.

    Essa salada mista não é nada saudável para um negócio que deseja expandir e afeta significativamente a confiança de quem consome, da mesma forma que prejudica o reconhecimento da marca. E nem vamos entrar no detalhe de como o algoritmo lê tudo isso, mas adiantamos que não é com bons olhos.

    Vamos comentar quatro pontos em que o e-mail profissional com domínio próprio ajuda o negócio.

    1- Credibilidade

    A boa comunicação de uma marca não é mero detalhe: ela um dos principais fatores que sustentam a credibilidade.

    Pensando no cenário da história que contamos, a escolha entre os primeiros investimentos fica clara. Para acabar com o ruído na comunicação digital, melhorar a leitura dos algoritmos e construir boa reputação, é necessário adquirir um domínio próprio, o que resolve tanto o endereço do site quanto dos e-mails profissionais.

    A Locaweb acompanha muitas marcas e entende como as coisas começam. Por essa razão, oferecemos o domínio web gratuito por um ano em muitos dos nossos produtos – inclusive o e-mail. 

    Isso porque o e-mail é uma ferramenta poderosa de comunicação digital, mesmo com o site ainda em construção.

    Aliás, o e-mail profissional com domínio próprio vai ajudar a marca a fazer sua campanha de lançamento do site e se comunicar com fornecedores e clientes, ao mesmo tempo em que vai sendo reconhecida por seu nome.

    As pessoas e parceiros de negócios olharão diferente para a marca, percebendo nela seu compromisso com organização e profissionalismo.

    2- Gerenciamento

    Quem está à frente de um negócio pequeno ou médio precisa fazer mais com menos. Muitas vezes, são apenas dois braços para dar conta de abraçar um mundo de coisas. Portanto, é preciso contar com toda e qualquer ferramenta de gerenciamento ao alcance.

    Se pensamos na fase de profissionalização digital, haverá muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, principalmente demandas vindas por e-mail. Imagine ter uma conta de e-mail gratuita para cada necessidade e abri-las, uma a uma, para resolver assuntos específicos? 

    Para ganhar produtividade e minimizar erros, é preciso evitar atividades complexas, com muitos processos, abas e cliques. Isso mais confunde do que ajuda. 

    Um e-mail profissional oferece a flexibilidade do acesso a um painel de controle. A empresa que proverá o domínio próprio deve permitir o acesso centralizado dos e-mails por meio de qualquer dispositivo, seja smartphone, tablet ou laptop.

    O e-mail Locaweb oferece um painel de controle dinâmico e fácil de administrar. A interface foi pensada para ser amigável, tirando a complexidade de quem não tem tempo para se preocupar com um monte de cliques. Além disso, a ferramenta é responsiva, se adaptando a diversos tamanhos de telas.

    3- Configurações 

    Ao adquirir um e-mail profissional com domínio próprio, o painel de controle passa a ser controlado por um login de administração.

    Esse login configura as permissões de uso de outros logins, escolhendo as ações feitas dentro do painel, como alterar filtros e outros marcadores de e-mail já criados.

    4- Segurança

    E-mails profissionais contam com recursos de segurança importantes oferecidos pelos provedores. É essencial que a empresa provedora do e-mail garanta segurança contra os ataques de cibercriminosos, recebimento de vírus ou spam.

    A Locaweb, além de oferecer funcionalidades como antivírus e antispam, assegura que suas contas de e-mail fiquem longe do ataque de hackers e outros golpes.

    Providenciamos atualizações automáticas desses recursos, mapeando e bloqueando arquivos e mensagens suspeitas. A segurança é assunto sério por aqui.

    Proteja sua conta de e-mail! Confira o tutorial e saiba como configurar e gerenciar a Autenticação de Dois Fatores no Webmail para Domínios na Locaweb.

    Aprenda a tirar o máximo das funcionalidades de um e-mail

    Um e-mail profissional oferece uma série de recursos com ótimo potencial para aumentar a eficiência de quem empreende, mas nem sempre quem contrata explora suas possibilidades.

    É importante não desperdiçar seu investimento e focar em dominar qualquer ferramenta ao seu alcance, principalmente quando ela ajuda a ganhar tempo.

    Vamos falar sobre funcionalidades essenciais oferecidas por um e-mail profissional.

    Filtros de mensagens

    Os filtros de mensagens assumem a função de secretariar quem empreende. Uma das principais vantagens é que os filtros obedecem parâmetros muito objetivos, ajudando a distribuir precisamente os e-mails que chegam.

    É possível criar pastas específicas e gerar um filtro para direcionar determinados e-mails para dentro delas. Por exemplo, crie uma pasta com o nome Fornecedores e configure um filtro com os e-mails dos fornecedores apontados para caírem nessa pasta. 

    Os filtros também podem ser feitos por assunto e domínio, entre outros. Quanto mais os filtros forem específicos a cada necessidade, mais organizada será a rotina de quem administra o painel de e-mails.

    Indicação de recebimento e leitura

    Muitas vezes é necessário fazer o controle de quais pessoas receberam e leram um e-mail. Isso aumenta a assertividade na comunicação e auxilia o follow up no dia a dia.

    Uma conta profissional de e-mail permite configurar avisos de recebimento e leitura, disparando notificações das ações assim que elas são tomadas. 

    Assinaturas de e-mail

    A personalização da assinatura de e-mail é outro marcador de profissionalização oferecido pelos e-mails próprios. Outra vantagem é poder configurar múltiplas assinaturas, adequadas a situações e e-mails distintos.

    Respostas automáticas

    Para quem envia um e-mail para uma empresa, é importante entender os prazos de resposta. As respostas automáticas servem para ajudar a alinhar a expectativa de resposta e podem ser configuradas de uma maneira geral ou mesmo em situações específicas, como aviso de ausência em caso de férias ou e-mail recebido fora do horário de atendimento.

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    Por que escolher a Locaweb?

    A Locaweb é pioneira em hospedagem de sites, com infraestrutura no Brasil e pagamento em real. Temos uma equipe qualificada para te atender sempre que você precisar, com suporte especializado 24×7 e muito mais segurança com servidores monitorados 24h por dia para garantir sua tranquilidade contra hackers e invasores.

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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