Assegurar que os destinatários das mensagens autorizaram o contato faz toda a diferença para a estratégia de marketing digital do negócio
Vamos fazer um exercício: abra a sua caixa de entrada e veja quantos e-mails recebeu nas últimas 24 horas. Agora, dê uma olhada em quais pessoas ou empresas enviaram essas mensagens. Quantas delas realmente são do seu interesse? E quantas você nem sabe de onde vieram?
É bem chato ser bombardeado por e-mails que você não queria estar recebendo, não é? Se você tem uma empresa, não esqueça: o seu cliente pensa da mesma forma! Por isso, antes de sair por aí enviando mensagens para contatos aleatórios, é essencial que você tenha uma estratégia. E é aí que entra o opt-in, uma abordagem que permite que a sua empresa tenha a permissão expressa do usuário para se comunicar com ele.
Acompanhe este artigo para saber mais dessa funcionalidade e todas as vantagens que ela pode oferecer ao seu negócio.
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O que é opt-in?
Como falamos, o opt-in é um recurso que garante que os leads do seu site ou e-commerce, ou seja, os possíveis clientes, realmente tenham interesse em receber as suas mensagens, seja por e-mail, seja por WhatsApp, seja por outro canal de comunicação.
Como isso funciona? É bem simples: basta que o usuário forneça um endereço de e-mail ou número de telefone de forma voluntária, além de declarar de maneira explícita que autoriza que você entre em contato com ele. Dessa forma, em vez de seguir uma prática não recomendada, como usar uma lista de contatos comprada, a sua empresa irá aos poucos construindo a própria rede de leads, garantindo muito mais eficiência na comunicação.
Assim, você evita perder tempo e recursos se comunicando com quem vai apenas encaminhar a sua mensagem para a lixeira ou para a pasta de spam, o que faz que os disparadores entendam que o seu conteúdo não é relevante e acabem diminuindo a qualidade das suas entregas.
Além disso, e ainda mais importante, você também ficará de acordo com a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, que determina que o consentimento do titular é elemento fundamental para o processamento de qualquer dado.
Vejamos alguns tipos e exemplos de opt-in.
O que é soft opt-in?
Sabe aquele networking à moda antiga, feito em feiras presenciais, reuniões e apresentações? Ele ainda existe. E é bem possível que, se a sua empresa estiver participando de um evento assim, você saia com uma lista de contatos ou cartões de visita de pessoas que conheceu por lá.
O primeiro impulso pode ser incluir essas pessoas no mailing já existente e começar a disparar mensagens para elas. Mas vá com calma! Não é porque alguém forneceu um endereço de e-mail ou número de telefone que está de acordo com receber comunicações comerciais.
Pode ser que essa pessoa tenha passado um e-mail qualquer apenas para “se livrar” da situação ou nem se lembre de ter conversado com você. Por isso, esses contatos mais “frios” não vão trazer retorno à sua estratégia de e-mail marketing, pois não vão interagir com o seu conteúdo — e podem, inclusive, mandá-lo diretamente para a lixeira ou o spam.
Esse é o soft opt-in, a prática de presumir que, por já ter tido algum contato com a empresa (como ao fazer uma compra ou baixar um material digital), o cliente aceita receber conteúdos promocionais com certa frequência. Agora você já sabe que não é bem assim.
Então, para contornar o problema, experimente enviar um e-mail de convite, apresentando as vantagens que esse lead pode ter ao consumir o seu conteúdo. Em seguida, peça para que ele clique em um link de confirmação de cadastro para efetivar a inscrição. Assim, você terá certeza de que ele realmente quer conversar com você.
Single opt-in
Existe também o single opt-in, a forma mais simples e prática de conseguir a autorização do lead para enviar mensagens a ele. Essa abordagem pode ser colocada em prática a partir de convites, como “Assine nossa newsletter” ou “Receba nossos e-mails”, localizados na página inicial do site ou até mesmo em uma checkbox no momento em que o cliente estiver fazendo um cadastro.
Confira abaixo dois exemplos:
Viu, só? É muito mais fácil do que parece. Inclusive, para incentivar os visitantes do seu site a assinar a newsletter ou fazer o cadastro, você pode oferecer diversas vantagens, como ofertas e conteúdos exclusivos.
A partir dessas ferramentas, a sua empresa passará a se comunicar com pessoas que realmente têm interesse nos produtos ou serviços, o que melhora as taxas de abertura e engajamento dos disparos e, consequentemente, aumenta as possibilidades de venda.
Double opt-in
Existe também a possibilidade de só efetivar a inclusão do lead na lista de transmissão a partir do momento em que ele clicar em um link de confirmação de cadastro enviado por e-mail. Esse é o double opt-in, uma estratégia que garante ainda mais segurança na hora de selecionar os contatos que receberão as mensagens da sua empresa.
Até porque apenas quem se interessar de fato por acompanhar os conteúdos vai clicar no link de confirmação, o que acaba criando um grupo de pessoas com quem as chances de fechar negócio por esse canal são ainda maiores.
Mas tome cuidado! Nada de enviar e-mails muito longos ou de pedir que o usuário preencha muitos dados para concluir o cadastro. Para que o double opt-in funcione, você deve ser breve e objetivo. Quanto menos trabalho o lead tiver para confirmar a inscrição, melhor, já que isso evita que ele desista do processo no meio do caminho.
Opt-out: quando chega a hora de dizer “tchau”
Como tudo na vida, o relacionamento da sua empresa com um lead ou cliente também pode chegar ao fim. Quando isso acontece, é essencial que a opção de se descadastrar da lista de e-mails seja de fácil acesso ao usuário: de preferência, no rodapé de cada mensagem enviada, em letras visíveis.
Veja este exemplo.
É fundamental que o link de descadastramento esteja vinculado ao disparador de e-mails, para que todo o processo seja feito de forma rápida e automática, sem que o lead precise pedir mais de uma vez e acabe se sentindo incomodado.
Além disso, no momento de fazer o opt-out, é interessante que haja a opção de se desinscrever apenas de algumas listas em vez de todas. Por exemplo, pode ser que o usuário não queira mais receber as mensagens diárias, mas tenha interesse em continuar acompanhando a newsletter semanal.
Ao oferecer essa possibilidade, o seu negócio garante uma experiência personalizada ao cliente e consegue mantê-lo por perto por mais tempo.
Qual é a melhor ferramenta de e-mail marketing?
Agora que você já sabe a importância do opt-in para a sua estratégia de e-mail marketing, chegou a hora de conhecer as ferramentas disponíveis no mercado para fazer esse gerenciamento de forma mais otimizada.
E você está no caminho certo! O E-mail Marketing Locaweb oferece todas as funcionalidades de que o seu negócio precisa para se relacionar com o seu público de maneira mais efetiva.
Com essa ferramenta, você pode classificar os contatos e segmentar os conteúdos, personalizar as mensagens com o nome ou outras informações do destinatário, testar as campanhas antes de enviar e customizar o design de cada comunicação — apenas se não quiser usar modelos prontos, que também estão disponíveis.
No E-mail Marketing Locaweb, ainda há um formulário opt-in que pode ser integrado ao seu site ou e-commerce para adicionar os leads às listas de transmissão de forma automática.
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