Quem diria que o URL tem o poder de ajudar na presença digital de uma marca? Nós dizemos e mostramos o porquê ela pode fortalecer a sua presença na web.

Para encontrar alguma coisa na web é só “dar um Google”, certo? Não é bem assim. Na verdade, o Google (e qualquer outro buscador) exibe resultados baseados em uma série de parâmetros, sendo que um dos mais importantes é o URL.

Do inglês Uniform Resource Locator, ou em bom português “Localizador Uniforme de Recurso”, o URL é o endereço utilizado na web para achar sites, imagens, documentos, vídeos, intranet e outros tipos de arquivos digitais.

Para achar a Locaweb na internet, por exemplo, as pessoas precisam digitar o URL https://www.locaweb.com.br na barra de endereços do navegador. Ou clicar no link, que contém nosso URL, trazido pelo mecanismo de busca.

Não tem jeito: ele é quem localiza e nos coloca em contato com os recursos disponíveis na web. E você deve estar se perguntando: como ele pode fortalecer a presença digital de um site?

Acompanhe o que preparamos para você:

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      Como um URL é estruturado

      Para entender melhor a estrutura do URL, vamos destrinchar o endereço da Locaweb: https://www.locaweb.com.br.

      A comunicação entre o navegador e o servidor é indicada pelo HTTP ou HTTPS. Esses são os protocolos de transferência de informação. O HTTPS indica que o site tem um certificado se segurança. O HTTP, sem o S, não tem certificado de segurança.

      1- World Wide Web

      O www é o que indica que aquele URL está na rede de arquivos interligados e executados mundialmente: a internet.

      2- Locaweb (ou o nome da marca)

      É a parte essencial do domínio, ou seja é o nome que escolhemos para nosso negócio. Por meio desse nome é que as pessoas nos reconhecem e nos encontram na internet.

      3- Extensão do URL

      Pode ser .com.br, .com, .net entre tantas outras. Nesse caso, a extensão .com.br indica que é um site comercial brasileiro. Essa parte da URL é chamada de TLD e pode ter uma série de variações. Para saber mais sobre o assunto, leia este artigo sobre como identificar o melhor TLD para negócios digitais.

      Como eu consigo um URL?

      A pessoa que deseja desenvolver sua presença digital precisará de um URL e, para isso, é necessário comprar um domínio com uma empresa especializada.

      A Locaweb não só está autorizada a registrar domínios web, como também se responsabiliza pelos protocolos de internet (IP) e fornece outros protocolos de segurança para seu site, como o SSL – essencial para um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca.

      Também oferecemos TLDs variadas para quem quer personalizar ainda mais seu URL. Aliás, concedemos o registro de domínio gratuito por um ano em uma série de serviços essenciais para colocar um bom site ou loja virtual em pé.

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      O URL como uma estratégia de negócio digital

      Como já foi dito aqui, o URL é o endereço digital de uma marca, onde ela recebe visitas, faz vendas e prospecta pessoas interessadas em seu conteúdo, produtos e serviços. Um URL criado em cima de uma boa estratégia de comunicação resultará em mais visibilidade.

      Nesse caso, o endereço precisa estar inserido em um plano que envolve melhores práticas para mecanismos de busca (SEO) e UX (experiência do usuário quando navega em um site).

      Falando especificamente em URL, um dos fatores essenciais para ser visto como um site confiável é ter um protocolo de transferência de dados seguro, ou HTTPS. Para isso, o site precisa de um Certificado SSL.

      Mas antes de prosseguir, abra uma outra janela com o artigo Como escolher um nome para seu domínio web. Vale ler depois.

      + Registro de Domínio Web: tudo o que você precisa saber

      Por que é importante ter um protocolo HTTPS no meu URL?

      O selo de segurança SSL (Secure Sockets Layer, ou Camada de Soquete Seguro) indica que o site conta com criptografia e proteção a todos os dados trafegados no site. Isso indica, para sua audiência e para os algoritmos, que aquele site é confiável.

      Ou seja, dados sensíveis como informações bancárias, dados pessoais e senhas estão seguras sob sites que contenham o certificado de segurança SSL.

      Os algoritmos reconhecem um site seguro e têm preferência por exibi-los em seus resultados. Os buscadores ranqueiam e indexam melhor sites com bons certificados SSL.

      O Google Chrome, por exemplo, sinaliza claramente um site como “não seguro” quando detecta a falta do certificado SSL. Isso é muito complicado para qualquer negócio online, principalmente para quem ainda está buscando reconhecimento em seu mercado.

      O certificado digital SSL fornecido pela Locaweb é uma ferramenta simples de ser configurada, possui painel próprio e é fornecida pela Global Sign, uma das maiores entidades em certificado para domínio do mundo. Outros benefícios em contratar um certificado SSL para seu site são:

      Compatibilidade universal

      Nosso certificado SSL conversa com navegadores dos mais variados dispositivos – laptops, smartphones, tablets e outros;

      Validação

      Certificados SSL são avaliados e validados por entidades de segurança com boa reputação e autoridade dentro do mercado de tecnologia;

      Suporte

      Empresas de tecnologia que fornecem o certificado SSL privado oferecem suporte a quem contrata. No caso da Locaweb, oferecemos suporte em português, 24h por dia, 7 dias por semana.

      No caso da Locaweb, o certificado SSL protege o site inteiro e tem validade de um ano com renovação automática. Assim, quem é cliente não precisa se preocupar com qualquer questão de segurança.

      Escolha a Locaweb

      A Locaweb oferece opções de planos para certificados SSL e pode ajudar você na configuração do seu site. Além disso, na contratação de um serviço de hospedagem ou de um servidor dedicado conosco, você pode optar por incluir um certificado SSL em sua assinatura.

      O autor

      Priscila Polidoro

      Priscila Polidoro é Analista de SEO na Locaweb, com mais de 11 anos de experiência na área Web e mais de 8 anos na área de Comunicação. Formada em Sistemas para Internet pela FMU e em Jornalismo pela UMC, possui expertise em gestão de projetos, estratégias de growth com mindset data-driven, desenvolvimento web, arquitetura da informação, metodologia ágil, marketing digital e comunicação integrada. Adora programas culturais, é gateira e está sempre buscando maneiras de integrar tecnologia e comunicação de forma eficaz.

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