Deixar seu site pronto para a Black Friday depende de uma série de ações nos bastidores. Esteja atento a estes pontos e prepare-se para vender muito mais
Anote aí: todos os anos, o fim de novembro é o momento da Black Friday, uma das principais datas comerciais do varejo. Em torno desse dia, muitas empresas desenvolvem a Black Week (uma janela de uma semana de ofertas) ou mesmo a Black November (um mês inteiro de promoções), variando a oferta para garantir bons resultados.
A Black Friday ganhou tanta expressão no Brasil que muitas pessoas aproveitam a época para antecipar as suas compras de Natal. Para aproveitar a forte demanda dos clientes e vender muito, é preciso estar bem preparado. Afinal de contas, se o site não rodar perfeitamente, a estratégia de vendas não fará milagre.
Preparar seu site ou e-commerce para a Black Friday 2024 exige uma revisão completa da sua plataforma e da sua estrutura comercial, além de muito planejamento e de uma execução eficiente. Por isso, esteja pronto para arregaçar as mangas.
Neste artigo, vamos apresentar as principais recomendações para quem deseja ter um site que funcione perfeitamente na Black Friday. Essas boas práticas, por sinal, podem servir para todos os momentos da vida do seu negócio.
Além disso, vamos passar por uma série de aspectos essenciais para faturar muito mais na Black Friday – do planejamento à execução, é preciso estar atento a muitos itens. Mas, com nossa ajuda, você chega lá.
Então vamos começar?
Quando vai acontecer a Black Friday em 2024?
A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Em 2024, a data cai no dia 29, bem no finalzinho do mês. Isso faz com que o intervalo entre a Black Friday e o Natal seja pequeno, criando o desafio de “virar” o site (e as campanhas de marketing) de uma data promocional para outra rapidamente.
Por outro lado, a proximidade entre as datas deverá criar uma temporada ampliada de fim de ano, já que 20% dos consumidores entrevistados na Pesquisa de Intenção de Compra Black Friday 2024, da Wake (empresa de soluções digitais do Grupo LWSA), aproveitam a Black Friday para antecipar as compras natalinas. O estudo verificou que 66% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday e 23% ainda não sabem.
Qual é a importância da Black Friday para o e-commerce?
A Black Friday é uma das maiores datas promocionais do calendário do e-commerce brasileiro. Em 2023, a Black Friday movimentou R$ 5,2 bilhões em faturamento para as mais de 2.500 empresas pesquisadas, com um ticket médio de R$ 639,47 e 8,2 milhões de pedidos.
A data é especialmente importante para as categorias mais procuradas neste período do ano: eletrodomésticos (20,6%), eletrônicos (15,2%) e telefonia (11,7%). O que não significa que a Black Friday não envolva outros segmentos: em 2024, 55% dos consumidores desejam comprar itens de necessidade, como alimentos, bebidas e produtos de higiene pessoal e beleza.
Isso mostra que há oportunidades na Black Friday para todos os segmentos do e-commerce. Por isso, a data não precisa apenas fazer parte do seu calendário promocional: ela deve ser uma prioridade no seu planejamento.
Melhores canais para promover seu e-commerce na Black Friday
No Brasil, a Black Friday é uma data focada no e-commerce – ao contrário do que acontece nos EUA, onde as promoções sempre foram mais fortes no varejo físico. Embora nos últimos anos mais e mais varejistas físicos tenham colocado a Black Friday em seu calendário, o consumidor brasileiro busca principalmente os meios digitais na hora de pesquisar e comprar.
Isso não significa, porém, que seja possível ignorar o comportamento omnichannel dos consumidores. O ideal é que, se o seu negócio estiver em mais de um canal de vendas, seja possível integrar a comunicação entre os vários pontos de contato. Esse tipo de abordagem é capaz de impactar positivamente o público comprador, pois chama a atenção dele em todos os meios de comunicação (site, redes sociais, e-mail marketing e até mesmo na loja física).
Além disso, durante a Black Friday é comum que as pessoas tenham dúvidas e queiram esclarecê-las o mais rápido possível. E quanto mais rápido elas são respondidas, maior a chance de efetivar a venda. O ideal é contar com uma ferramenta que integre seus meios de comunicação e faça a gestão em um único lugar.
Existe uma competência ainda maior por trás das redes sociais quando operam em conjunto com todos os seus canais: elas podem ser responsáveis por turbinar suas estratégias, aumentar o tráfego e o alcance das suas ações.
Redes como Instagram, Facebook e WhatsApp têm diversos recursos que favorecem a operação de vendas. Recursos como vitrines, shopping e marketplace permitem que diversas marcas iniciem e automatizem os seus processos de vendas pelas redes sociais.
Para potencializar suas redes sociais no período de Black Friday (e ao longo do ano), crie conteúdos de qualidade e que possibilitem interações. Aposte em uma identidade visual e explore os múltiplos formatos que cada rede oferece. Lembre-se de adicionar promoções e divulgações que sejam verdadeiras e que estimulem o tráfego para outros canais, como o seu e-commerce e blogs.
Tipos de hospedagem para o seu e-commerce
Sabe qual é a melhor maneira de confirmar se o seu site aguenta o volume de visitantes da Black Friday? Perguntando. A resposta pode vir ao conversar com o desenvolvedor ou diretamente com o suporte técnico da empresa que hospeda o site.
O ideal é tomar uma referência pela quantidade de acessos nas datas de pico e acrescentar uma margem de segurança: assim, o diagnóstico será mais seguro e você diminui o risco de ter uma surpresa desagradável.
Pode ser que você precise de um upgrade no seu plano, pode ser que não. O importante é não tapar o sol com a peneira e fazer o que precisa ser feito. Para tirar de vez suas dúvidas, conheça os tipos de hospedagem de sites e suas principais características:
1) Hospedagem Compartilhada
EEssa é a modalidade de hospedagem mais popular e acessível entre as opções viáveis para um e-commerce. Nesse espaço, os sites compartilham o mesmo servidor físico e os mesmos recursos tecnológicos, como processamento de dados, armazenamento e memória.
É necessário, no entanto, entender qual o volume de acessos simultâneos esperado na Black Friday, pois é preciso garantir que não haja perda de performance nessa época de vendas. Nossa recomendação é conversar com o fornecedor de hospedagem para dimensionar sua estrutura de hospedagem para a Black Friday e garantir que tudo correrá bem.
Entre as principais características da hospedagem compartilhada da Locaweb estão:
- Ótimo custo-benefício;
- Backup e restore inclusos, de acordo com o plano contratado;
- Compartilhamento de recursos do servidor;
- Configuração facilitada;
- Recursos adicionais, como Domínio de site gratuito, Certificado de Segurança SSL gratuito, caixas de e-mail e Conta FTP de acordo com o plano contratado;
- Recursos ilimitados, como armazenamento e transferências de dados;
- Suporte técnico em português 24h por dia, 7 dias por semana.
Para a maioria das operações de e-commerce, a hospedagem compartilhada será suficiente para atender à demanda na Black Friday. É sempre importante, porém, analisar qual será o impacto da data comercial sobre a demanda do seu site.
Dependendo da categoria e dos seus esforços de marketing, o número de acessos poderá se tornar grande demais. É preciso ter cuidado no dimensionamento da carga do site para garantir uma boa performance.
2) Hospedagem WordPress
Esse modelo de hospedagem foi pensado para receber sites projetados com o sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) WordPress. A compatibilidade com o sistema aumenta a eficiência da operação e otimiza o desempenho do site.
As principais vantagens que um site obtém na adoção da Hospedagem WordPress da Locaweb são:
- Alta velocidade de processamento;
- Armazenamento SSD;
- Atualizações automáticas da plataforma WordPress;
- Backup e restore inclusos, de acordo com o plano contratado;
- Otimização para o desempenho do WordPress;
- Plugins pré-instalados;
- Recursos adicionais como Domínio de site gratuito, Certificado de Segurança SSL gratuito, caixas de e-mail, Conta FTP de acordo com o plano contratado;
- Suporte especializado (no caso da Hospedagem WordPress pela Locaweb, são 24h por dia, 7 dias por semana, em português).
Se o seu e-commerce foi desenvolvido em WordPress, essa é uma opção relevante a ser considerada, pois a expertise da Locaweb em Hospedagem traz mais segurança, confiabilidade e escalabilidade para sua operação online.
3) Hospedagem Dedicada
EssaEssa solução é indicada quando o seu e-commerce tem grandes volumes de acessos simultâneos e a hospedagem compartilhada já não consegue entregar o desempenho necessário, mesmo em períodos normais (imagina então na Black Friday!).
Na Hospedagem Dedicada, um servidor físico é dividido em vários servidores virtuais, e cada um passa a funcionar de maneira autônoma. Dessa forma, mesmo compartilhando recursos físicos, a configuração é definida de forma específica para cada cliente.
Essa opção traz mais velocidade para o site e reduz a possibilidade de o e-commerce ficar fora do ar por ter muitos acessos simultâneos.
Entre as principais características da hospedagem dedicada estão:
- Backup e restore inclusos, de acordo com o plano contratado;
- Criação de sites sem limite ;
- Ótimo custo-benefício;
- Painel de controle intuitivo;
- Recursos dedicados com infraestrutura VPS;
- Recursos adicionais, como Domínio de site gratuito, Certificado de Segurança SSL gratuito, caixas de e-mail e Conta FTP, de acordo com o plano contratado;
- Servidor localizado no Brasil;
- Suporte técnico em português 24h por dia, 7 dias por semana.
Utilizando o mesmo painel de gestão da hospedagem compartilhada, a hospedagem dedicada Locaweb oferece mais flexibilidade e controle, sem abrir mão de uma operação intuitiva que simplifica a gestão do seu e-commerce.
4) Hospedagem Gratuita
Precisamos ser francos com você: essa não é a melhor opção para quem tem um comércio online, muito menos para vender na época da Black Friday. Se é o seu caso, considere fazer a migração bem antes dessa época de vendas.
Na hospedagem gratuita há um limite estabelecido para transferência de dados e número de visitas, com inclusão de publicidade no site e espaço limitado de armazenamento. Além disso, a infraestrutura é dividida entre uma infinidade de outros sites e a oferta de funcionalidades é bem reduzida.
Geralmente, a hospedagem gratuita é um produto de entrada e cumpre o papel de “ponte” para aquisição de pacotes pagos. Para um e-commerce que deseja ter um bom desempenho na Black Friday, porém, definitivamente não é uma boa opção.
A Locaweb, temos mais de 25 anos de experiência em hospedagem de sites, muito antes da Black Friday aterrissar por aqui. E com custo-benefício muito favorável. Conheça nossos planos.
11 dicas para preparar seu e-commerce para a Black Friday
Agora que você já entendeu a importância da Black Friday e que é necessário integrar toda a sua comunicação em torno da data, é hora de apresentar 11 dicas práticas para deixar seu e-commerce preparado para vender muito.
1) Estabeleça os objetivos da campanha
Para começo de conversa, é preciso definir quais serão os objetivos a serem alcançados durante a Black Friday. Existem diversas possibilidades, como aumentar as vendas, ampliar o ticket médio, aumentar o índice de recompra dos seus melhores clientes ou melhorar a margem do negócio – e cada uma delas tem indicadores e prioridades diferentes.
A partir dos objetivos, defina quais serão os indicadores (KPIs) que você vai analisar na data. Afinal de contas, o que não se mede não se controla.
2) Defina a data de início e término da campanha
Defina qual é o período que conta como Black Friday para você: somente a sexta-feira, a semana inteira, a segunda quinzena de novembro, o mês todo. Nos últimos anos, a Black Friday virou uma Black November – e isso é muito bom para o varejo e para os consumidores!
Até alguns anos atrás, praticamente todas as ações promocionais se concentravam na quinta ou sexta-feira da Black Friday. Com isso, não havia tempo para fazer correções de rota: o sucesso ou fracasso da campanha inteira era definido em questão de horas.
Esse cenário também fazia com que fosse muito mais caro investir em publicidade para a Black Friday – afinal de contas, todo mundo queria falar com os mesmos consumidores no mesmo momento. Era preciso oferecer descontos insustentáveis e pagar caro pela divulgação. Difícil fazer a conta fechar dessa forma.
Em 2023, a Black Friday foi muito mais inteligente e estratégica. O maior volume de cadastros no e-commerce aconteceu nas duas semanas anteriores à data promocional, mostrando que os clientes se prepararam durante o mês inteiro. Ao fazer os cadastros antecipadamente nos sites, eles passaram a receber ofertas exclusivas, puderam se planejar melhor e facilitaram seu checkout na hora de efetivar a compra.
Segundo dados da Wake, o dia mais intenso de vendas em 2023 foi a própria sexta-feira da Black Friday (24/11), com 12% do faturamento total da campanha, mas os consumidores aumentaram o volume de compras durante todo o mês. O varejo realizou promoções desde o fim de outubro, procurando atrair clientes com diferentes ofertas.
Com essa estratégia, aumentaram as oportunidades de relacionamento com o consumidor. Em vez de todo mundo competir pela atenção em um único dia, foi possível explorar possibilidades ao longo de uma temporada de quatro semanas, experimentando campanhas, promovendo diferentes produtos e gerando diversos momentos para vender.
3) Crie promoções atrativas e competitivas
A Black Friday ficou conhecida por oferecer descontos atraentes e ofertas especiais, estimulando os clientes a procurar oportunidades vantajosas. Quando os consumidores veem uma vantagem real na compra, aumenta a possibilidade de concluir a transação.
Promoções-relâmpago ou ofertas por tempo limitado são recursos que ajudam a impulsionar as compras, já que os clientes sentem que precisam agir rapidamente para aproveitar a promoção. Ofertas do tipo “leve 3 pague 2” ou descontos progressivos (em que o segundo item sai com um desconto maior que o primeiro) também são possibilidades interessantes.
É importante distribuir as promoções em vários pilares. Aproveite a data para liquidar estoques e se desfazer de produtos sazonais, mas não deixe de apostar em produtos que terão boa saída – especialmente se o seu objetivo está mais ligado a aumentar as vendas do que a ampliar as margens do negócio.
4) Otimize a performance do site para velocidade e eficiência
Ainda que a Black Friday não seja mais uma ação promocional que dura um único dia, a performance do site continua sendo muito importante. Um site lento ou inacessível é uma receita certa para o cliente deixar para depois (para nunca mais?) ou simplesmente ir para um concorrente.
No estudo da Wake referente às expectativas para a Black Friday 2024, 20,4% dos consumidores disseram que o mau funcionamento do site ou app (má usabilidade ou erros no carrinho e no pagamento) é um motivo para desistir de comprar, mesmo diante de uma boa oferta. Por isso, não é um assunto para ser deixado em segundo plano.
Além disso, uma navegação simples e intuitiva pelo site é um dos fatores influenciadores no ranqueamento em sites de buscas, como o Google. Sites velozes e eficientes tendem a estar nos primeiros resultados das pesquisas, o que aumenta seus acessos e a possibilidade de vender.
Os visitantes devem ser capazes de encontrar facilmente produtos, categorias e informações importantes. Também aprimore a funcionalidade da pesquisa para que os clientes possam encontrar o que estão procurando de forma rápida. Coloque em destaque suas principais ofertas da Black Friday na página inicial e em locais estratégicos do site, para que os clientes as vejam imediatamente.
Também cuide para que todas as informações importantes estejam disponíveis e possam ser facilmente encontradas: boas fotografias dos produtos e em ângulos variados, descrição completa, disponibilidade de cores, modelos, tamanhos e um botão de comprar em posição de destaque nas páginas de produtos.
Outro ponto importante é criar URL rastreáveis para os produtos em promoção e páginas do site, para que seja possível acompanhar o movimento do tráfego de visitantes. Isso serve para melhorar a comunicação e trazer elementos que impulsionem mais compras nas páginas que recebem mais visitas. O monitoramento pode ser feito por ferramentas como o Google Analytics.
Como performance é importante, ter um método de login rápido e fácil também faz diferença. Facilite o cadastro por meio do login com contas de redes sociais e do Google. Quanto mais facilitada for a experiência de compra, maior a chance de efetivar a venda. Qualquer barreira pode ser suficiente para o público consumidor “pensar melhor” e abandonar o carrinho.
5) Faça uma revisão completa do estoque e logística de entrega
Um dos grandes erros que podem ser cometidos é ter problemas de estoque ou logística. Vender e não entregar é um erro mortal, pois quebra a confiança dos clientes e faz com que ele dificilmente volte. Não existe segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão.
Assim, dedique atenção à posição do seu estoque e da logística. Se possível, faça um inventário para garantir que as quantidades de cada produto indicadas no sistema realmente existem e podem ser vendidas. Você terá problemas se descobrir que no estoque constam 5 unidades de um produto, mas que elas estão quebradas ou não existem.
A logística é outro aspecto que merece cuidados. Revise os acordos com as transportadoras para garantir (e se possível melhorar) o tempo de entrega. O e-commerce é um negócio de velocidade: 24% dos consumidores ouvidos em 2024 pela Wake dizem que o prazo de entrega é um fator que faz escolher uma loja em vez de outra.
Os processos internos também merecem revisão. Qualquer minuto ganho com uma melhor organização dos produtos no estoque ou com um processo novo de separação ou embalagem traz ganhos de eficiência que reduzem custos e aumentam a satisfação dos consumidores.
6) Reforce o atendimento ao cliente para lidar com o aumento da demanda
Com o aumento do número de pedidos vem um crescimento no número de solicitações ao SAC da empresa. Seja por meio dos canais de contato nos marketplaces, no e-commerce ou pelas redes sociais, esse volume extra precisa ser atendido – deixar um cliente sem respostas pode gerar uma grande insatisfação.
Prepare sua área de suporte para atender os clientes com eficiência, mesmo diante do maior número de pedidos. Se for preciso, contrate mais pessoas. Mas, antes disso, avalie a possibilidade de contar com um chatbot para resolver as principais dúvidas e crie uma FAQ (página de perguntas mais frequentes) para que o cliente possa resolver suas dúvidas sem precisar contatar um atendente.
7) Diversifique as formas de pagamento para facilitar compras
A importância dos meios de pagamento é enorme em qualquer situação. Nesta Black Friday, 26% dos consumidores dizem que contar com as melhores formas de pagamento é um aspecto que os faz escolher uma determinada loja. A oferta de cupons e cashback é valorizada por 32,9% do público, mostrando que ter uma variedade de opções aumenta a possibilidade de que sua loja seja escolhida.
Os meios de pagamento são um fator importante na decisão de compras e uma forma de conhecer melhor os clientes. Por isso, precisam ser tratados de forma estratégica pelos varejistas. E isso passa por estes 5 pontos:
Saiba quais são os meios de pagamento preferidos
Oferecer um meio de pagamento pouco utilizado, como uma criptomoeda, traz uma imagem de inovação, mas pode não gerar tantos resultados diretos. Para vender mais, identifique quais são os meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores – e tenha processos de checkout rápidos, simples e eficientes.
Normalmente, os meios de pagamento mais usados no e-commerce são o cartão de crédito (parcelado ou à vista) e o Pix. Já nas lojas físicas, também aparecem o cartão de débito e mesmo o dinheiro. Então priorize esses métodos, otimizando o checkout físico ou virtual.
Simplifique as etapas
No mundo físico, otimizar o checkout pode envolver o uso de sistemas PDV mais velozes, o treinamento dos colaboradores e o correto cadastramento e cuidado com os códigos de barras. Já no e-commerce, um bom checkout precisa evitar o preenchimento de dados desnecessários.
Use os dados de sua plataforma de analytics para entender se existe um abandono de carrinho excessivo em alguma fase do checkout – isso indica onde é importante agir primeiro.
Garanta a responsividade
Existem mais de 6,7 bilhões de smartphones no mundo – e esse número deve bater os 7 bilhões já em 2024. É impossível ignorar a força dos dispositivos móveis, e uma boa parcela das suas vendas acontece por meio de celulares, tablets ou até mesmo wearables.
É muito importante garantir que a experiência do cliente funcione bem em qualquer dispositivo. Localizações de botões, visualização dos meios de pagamento e campos para preenchimento de dados precisam ser otimizados de acordo com o dispositivo. Seu e-commerce precisa se adaptar ao dispositivo do cliente para alcançar melhores resultados.
Reduza o atrito
Digitar o número do cartão de crédito é um momento que racionaliza a experiência de compra e tira o encantamento. Se possível, elimine essa etapa, convidando o cliente para recursos de compra com um clique e reconhecendo clientes recorrentes. Capture detalhes na primeira compra para simplificar a recompra.
Ofereça benefícios
Os meios de pagamento podem ser usados para estimular a fidelidade do cliente e aumentar a margem do seu negócio. Oferecer uma condição especial de pagamento ou parcelamento, caso a compra seja paga via Pix, com o cartão da loja ou em uma parceria com uma operadora, é uma forma de direcionar as vendas para o meio mais favorável ao varejo.
Outras possibilidades importantes do uso de meios de pagamento são os programas de fidelidade e o cashback. Oferecer descontos a partir da pontuação dos programas ou do saldo de compras anteriores estimula o cliente a aproveitar essa oportunidade – e com isso você mantém o cliente ativo sem investir tanto em ações de publicidade.
8) Invista em segurança virtual para proteger dados de transações
Na Black Friday 2023, o número de tentativas de ações fraudulentas caiu 36% na comparação com o ano anterior – foram 35,4 mil tentativas, representando quase R$ 50 milhões em fraudes evitadas. O setor automotivo foi o que mais sofreu com tentativas de fraudes, seguido por ferramentas e bebidas.
Os dados mostram que o e-commerce está mais atento aos prejuízos trazidos pelas fraudes. A Black Friday é uma época em que os cibercriminosos ficam à espreita, esperando uma instabilidade dos sites para invadir e roubar dados.
Um site com Certificado SSL Wild Card garante segurança para o dono do site e para as pessoas que nele trafegam. Ele garante que os dados estejam criptografados e protegidos em caso de invasões. E por ser avaliado como um ambiente seguro, seu site passa a ser considerado mais relevante pelos mecanismos de busca, como o Google.
Quando não existe o certificado, a situação se complica. Além dos mecanismos de busca não considerarem o site relevante, o visitante receberá um alerta informando que o ambiente não é seguro, o que diminui o tráfego. Muitos clientes preferem desistir e acessar um concorrente a correr o risco de terem seus dados capturados por criminosos.
O Certificado de Segurança SSL da Locaweb tem chancela da GlobalSign – autoridade mundial no assunto – e garante contra quebra de criptografia. Considere contratar.
9) Ofereça frete grátis ou descontos no frete
Lojas que oferecem o frete mais barato (grátis, de preferência) tendem a ser escolhidas pelos clientes. É possível compensar um preço um pouco mais elevado nos produtos com uma condição especial de frete que conquiste o consumidor.
É preciso, porém, ter em mente que o frete nunca é grátis: alguém está pagando por ele. E se não é o cliente, é a loja. Por isso, a decisão sobre o valor do frete precisa ser viável financeiramente.
Uma possibilidade interessante é definir um valor mínimo de compras para frete grátis, especialmente quando esse mínimo supera significativamente o ticket médio do site. Dessa forma, o cliente tem um estímulo para comprar algo mais e “ganhar” o frete grátis.
10) Monitore o desempenho do site e da campanha em tempo real para ajustes rápidos
Em 2023, os e-commerces brasileiros deixaram de vender quase R$ 100 milhões no final de semana entre Black Friday e Cyber Monday por causa de problemas de lentidão e instabilidade nos sites. O valor é o segundo maior dos últimos 5 anos e representa um crescimento de mais de 100% em relação a 2022.
Quem não se preparou com uma plataforma robusta e estável teve problemas e não conseguiu lidar com períodos de pico de vendas, mesmo com a diluição da Black Friday ao longo de todo o mês. Você pode gerar tráfego com campanhas de influencer marketing, lives e outros meios, mas essas são oportunidades perdidas para quem não cuida bem de sua infraestrutura.
11) Fortaleça o seu site para o aumento de tráfego
Se você fez tudo certo, o seu site terá um aumento no tráfego durante a temporada de Black Friday. Esteja preparado para lidar com esse fluxo extra de clientes, sem perder performance. Ferramentas como o PageSpeed Insights, do Google, trazem insights relevantes para você aumentar a velocidade de suas páginas Web em todos os dispositivos.
A partir da análise, avalie a possibilidade de tomar medidas como:
- Compactar arquivos e usar versões minificadas de bibliotecas e frameworks;
- Utilizar imagens em formatos de última geração;
- Otimizar o tamanho das imagens;
- Eliminar arquivos que não são mais usados;
- Usar cache para armazenar arquivos estáticos;
- Usar a hospedagem mais adequada para o seu caso;
- Otimizar a conexão com o banco de dados;
- Utilizar as versões mais atualizadas das linguagens e frameworks.
Como transformar os clientes da Black Friday em fiéis consumidores?
Se tudo correr bem, você terminará a Black Friday com centenas ou milhares de novos clientes, além de uma enorme quantidade de leads qualificados. Com a proximidade do Natal, já será hora de aproveitar esses novos contatos para manter o relacionamento aquecido, visando trazer vendas adicionais.
Para transformar os clientes da Black Friday em consumidores fiéis, trabalhe estratégias como:
- Desenvolva uma comunicação personalizada com seus novos clientes e peça feedback sobre o processo de venda e entrega;
- Entenda o perfil e o comportamento dos clientes para, nas próximas comunicações, apresentar produtos que “deem match” com eles;
- Ofereça descontos exclusivos em produtos que possam estar na lista de preferência dos consumidores;
- Invista em programas de fidelização para entregar brindes e outros benefícios que mantenham o cliente por mais tempo com você;
- Avalie toda a experiência do usuário, do pré-compra ao pós-venda, para melhorar continuamente.
Agora é com você: faça um checklist com essas orientações e aproveite para revisar todo o seu e-commerce e garantir uma Black Friday livre de surpresas desagradáveis. Boas vendas!