O domínio web é a porta de entrada dos visitantes para o site de sua marca, empresa ou projeto.

O domínio web é a identidade online da sua marca, empresa ou projeto na internet, é o nome pelo qual as pessoas vão identificar e lembrar o seu site. Ter um domínio apropriado contribui para uma presença online sólida e reconhecível, pois facilita o acesso à página da web. 

Um domínio personalizado, que corresponda ao nome de seu negócio, transmite uma imagem mais profissional e confiável aos visitantes, alinhado com a identidade da sua marca e garante a propriedade do nome, desde que você o renove regularmente, com controle total sobre o endereço na web. 

Um nome de domínio relevante para o conteúdo do seu site pode influenciar positivamente os mecanismos de busca. Incluir palavras-chave relevantes no domínio pode melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa. 

+ Registro de Domínio Web: tudo o que você precisa saber

Navegue pelo índice

    Quando o domínio web foi criado? 

    As extensões de domínio web são criadas à medida que o número de sites cresce na internet. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    A internet começou como uma rede militar e acadêmica chamada ARPANET, nos anos 1960. Os primeiros sistemas de endereçamento eram baseados em endereços IP numéricos, como “192.168.0.1″. Esses endereços eram difíceis de lembrar e pouco práticos para os usuários comuns. 

    Para tornar a internet mais acessível, o sistema de nomes de domínio (DNS) foi desenvolvido em 1984. Isso permitiu que as pessoas usassem “hostnames” (nomes amigáveis) em vez de endereços IP numéricos. Então, no lugar de digitar “208.67.222.222”, as pessoas podiam digitar “symbolics.com” — que, inclusive, foi o primeiro domínio registrado do mundo. 

    Em 1998, a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) foi criada para supervisionar a administração dos nomes de domínio e endereços IP na internet. Isso ajudou a padronizar o sistema de nomes de domínio globalmente, começando pelas extensões de domínio de alto nível (TLDs), como .com, .org, .net, .gov. 

    A evolução dos domínios web 

    À medida que a internet se expandia globalmente, novas extensões de domínio específicas de países (ccTLDs) foram introduzidas, como .uk para o Reino Unido, .de para a Alemanha e .br para o Brasil. 

    Nos anos 1990 e 2000, houve uma explosão de sites e empresas online. Isso levou a uma enorme demanda por nomes de domínio, levando à escassez de nomes de domínio curtos e genéricos. Novas extensões de domínio web foram introduzidas, como .info, .biz, .co, .io, .app, .blog, oferecendo mais opções para os proprietários de sites. 

    Posteriormente, a ICANN lançou um programa de expansão de gTLDs em 2012, permitindo a criação de centenas de novas extensões de domínio genéricas, como .guru, .photography, .technology. Com a expansão das extensões de domínio, surgiram desafios legais relacionados à proteção de marcas e direitos autorais online. 

    Quais são as extensões de domínio disponíveis? 

    Existem mais de 1,5 mil extensões de domínio disponíveis para utilização no mundo. Cada uma com sua função e significado associado, variando conforme o contexto e interpretação. 

    • .com: uma das extensões de domínio mais antigas e amplamente reconhecidas, frequentemente associada a empresas e sites comerciais. Muitas vezes, as pessoas consideram .com como a primeira escolha ao criar um site. 
    • .br: extensão de domínio de código de país (ccTLD) para o Brasil. Ela é usada por sites localizados no Brasil e é uma escolha comum para empresas e organizações brasileiras. 
    • .net: originalmente reservada para empresas relacionadas à internet, como provedores de serviços de internet. Agora é usada mais amplamente, associada à tecnologia. 
    • .org: destinada a organizações sem fins lucrativos, essa extensão passou a ser usada por uma variedade de sites, incluindo organizações, grupos de interesse e iniciativas comunitárias. 
    • .online: usada por sites que oferecem serviços ou informações online, sendo adequada para empresas que operam principalmente na internet. 
    • .site: a extensão .site é genérica e pode ser usada para uma ampla variedade de sites. É escolhida por pessoas e empresas que desejam um nome de domínio simples e direto. 
    • .store: usada por lojas online e empresas de comércio eletrônico, indica claramente que o site está relacionado a atividades de compra e venda. 

    Leia também

    Qual nome colocar no meu site?

    Ao escolher o nome do domínio, é importante considerar que a maioria dos acessos à internet são realizados por meio de dispositivos móveis. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Escolher o nome de domínio certo para o site do seu negócio é uma parte crucial da criação de uma presença online eficaz. Um bom nome de site pode impactar positivamente a marca e a visibilidade online da sua empresa. Ele deve ser fácil de lembrar, estar relacionado ao conteúdo que seu site oferece e também promover uma imagem profissional

    1. Seja relevante ao seu negócio 

    Certifique-se de que o nome de domínio reflita o nome da sua empresa ou esteja relacionado ao seu setor ou nicho. Isso ajuda visitantes a identificar imediatamente o que seu negócio faz. 

    2. Mantenha-o curto e simples

    Os nomes de domínio curtos são mais fáceis de lembrar e digitar. Evite nomes muito longos ou complexos. 

    3. Evite caracteres especiais e hifens

    Use apenas letras e números em seu nome de domínio. Caracteres especiais e hifens podem ser confusos e difíceis de lembrar, e podem, inclusive, atrapalhar os resultados da sua audiência. 

    4. Seja único

    Evite infringir direitos autorais ou marcas registradas. Verifique se seu nome de domínio é exclusivo, pois ele não pode ser confundido com marcas concorrentes. 

    5. Pense na pronúncia

    Escolha um nome de domínio que seja fácil de pronunciar e que soe bem quando dito em voz alta. Isso é útil para comunicação verbal e marketing offline. 

    6. Pesquise a disponibilidade 

    Antes de se apegar a um nome de domínio, verifique se ele está disponível para registro. Use ferramentas de pesquisa de domínio na web para isso. 

    7. Considere a extensão de domínio 

    Escolha a extensão de domínio apropriada para o seu negócio. A extensão .com é amplamente reconhecida e usada, mas outras extensões, como .net ou .site, também podem ser consideradas. 

    8. Pense a longo prazo

    Escolha um nome de domínio que você possa manter a longo prazo. Evite modismos ou tendências passageiras que podem se tornar obsoletos. 

    9. Seja descritivo, mas não muito específico

    Um nome de domínio que seja um pouco descritivo do seu negócio pode ser útil, mas evite ser muito específico para que você tenha flexibilidade para expandir seus serviços no futuro. 

    10. Considere o SEO

    Se possível, inclua palavras-chave relevantes em seu nome de domínio. Isso pode ajudar na otimização para mecanismos de busca (SEO) e na visibilidade nos resultados de pesquisa. 

    Como registrar o domínio web de forma fácil?

    À medida que a concorrência online cresce e os nomes de domínio desejáveis se esgotam, agir rapidamente é fundamental. Ao registrar seu domínio, você assegura que ninguém mais possa adquirir o nome pelo período determinado no plano.  

    A Locaweb, por exemplo, oferece o serviço gratuitamente na contratação de uma hospedagem de sites. Além disso, todos os produtos contam com suporte em português, ativo 24 horas por dia e 7 dias por semana. 

    Registre o seu domínio com a Locaweb e comece a construir a sua presença digital!

    Saiba mais
    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

    Veja outros conteúdos desse autor