Do planejamento à execução, confira estas dicas essenciais para seu negócio bater um bolão no principal período de vendas do e-commerce brasileiro. Veja como vender mais na Black Friday!

Se você está com ansiedade para marcar no calendário o dia exato da Black Friday 2023, anote: será em 24 de novembro. Neste período do ano, tanto marcas quanto profissionais já estão imersos em intensos esforços de preparação para um dos eventos mais marcantes do calendário: a Black Friday. Este dia, tão movimentado quanto os tradicionais momentos de pico no varejo, como o Dia das Mães e o Natal, movimenta cifras bilionárias.

Além disso, a Black Friday exerce um impacto considerável nas áreas de logística e tecnologia, sendo essenciais para dar suporte ao volume massivo de vendas que ocorre. Como se isso já não fosse desafiador o bastante, há ainda outros fatores adicionais a serem considerados no planejamento das campanhas de 2023.

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      Como vender mais na Black Friday?

      Aqueles que farão compras neste período possuem uma maior afinidade com as compras online e estão mais experientes quando se trata de aproveitar ofertas sazonais. Eles planejam comprar mais e com maior discernimento, tornando essencial que as marcas proporcionem uma experiência ainda mais surpreendente para cativar esse público.

      Devido a todos esses fatores, esta temporada promete ser única, mas altamente lucrativa. Portanto, é fundamental realizar um planejamento extremamente detalhado e reforçar a capacidade operacional para evitar qualquer contratempo.

      Agora, vamos às dicas para você aumentar suas vendas na Black Friday.

      Jogue limpo

      Vale repetir: não existe mais bobo na Black Friday. Quem tem intenção de aproveitar a data começa a monitorar os produtos desejados bem antes para evitar fraudes. Então, nada de aumentar o preço algumas semanas antes e depois vender pela “metade do dobro”. Quem pesquisa a sério guarda print de tudo e isso é suficiente para iniciar uma denúncia no Procon ou abrir uma reclamação em sites especializados como o Reclame Aqui.

      Com tudo isso, lojas éticas têm muito mais simpatia e fidelidade por parte de consumidores e fãs. Algumas lojas optam por não alterar nenhum valor do e-commerce e sim gerar um voucher com a porcentagem de desconto aplicável no carrinho. É um caminho. Mas, em termos de atração e efetivação da venda, quem consome é mais impulsionado a comprar ao ver o descontão sobre o valor original. Quem nunca comprou por que o desconto estava muito bom?

      ações promocionais black friday

      Antecipe o seu planejamento

      A Black Friday precisa começar bem antes, nos bastidores. Nenhuma estratégia altamente eficiente é montada da noite para o dia. Por isso, faça o melhor com o que tem em mãos. Pesquisar seu mercado e entender como a concorrência já trabalhou na data pode dar um indicativo das ações, mas não é garantido que estratégias passadas ainda surtam efeito no presente. Dentro do universo de vendas do seu próprio negócio, avalie o movimento de seus maiores picos e tire uma base para coordenar sua operação.

      +Checklist Black Friday: 6 dicas para fazer um bom planejamento

      Certo, certo mesmo, seria fazer uma avaliação geral de acertos e erros assim que a campanha de Black Friday se encerrar e já criar estratégias melhores para o ano seguinte. Se isso é importante para empresas grandes, mais ainda para médias, pequenas e micro.

      Nossa sugestão é criar uma atmosfera que gere curiosidade e expectativa nas pessoas. Depois de definir os produtos e descontos aplicáveis, faça uma campanha nas redes sociais e por e-mail marketing, contando uma estória e anunciando os produtos com mais apelo de venda. Para atribuir mais profissionalismo, a campanha de e-mail marketing deve caminhar dentro de um funil de vendas.

      A ferramenta de e-mail marketing da Locaweb é perfeita para esse tipo de ação e opera com muita estabilidade. Outra vantagem da ferramenta é que os resultados das campanhas passadas ficam armazenados, o que é ideal para realizar análises comparadas.

      Veja como a ferramenta de E-mail Marketing pode alavancar a sua campanha!

      SAIBA MAIS

      Selecione os produtos

      O ideal é fazer uma boa relação entre produtos e descontos, visando o giro de estoque e o fluxo de caixa. Isso é possível analisando os gráficos de vendas por produto, para dimensionar os descontos de modo mais inteligente. Esse mix deve contar com seus produtos exclusivos e seus campeões de vendas para ajudar a impulsionar a saída dos encalhes.

      Quem tem negócio sabe que produto encalhado é prejuízo. Vale responder algumas perguntas: qual foi o problema com ele? É um produto ruim? Não foi bem precificado na época? Não fala com seu público fiel? Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de montar a estratégia.

      O estoque físico precisa estar 100% compatível com os números de produtos disponíveis no e-commerce. É preciso fazer essa revisão periodicamente para evitar vender o que não existe mais – e criar um problema desnecessário.

      +Saiba tudo o que é preciso para criar uma boa página de produto

      Use e abuse de ferramentas

      É preciso testar a estabilidade do e-commerce e garantir que o fluxo de vendas funcione perfeitamente. A sequência de e-mails da transação de vendas e as notificações de cada etapa, tanto para quem comprou quanto para cada departamento responsável (financeiro, separação de produto ou despacho), deve funcionar sem furo e sem congestionamento. Aqui na Locaweb você pode contar com a plataforma SMTP, reconhecida como uma das melhores do mercado nesse quesito.

      Vale também checar se o servidor está pronto para o possível pico de acessos durante a campanha. Se for apenas um dia de promoções, mais atenção ainda. Se a concorrência no nicho for alta, uma demora a mais leva a pessoa a abandonar o carrinho de compras sem pensar muito. Servidores dedicados têm um nível de serviço alto e garantem estabilidade. Veja as opções de servidores da Locaweb e contrate uma que seja adequada ao seu comércio eletrônico.

      Não se esqueça da operação!

      Uma estratégia operacional eficaz é aquela que transforma ações virtuais em realidade. As etapas cruciais desse processo incluem a separação de pedidos, a emissão de notas fiscais e a entrega segura das mercadorias nas mãos dos clientes.

      Um desafio enfrentado nesta época é o potencial atraso e extravio de produtos. Optar por trabalhar com mais de uma empresa de entrega pode ser uma solução viável, desde que essas empresas tenham uma excelente reputação. Portanto, é fundamental realizar uma pesquisa criteriosa e seleção cuidadosa para evitar complicações.

      Se você identificar a ocorrência de atrasos generalizados, tome a iniciativa de informar os clientes através de um e-mail marketing. Antecipação na resolução de problemas é sempre a melhor abordagem.

      Seguindo essas orientações, você poderá lidar com um grande volume de pedidos e aumentar suas vendas na Black Friday, sem que isso prejudique a operação de seu e-commerce. Desejamos a você ótimas vendas!

      Fique de olho!

      Veja como preparar o seu site para a Black Friday com essas dicas incríveis!
      O autor

      Juliana Fernandes

      Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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