Assistimos a ascensão do varejo online, as incertezas sobre os rumos da economia e consequentemente do consumo devido à pandemia. Agora, está chegando a hora de uma das principais datas para o comércio eletrônico: a Black Friday.

Muito se discute sobre quais ações e estratégias podem ser adotadas para converter novos clientes e oferecer uma experiência cada vez mais digital para as últimas semanas do ano. 

O estudo “Panorama de Consumo na Black Friday“, conduzido pela Globo, trouxe à luz informações interessantes. Nele, foi constatado que 10% dos consumidores aderiram às experiências de live commerce durante a última Black Friday, uma modalidade ainda recente em solo brasileiro. Além disso, 80% dos clientes já efetuaram compras através de canais de vendas emergentes, tais como WhatsApp ou as redes sociais das lojas.

Pensando nisso, montamos um checklist para a Black Friday com as melhores dicas para que você possa aproveitar a data. Confira!

Passo a passo para montar o seu checklist para a Black Friday:
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      1) Comece antecipadamente

      É importante destacar sobretudo que o planejamento de Black Friday e datas sazonais deve ser iniciado com pelo menos um mês de antecedência, considerando implementação de novas ações e fases de testes.

      34% dos clientes já estão começando suas pesquisas para adquirirem produtos e se conectarem com as marcas nas quais irão interagir. Nesse momento é preciso atrair novos públicos, trabalhar seu posicionamento e estimular campanhas de cadastro para construir uma base de contatos com potenciais clientes. 

      Adicione um formulário no seu site para cadastro em newsletter, recebimento de promoções e alertas, download de materiais, acesso a grupos e listas de transmissão. 

      Outra fórmula de sucesso é garantir que todos aqueles que acessem o seu site, possam receber notificações como pop-ups e campanhas de mídia segmentadas nas redes sociais – aproximando sua empresa de forma personalizada. 

      Lembre-se de fazer publicações nas suas redes sociais e estimular o tráfego para suas páginas com o uso de links. Além disso, considere ações especiais para seus canais, dessa maneira você poderá estimular a interação de outras pessoas por múltiplas plataformas. 

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      2) Prepare a sua página para uma boa navegação

      Se você já tem um site, está na hora de identificar quais são as melhorias que podem ser aplicadas nele. Para garantir a navegação e segurança no tráfego de informações, é necessário atentar-se a alguns cuidados que podem interferir na estabilidade da sua página. 

      O primeiro cuidado começa diretamente pela hospedagem de sites, ou seja, a sua infraestrutura. Normalmente em épocas sazonais, os números de visitantes e tráfego podem aumentar. Nesse caso, hospedagens gratuitas ou compartilhadas podem não oferecer a estabilidade que o seu site precisa. Nesse caso, procure por suporte de desenvolvedores ou pelo host do seu site, e certifique-se de que o tráfego que você espera receber está compatível com a sua solução de hospedagem. 

      Além disso, indique que o seu site é seguro através do Certificado SSL, – aquele cadeado que aparece antes do ‘’www’’. Essa é a forma de garantir ao seu cliente que o ambiente está preparado para uma compra segura.

      checklist black friday

      3) Ofereça um método de pagamento seguro

      Outro cuidado fundamental é garantir que os processos de compras e transações online estejam operando normalmente e protegem as informações dos clientes. Para quem vende online é imprescindível contar com um gateway e intermediadores de pagamento. Essas soluções serão responsáveis por todo processo de compras, comunicação com instituições financeiras, conclusão e recebimento de pagamentos em segurança na internet. 

      Muitos clientes acabam não concluindo suas compras ao se depararem com processos instáveis e inseguros – e que não possuem um check-out transparente. Acrescente esses cuidados no seu checklist para Black Friday e comece a revisão dos seus processos!

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      4) Invista em mobile  

      As vendas por mobile já estão em 2° lugar em número de compras e ocupam uma posição de destaque para diversos segmentos. Ter um app próprio que ofereça ainda mais praticidade e personalização aos clientes é uma boa opção.

      Para apostar nisso, é preciso encontrar uma plataforma que ofereça múltiplos recursos para personalização com a sua marca, recursos para divulgação de novidades e notificações push, uso de inteligência artificial e fácil gestão para administração dos pedidos e atualizações frequentes. Isso pode diminuir os custos de taxas com marketplaces e otimizar seu investimento com outras mídias

      5) Potencialize suas redes sociais 

      Existe uma competência ainda maior por trás das redes sociais quando operam em conjunto com todos os seus canais: elas podem ser responsáveis por turbinar suas estratégias, aumentar o tráfego e alcance das suas ações. 

      Com as atualizações mais recentes, redes como Instagram, Facebook e WhatsApp já se adequaram para a operação de vendas. Recursos como vitrine, shopping e marketplace permitem que diversas marcas iniciem e automatizem os seus processos de vendas pelas redes sociais. 

      Para potencializar suas redes sociais no período de Black Friday (e ao longo do ano), crie conteúdos de qualidade e que possibilitem interações. Aposte em uma identidade visual e explore os múltiplos formatos que cada rede oferece. Lembre-se de adicionar promoções e divulgações que sejam verdadeiras e que estimulem o tráfego para outros canais como sites, blogs, e etc. 

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      6) Acompanhe e aposte em novos recursos para experiências digitais

      Agora que você chegou até aqui, já sabe como montar um cheklist para a Black Friday e deve ter notado que todas as ações e estratégias valem para qualquer período do ano, não é mesmo? 

      Ao investirmos em presença digital, costumamos encontrar diversos benefícios que podem otimizar as nossas ações e nos tornar ainda mais eficazes para alcançar novos públicos e fidelizar contatos. 

      A principal tarefa de empreendedores que querem crescer no ambiente digital começa por trás de suas próprias ações: no acompanhamento de métricas e indicadores que quantificam seus esforços e promovem um entendimento completo do desempenho da sua marca na internet.

      Sites, lojas, e-mail marketing, apps e redes sociais promovem recursos essenciais para quem quer começar e identificar resultados tangíveis. Por isso, aposte em uma análise completa antes, durante e após suas ações. 

      E para garantir resultados a médio e longo prazo, esteja por dentro de novidades do mercado digital e aposte em recursos complementares e conectadas a todos os seus canais digitais. Dessa maneira você estará aumentando a experiência e engajamento dos seus clientes. 

      E então, curtiu nossas dicas? Montou o seu cheklist para a Black Friday? Continue acompanhando todas as novidades do Blog Locaweb e fique por dentro de novos insights para o seu projeto na internet.

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      O autor

      Juliana Fernandes

      Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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