Quem diz que o e-mail marketing não funciona para vendas, não sabe de nada – ou tem um mailing bem ruim. E isso pode fazer toda a diferença para aumentar as vendas.
O endereço de e-mail é essencial para nossas vidas digitalizadas e já se tornou tão parte de nossas rotinas que mal nos damos conta de sua importância. Só para refrescar a memória, não se faz quase nada sem um endereço de e-mail: ele é utilizado para confirmar a autenticidade de login, recuperar uma senha, fazer cadastro nas redes sociais, receber contas, formalizar contratos, comprar e vender, entre outras mil coisas. Quase todos os dias as pessoas têm contato com um e-mail profissional ou pessoal.
Para quem deseja vender, o e-mail marketing é uma das formas mais baratas e fáceis de alcançar muitas pessoas de uma única vez, com a vantagem de se comunicar com quem tem interesse em receber esse tipo de campanha. Isso é, se o mailing é qualificado. Esse é um dos pontos mais importantes para garantir a boa distribuição da sua comunicação.
O mailing saudável também permite o estreitamento da relação entre a marca e seu público. A ferramenta de e-mail marketing da Locaweb, por exemplo, consegue segmentar os contatos, incluir a data de aniversário dos clientes e outros recursos para auxiliar na criação de campanhas mais direcionadas. Ou seja, a marca pode separar seu mailing em grupos de interesse e montar um mix de produtos bem específico. Além disso, pode direcionar promoções de aniversário – ou simplesmente felicitar a pessoa.
Cuide bem do seu mailing: 6 erros para evitar!
Para otimizar as ações de marketing e ter mais efetividade nas ações é preciso arrumar a casa, ou seja, qualificar o mailing pessoalmente. É preciso exportar os relatórios com os e-mails descadastrados, com erros de recebimento e hard bounce para analisar. Aliás, essa é uma das funções das ferramentas de e-mail marketing: o gerenciamento de mailing. Estar de acordo com as boas práticas e LGPD tem uma entrega maior e melhor.
Já um mailing ruim e e-mails marketings sem o mínimo de cuidado na comunicação podem prejudicar a campanha de vendas de qualquer marca, chegando a ser bloqueadas. Os problemas mais conhecidos em relação ao mailing são:
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1) Blacklist
É uma das formas mais sérias de bloqueio. Isso porque os e-mails denunciados como spam têm seu domínio e IP associados a essa prática. Além disso, as blacklists de maior reputação são consultadas por vários operadores de e-mail, que bloqueiam a comunicação do domínio e IP considerados spammer. Mesmo havendo tipos de blacklists menos consultadas, o ideal é não cair em nenhuma delas.
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2) Bounce
Acontece quando o servidor tenta entregar um e-mail ao destino e ele dá erro. Pode acontecer por muitos motivos, desde uma caixa de entrada lotada até e-mail incorreto. É preciso observar o que efetivamente aconteceu, para excluir ou atualizar esse endereço.
3) Descadastramento
Quando uma pessoa escolhe deixar de receber o e-mail de uma empresa e continua a receber, a comunicação pode ser classificada como Spam. E aí voltamos ao item 1.
4) Falta de interação
Se um e-mail é recebido e a pessoa nunca abre, nem para dar só uma olhadinha, o servidor de e-mail dela começa a filtrar essa mensagem. Ela pode ir direto para a pasta de spam ou lixeira. Aqui vale, periodicamente, imprimir um relatório para checar essas contas. Uma estratégia interessante é enviar uma campanha segmentada perguntando se essas pessoas desejam continuar recebendo os e-mails. Antes um mailing pequeno e efetivo do que um grande e cheio de erros.
5) Mailing comprado
Esse é o maior e pior erro que uma marca pode cometer. Esse tipo de lista, além de ferir a LGPD, geralmente contém e-mails desatualizados, incorretos, spam traps e, pior, pode gerar uma quantidade massiva de marcações como spam (com toda razão).
6) Excesso de envios
A qualidade e a quantidade precisam caminhar juntas. Enviar e-mail sobre tudo e toda hora pode cansar quem recebe. A pessoa pode começar a deletar a mensagem sem nem ler ou simplesmente se descadastrar. Nenhuma marca quer qualquer uma dessas coisas. O ideal é segmentar a periodicidade de envio, perguntando a preferência de cada pessoa, tornando assim o e-mail não apenas esperado, como bem-vindo. A ferramenta de e-mail marketing da Locaweb faz isso! E a gente ensina como fazer também.
Para te ajudar a saber se os seus contatos são bons ou não, o E-mail Marketing Locaweb possui uma funcionalidade que avalia suas listas, classificando em uma escala de ótima até bloqueada. Basta adicionar os contatos na ferramenta (pode ser arquivos csv, txt ou até à mão), que ela avalia automaticamente.
O mailing vai oferecer algumas das seguintes classificações:
- Ótima: mais de 90% dos contatos são bons;
- Boa: entre 90% e 70% dos contatos são bons;
- Regular: pouco mais de 60% dos seus contatos são bons;
- Ruim: menos de 50% dos seus contatos são bons;
- Bloqueada: menos de 30% da sua base é boa.
Se a avaliação for Ruim ou Bloqueada, o sistema vai sugerir uma revisão do mailing antes de realizar o envio da campanha.
3 estratégias para captação de mailing
Algumas práticas comuns, simples, mas muito eficientes podem ser adotadas no dia a dia para realizar a construção de um mailing de qualidade. Entre elas, estão:
Em troca de conteúdo
Produza um conteúdo interessante e de qualidade para sua audiência, com periodicidade recorrente, e faça a entrega por e-mail. Ao assinar o informativo, a marca pode pedir autorização para enviar campanhas promocionais. Além disso, pode-se inserir alguma call to action no decorrer do e-mail para informar promoções ou novidades do e-commerce.
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Presencial
Ao efetivar uma compra no ponto físico, pode-se solicitar o e-mail da pessoa para receber as campanhas de vendas da marca.
Por parcerias
Algumas empresas fazem campanhas conjuntas, em que o opt-in de cadastramento inclui o nome da pessoa no mailing de todas as marcas participantes. O texto costuma deixar bem explicadinho o fato.
Como manter o interesse das pessoas?
A marca fez uma limpa na base e confirmou se seus e-mails são desejados. Cadastrou detalhes como aniversário, periodicidade de recebimento de e-mail e tipo de produto que a pessoa gosta. E agora?
Bom, agora precisa acertar a mão na comunicação. Afinal, um bom mailing não faz nada sozinho – embora seja essencial e indispensável.
Vamos pensar em algumas formas de manter elevado o interesse das pessoas em sua comunicação:
Separe por tipo
Estamos batendo na tecla da segmentação porque ela é uma das melhores formas de vender. É o mesmo raciocínio adotado pelos algoritmos: se eu te mostrar o que você gosta, precisa ou deseja, mais fácil você comprar de mim. Segmente o mailing e mande campanhas por interesse.
Dê dicas
Se o seu conteúdo for sempre de vendas, a pessoa pode perder o interesse em abrir sua comunicação. Faça vendas consultivas, agregando informação e dicas com sugestões dos seus produtos. Além disso, crie materiais gratuitos, divulgue artigos do blog e apresente outras informações que mostrem sua autoridade no assunto para fortalecer a confiança na marca.
Monte um layout interessante
Estude as boas práticas de comunicação por e-mail marketing e crie uma comunicação interessante e adequada – sempre respeitando as boas regras de envio. A Locaweb tem um recurso para montar templates personalizados utilizando o famoso “clique e arraste”.
Acompanhe as métricas por campanha
Para saber o que gera resultado, é preciso acompanhar os relatórios. Verificar os movimentos da audiência ajuda a fortalecer determinadas comunicações e deixar outras de lado. Ajudará a se atualizar pelo próprio fluxo do que acontece com as pessoas que se relacionam com a marca. Nesse caso, ter uma ferramenta de e-mail marketing é essencial para cumprir essa etapa da estratégia de marketing digital.
Impulsione suas campanhas com a ferramenta de e-mail marketing da Locaweb!
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