Para construir uma campanha e planejar o envio dos seus e-mails de uma forma estruturada, trouxemos algumas dicas com os principais tipos de email marketing que você pode criar para enviar uma mensagem para o seu cliente.

A maioria das empresas usam o e-mail marketing somente com o propósito de aumentar as vendas e ignoram o fato de que o e-mail marketing é, acima de tudo, uma ferramenta de comunicação, que quando é bem feita e ajustada ao perfil do público-alvo é capaz de contribuir significativamente com as vendas, pois aproxima o cliente da empresa e estreita o relacionamento.

Navegue pelo índice

    Conheça os principais tipos de email marketing:

    Há diversos tipos de comunicações que podem ser feitas através do envio de um e-mail, é preciso somente adequar os objetivos de cada ação aos do negócio. Confira abaixo os principais tipos de email marketing para utilizar nas suas campanhas:

    1) Informativo

    Contribui para reforçar a marca e aumentar o interesse dos clientes pela sua empresa, por isso o conteúdo deve ser sempre relevante, promovendo assim interesse nessa leitura. Esse tipo de e-mail é composto por diversos temas e assuntos ligados ao negócio da empresa: como artigos, notícias, novidades do mercado ou de produtos/serviços e dicas. Newsletters e Releases de imprensa são bons exemplos de e-mails informativos.

    2) Promocional

    Os e-mails promocionais são focados em uma ação pontual que a empresa deseja que o cliente faça, como preencher um formulário, efetuar uma compra ou gerar tráfego para seu site, blog, e-commerce ou loja física. Este tipo de conteúdo deve ter uma oferta direta e clara, e funciona bem quando o envio é aliado à segmentação de base, pois pode gerar conversões com o tipo de destinatário que “já está esperando” por essa oferta.

    3) Relacionamento

    É o tipo de comunicação que enfatiza a interatividade e a conexão com o cliente, e contribui no aumento da percepção de valor da sua empresa para os clientes e mercado.

    Esse tipo de e-mail é ideal para criar aproximação e empatia com a sua base, é o tipo de comunicação que enfatiza a conexão com o cliente e contribui no aumento da percepção de valor da sua marca ou produto para o mercado. Alguns tipos de e-mail de relacionamento são:

    • Lembretes;
    • Cartões de aniversário;
    • Celebração de momentos importantes;
    • Datas sazonais;
    • Agradecimentos;
    • Convites.

    tipos de e-mail marketing campanhas

    4) Transacional

    Esses e-mails indicam a conclusão ou andamento de um serviço ou transação. São importantes para suprir a expectativa do cliente que realizou uma ação dentro do seu site e por permitir o acompanhamento e registro da transação. Os e-mails transacionais são:

    • Confirmação de pedidos;
    • Confirmação de compras ou inscrições;
    • Confirmação de pagamentos;
    • Confirmação de presença ou preenchimento de cadastro;
    • Respostas às dúvidas e solicitações ao SAC ou Suporte Técnico.

    5) Nutrição

    Esses e-mails tem como foco nutrir o cliente, ou seja, entregar conteúdos que estejam atrelados ao primeiro contato ou conversão que ele fez no seu site, fazendo com que ele passe por uma jornada e chegue a um determinado objetivo, como gerar uma venda, por exemplo. Esse tipo de e-mail também costuma ser segmentado, já ele faz parte de um fluxo de nutrição que depende de uma ação gerada pelo cliente, como o preenchimento de um cadastro via Landing Page ou assinatura de uma newsletter.

    6) Resgate

    O e-mail de resgate é utilizado para reconquistar determinados clientes da sua base que não estão mais interagindo com as suas campanhas. Nesse tipo de e-mail, é importante saber qual é a melhor maneira da abordar esse cliente e voltar a ter comunicação com ele, então, o ideal é reconstruir esse relacionamento aos poucos e não focar somente em conversão de vendas.

    Independente do tipo de email marketing, o mais importante é ter clareza do perfil do destinatário e criar uma mensagem que seja realmente relevante para quem lê. Vale lembrar que você não precisa escolher uma estratégia única para os seus envios, o tipo de e-mail marketing pode e deve variar conforme o seu planejamento de campanhas, sua necessidade e momento da empresa.

    Para crescer na sua estratégia, conheça a ferramenta de disparo de e-mail marketing da Locaweb!

    Fale com a gente!
    O autor

    Liliane Oliveira

    Liliane Oliveira é Coordenadora de Marketing de Conteúdo e SEO na Locaweb, com especialização em Marketing pela ESPM. Com mais de 15 anos de experiência no setor de tecnologia, ela se destaca como especialista em SEO, criação de conteúdo, gestão de blogs, sites e canais do YouTube. Seu trabalho é voltado para o aumento do tráfego orgânico e geração de resultados. Além disso, ela encontra equilíbrio praticando yoga, conhecendo novos lugares e se dedicando a novas aprendizagens, sempre como uma eterna padawan.

    Veja outros conteúdos desse autor