A Black Friday é uma oportunidade para fazer com que seu faturamento cresça na reta final do ano. Saiba quais são as tendências e venda mais na data
“Quando é a Black Friday 2023?”. Essa pergunta passou pela sua cabeça recentemente? Então, anota aí: este ano será no dia 24 de novembro. Um momento muito aguardado pelo varejo (físico e online) e pelos consumidores, que aproveitam as promoções e novidades.
Os clientes também utilizam a data para adquirir os presentes de fim de ano, aquecendo as vendas. Assim, para ajudar você a aproveitar a temporada, confira as principais apostas para a data neste ano.
5 tendências para a Black Friday em 2023
Antes de dar continuidade às tendências para a época, é essencial ter em mente que o que se pretende fazer em termos de descontos e/ou promoções realmente tem que ser factível e condizente com o seu negócio.
A data é uma ótima oportunidade para conquistar novos clientes e fidelizar os que já existem, caprichando em todas as etapas da jornada de vendas. Aproveite a ocasião para:
- Aumentar a visibilidade em torno da marca, muito antes do período, divulgando seus produtos e serviços de forma estratégica.
- Humanizar suas ações, fortalecendo os laços que já com os clientes.
- Mostrar seus diferenciais em relação aos concorrentes, como as vantagens ao adquirir a sua oferta.
- Criar benefícios como programa fidelidade, entre outras iniciativas.
Agora, vamos às tendências para você adotar em seu negócio, independente do segmento de atuação.
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1. Descontos a valer
Para se planejar e faturar alto, vale a pena analisar três fatores no que diz respeito ao que você vende:
- Quais são as mercadorias que você, de fato, pode conceder um desconto atrativo.
- Quais produtos estão há algum tempo no seu estoque e que podem ter na Black Friday uma oportunidade para desencalhar de vez.
- E, por fim, quais são aqueles itens que são seu carro-chefe, ou seja, que vendem bem e podem ser considerados uma isca para atrair clientes recorrentes e novos para seu e-commerce.
Ao levar tudo isso em consideração, verifique se você tem itens suficientes em estoque para não prometer vender mais do que tem de fato e evitar dores de cabeça futuras.
Entre os descontos que podem ser aplicados, para além de percentuais gerais, pense em estratégias como:
- A tradicional “Leve três, pague dois”.
- Descontos progressivos em compras superiores a um determinado valor.
- Descontos adicionais caso seja comprado um item específico (uma chance para “desencalhar” aqueles parados no estoque como explicamos).
- Planos VIP, caso a pessoa faça assinaturas premium, ofereça descontos extras em determinados produtos e serviços.
2. Phygital: união do melhor dos dois mundos
Não é de agora que a experiência phygital passou a ser uma necessidade. Com a pandemia, essa modalidade de atuação tornou-se realidade.
Mas, o que é phygital? O termo phygital vem da fusão das palavras em inglês physical (físico) e digital.
De forma simples, nada mais é do que a integração entre o mundo físico, com o mundo digital. Sim, pode (e deve!) existir a essa integração. É importante que haja uma incorporação entre o que é praticado nas lojas com o que é feito no seu e-commerce. E o inverso também!
Atendimento, relacionamento e proposta de valor devem seguir a mesma dinâmica sem rupturas. O cliente precisa ter suas necessidades atendidas em todos os canais – e de forma integrada. Hoje, com as tecnologias disponíveis, não é mais aceitável, sob o ponto de vista do consumidor, ser forçado a realizar uma tarefa, obrigatoriamente, em apenas um canal específico.
3. Aposta em influenciadores
Cada vez mais nichados e com uma proposta de relacionamento diferenciada com seus seguidores nas mídias sociais, os digital influencers podem ajudar a dar mais visibilidade à sua marca, bem como ampliar as vendas dos seus produtos e serviços.
Mas, ao invés de focar na quantidade de seguidores que um determinado influenciador tem, analise se a pessoa em questão representa sua marca. Não só em termos de produto e sim de valores.
Pode ser que, embora a pessoa em questão tenha uma boa performance e audiência, suas causas não sejam aquelas próximas as suas. E isso pode gerar um efeito inverso, prejudicando a imagem e reputação da marca.
Assim, faça o dever de casa avaliando comentários nas redes e posts, recentes e antigos, antes de contratar o influenciador.
4. Personalize seu relacionamento
Ao humanizar a relação com o seu cliente, personalizando todos os pontos de contato, você pode gerar uma sensação de pertencimento. Foi o que apontou uma pesquisa realizada pela Infopib. O levantamento indicou que 54% das pessoas entrevistadas não gosta de ser tratada de forma impessoal, sem considerar, por exemplo, características como o próprio nome.
Além disso, ao realizar recomendações de compra com base no histórico anterior que o consumidor possua em sua base, as chances de deixá-lo satisfeito são maiores. Lembre-se: é preciso se conectar com as pessoas certas e no momento certo da jornada de compra, personalizando o relacionamento.
5. Atenção com suporte
Igualmente é essencial pensar em fortalecer os canais de atendimento, que podem congestionar durante a Black Friday. Assim, uma forma inicial de melhorar a questão é apostar no uso de chatbots, automatizando contatos iniciais.
Mas, ofereça uma experiência omnichannel, a qual consiste em usar simultaneamente e de forma interligada diferentes canais de comunicação e serviços, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, melhorando assim a experiência entre marca e consumidor.
Para tanto, invista em softwares de relacionamento, como os de Customer Relationship Management (CRM), pelos quais se registre todos os contatos realizados com seu consumidor. E instrua seu time de vendas e de relacionamento a inserir as informações para que todos possam operar na mesma página.
Contudo, não esqueça de humanizar o processo. Uma das reclamações mais comuns é a de pessoas que estão cansadas de “dialogar” com robôs. Portanto, em algum momento, é preciso que alguém análise e, se for preciso, entre em contato direto com o cliente, resolvendo a questão.
Agora, se você é uma daquelas pessoas que “só acredita vendo”, confira algumas estimativas sobre vendas para este ano.
Estimativas de vendas da Black Friday 2023
De modo geral, o período é uma excelente oportunidade de ampliar as vendas do varejo. De acordo com a pesquisa Panorama do consumo na Black Friday 2023 conduzida pelo Grupo Globo, estima-se que o varejo vai crescer neste segundo semestre do ano, em especial nos últimos meses. E os segmentos de mercado que tendem a faturar mais são:
- Tecidos, vestuário e calçados, com 5% de crescimento estimado.
- Equipamentos e materiais para escritório, informática e telecom, com 3% de aumento.
- Supermercados, com 2% de crescimento.
- Móveis e eletrodomésticos, com 1% de aumento nas vendas.
Em relação ao e-commerce, a tendência é de que o aumento do faturamento em 2023 seja de 10%, o que corresponderia a um total de 186 bilhões de reais, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AbComm), citados no mesmo estudo.
Já quando o assunto é perfil de consumidor, aqueles que pertencem às classes A e B pretendem comprar mais na Black Friday deste ano. Ainda segundo o levantamento do Grupo Globo, 62% dos entrevistados dessa classe econômica disseram que irão aproveitar o período para adquirir algo e, para isso, irão investir em pesquisa: 81% das 2 mil pessoas que responderam ao estudo disseram que buscam informações dos produtos antes de gastar o seu dinheiro.
Ou seja, é um bom momento para caprichar e otimizar o seu e-commerce, melhorando aspectos como conteúdo, layout, técnicas de SEO, entre outros pontos. Ainda tem dúvidas se vale a pena fazer algum esforço para vender na Black Friday? Aproveite e confira também alguns números do que aconteceu no ano anterior.
Black Friday 2022 em números: saiba como foi
No ano anterior, ao longo da semana que antecedeu a Black Friday até a Ciber Monday, que é realizada após a data, o faturamento registrado dos lojistas foi da ordem de R$ 6,1 bilhões, com 7,1% de taxa de recompra. O dado foi divulgado em uma pesquisa conduzida pela All in e Locaweb, junto da Americanas, Vindi, Octadesk, Melhor envio e Neotrust.
Sobre a recompra, vale lembrar que para além de novos clientes, é importante manter os atuais. E um consumidor satisfeito e bem atendido certamente torna a comprar, o que foi confirmado pelo dado informado anteriormente.
Além disso, 61,4% das pessoas preferem realizar suas compras pelo mobile, o que faz dos investimentos em sites e canais por este meio uma condição importante a ser observada pelos lojistas. Quanto aos segmentos mais comprados em 2022, estiveram:
- Eletrodomésticos;
- Eletrônicos.
- Telefonia.
- Moda.
- Acessórios.
- Informática.
Com todas essas dicas, as chances de você conseguir ver seu faturamento aumentar são grandes. Portanto, invista em bons prazos de entrega, condições especiais, bom relacionamento e diversidade nos meios de pagamento. Assim, você garante o sucesso do seu negócio!
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