Vender online exige disciplina e organização. Caso contrário, as vendas podem até ocorrer, mas o gestor não consegue metrificar os resultados. Por isso, manter a sua loja virtual organizada é fundamental para o sucesso do negócio. Quando cadastros, estoque, vendas e entregas se mantêm controlados, a experiência de compra do cliente também melhora significativamente e a fidelização de clientes se torna um processo mais frequente.

Neste artigo, vamos entender com mais motivos por que é importante manter a loja virtual organizada e a organização interna dos processos para vender mais no e-commerce. Confira!

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    Entrando no ritmo do comércio virtual

    Há alguns anos, o e-commerce entrou em um fluxo de vendas escalonáveis, ou seja, a loja virtual passou a ser somente a porta de entrada para vender em canais de vendas múltiplos como redes sociais e principalmente os marketplaces.

    Por conta disso, quem inicia um trabalho de vendas online já projeta vender em grandes canais de maneira concomitante, e para isso, a organização da gestão interna é fundamental.

    Gestão integrada através de um ERP

    A solução, é o caminho para escalar o negócio, portanto é utilizar um sistema de gestão  ERP. Uma ferramenta online e com armazenamento em nuvem que facilita o trabalho do dia a dia e controla as finanças, gestão de vendas e entregas de uma mesma plataforma. Os ERPs são indicados para diversos tamanhos de negócios, mas auxiliam principalmente as micro, pequenas e médias empresas a se estruturar no mercado.

    As principais vantagens do ERP são a agilidade, a sincronização de informações e as integrações aos canais de venda.

    loja virtual organizada

    Dicas para vender mais online:

    O ambiente virtual é de muitas oportunidades de vendas, seja através da loja virtual, redes sociais ou marketplaces. Mas também é um local de fácil acesso aos concorrentes, e para se destacar no e-commerce, é preciso estudo e alguns cuidados:

    1) Saiba quem é o seu público e se insira no seu meio

    Uma estratégia importante nas vendas online é estudar o público alvo para poder impactar clientes em potencial através de anúncios ou conteúdos. Os concorrentes estão sempre próximos, é importante ir em busca dos consumidores.

    2) Plataforma atraente e eficaz

    No e-commerce, não dificulte a pesquisa do cliente, mantenha uma ordem lógica e layout intuitivo. Também garanta um suporte para tirar as dúvidas do cliente e melhor atendê-lo. Valorize as imagens em qualidade e as informações dos produtos escritas de maneira clara.

    3) Mantenha relacionamento com os clientes

    Após a compra ou na lista de clientes em potencial, é importante manter contato com o cliente para entregar conteúdos e manter ele informado sobre as novidades do seu negócio. Isso pode ser feito através de e-mail marketing, mensagens ou até mesmo nas redes sociais.

    4) Logística e prazo de entrega são fundamentais

    Não é mais somente o preço do produto que importa ao consumidor, o preço e o prazo do frete também são determinantes para o fechamento da compra. A entrega agilizada e campanhas de frete grátis são, atualmente, os maiores responsáveis por aumentar as vendas. Por isso, é importante contar com bons parceiros na área de entrega, que além de conseguir repassar bons preços também garante prazos agilizados.

    Outro fator é deixar algumas decisões na mão do cliente, como por exemplo se quer uma entrega mais barata e mais demorada ou mais cara porém mais ágil, assim como as opções de pagamento (boleto, pix, cartão).

    5) Amplie a sua presença digital

    No e-commerce é preciso garantir visibilidade, em múltiplos canais, redes sociais. Estar integrado aos maiores marketplaces e aos do seu nicho de atuação, é uma estratégia para vender mais. Mas isso só é possível se mantiver a integração através de um sistema de gestão, o que garante a expansão mas também a organização do negócio.

    Organização interna e performance

    Um negócio organizado, e integrado, garante as melhores experiências de consumo ao cliente, mas também um melhor trabalho ao gestor. Um ERP de confiança integra o site, atendimento, estoque, vendas e entregas, além de fazer a emissão de notas fiscais de maneira automatizada.

    Quanto mais organizado estiver o negócio, melhor será a sua performance de vendas. O ERP garante a sincronização das informações, evitando erros e desperdícios. Também é possível se beneficiar dos relatórios que geram previsão de compras e vendas, acompanhando o estoque em tempo real. O gestor ganha mais mobilidade para gerenciar o negócio de qualquer dispositivo móvel, facilitando o dia a dia e descomplicando a gestão.

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    O autor

    Bling

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