Quem já precisou fazer um registro de domínio de sites, provavelmente, encontrou diversas opções nacionais e internacionais que ofereciam, basicamente, a mesma coisa. A verdade é que independentemente da sua escolha, a estratégia deve estar atrelada às necessidades do seu negócio. 

Entenda as principais diferenças e vantagens entre os dois domínios no artigo abaixo!  

Navegue pelo índice

    Diferenças entre o registro de domínio nacional e internacional

    Antes de falarmos sobre as diferenças entre comprar um domínio nacional e internacional, você sabe o que é um? Basicamente, é a maneira como você quer ser encontrado na internet.

    Sabe aquele endereço que aparece no navegador quando você abre uma aba, por exemplo, “locaweb.com.br”? O Locaweb é o nome do domínio e o “.br” a extensão. Podemos dizer, então, que um registro de domínio é semelhante ao patentear uma marca. 

    Geralmente, você o adquire durante um ano e renova quantas vezes quiser. Sabendo disso, confira agora as diferenças entre os nacionais e os internacionais:

    Nacionais

    A concessão ao uso do domínio é a principal diferença entre os dois. No caso do nacional, há diversas empresas que dão o direito. No nosso site, você consegue consultar se o nome que deseja está disponível para uso. O melhor é que a consulta é gratuita! 

    A principal vantagem do domínio nacional é a identificação e localização do site no seu país de origem. Inclusive, muitas pessoas costumam procurar com o final “.com.br” quando buscam por empresas brasileiras.

    Internacionais

    Os domínios internacionais ou genéricos, por sua vez, são concedidos por diversas empresas brasileiras e estrangeiras também. Não existe, juntamente com a extensão “.com”, um sufixo similar ao “br”. Por isso, a terminação pode ser em:

    • .com;
    • .net;
    • .info;
    • .org.

    Além disso, não há tanta burocracia, podendo ser feito de forma on-line. 

    Principais vantagens

    O registro de domínio, independentemente se for nacional ou não, possui diversas vantagens. Confira algumas:

    • maior facilidade em encontrar uma marca nativa;
    • maior destaque nos mecanismos de busca nacionais.
    • não exige tanta burocracia;
    • registro feito on-line;
    • ótima opção para empresas que pretendem ingressar na internet e no mercado estrangeiro;
    • registro de proteção mais reforçado. 

    Além disso, para garantir a exclusividade de uma marca, diversas empresas registram mais de uma extensão, assegurando a credibilidade na internet e restringindo possíveis concorrentes de usarem o seu nome.

    Agora que você já sabe tudo sobre registro de domínio, que tal aproveitar para escolher o nome do seu? Entre no nosso site e confira a disponibilidade do seu domínio na internet gratuitamente. 

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

    Veja outros conteúdos desse autor