Você sabe o que levar em consideração na parceria entre agência e desenvolvedor? Não é segredo para ninguém que o estabelecimento de parcerias é extremamente importante para a expansão das empresas e das atividades realizadas pelo desenvolvedor. Com essa prática, o profissional pode explorar novos mercados e ampliar seu networking.
Na procura por melhores resultados, sempre vale a pena agregar qualidade nos seus serviços. Isso ajuda a melhorar a sua imagem profissional e, consequentemente, faz com que seja mais fácil estabelecer novas parcerias e manter as atuais.
Apesar da importância dessa prática, é possível reconhecer os desafios dela. Nem sempre é fácil escolher um parceiro, pois há vários fatores a serem considerados. Caso esteja com dificuldade em conseguir parcerias, continue lendo este post. Listamos dicas que ajudarão você a escolher os parceiros ideais para os seus trabalhos. Acompanhe a seguir!
Como escolher uma boa agência para estabelecer uma parceria?
Realmente não é fácil escolher uma boa agência para iniciar uma parceria. No entanto, por meio de alguns critérios fica mais fácil fazer boas escolhas nesse sentido. A definição dos seus objetivos, a identificação dos seus pontos fortes e os da empresa, e possibilidade de ganhar visibilidade no mercado são alguns deles.
Abordamos detalhadamente essas questões logo abaixo. Confira!
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Defina os objetivos
A definição de metas e objetivos é fundamental em vários aspectos da nossa vida — e essa realidade não é diferente na parte profissional e no estabelecimento de parcerias. Primeiramente, é fundamental definir as prioridades na sua carreira.
Pense, por exemplo, se você deseja trabalhar mais com a análise de dados ou o desenvolvimento de novos sistemas ou aplicativos. Não deixe também de estabelecer um prazo para alcançar sua meta.
Essas reflexões ajudarão você a escolher as empresas ideais para fazer parcerias, ou seja, é um dos principais fatores que ajudam a construir uma boa parceria entre agência e desenvolvedor.
Ao definir as empresas ideais, fica mais fácil pensar em maneiras de qualificar gerar valor a elas. Essa prática ajudará você a estabelecer um relacionamento duradouro com a organização.
Identifique as competências
Não adianta nada tentar propor uma parceria se ela não oferecer vantagens para ambas as partes envolvidas. Por isso, antes de procurar uma agência parceira, defina o que de bom pode ser ofertado às partes interessadas.
Você deve estar se perguntando como encontrar uma empresa que possa precisar do seu trabalho, certo? Não há muitos segredos para responder a pergunta. É preciso estudar as habilidades requisitadas pelo mercado, desenvolver as suas competências, conhecê-las e procurar a melhor maneira possível de mostrá-las no mercado.
Dessa maneira, as pessoas reconhecerão o seu trabalho e você terá mais facilidade para demonstrar formas de contribuir com cada agência. Outra estratégia que pode ser utilizada é procurar empresas que tenham fraquezas que são as suas forças.
Se uma companhia tem dificuldades de encontrar um bom profissional de Java, por exemplo, quem dominar essa linguagem terá grandes chances de conseguir uma parceria com essa organização.
Por fim, mas não menos importante, procure avaliar se a agência está disposta e tem intenção de conseguir novos parceiros.
Alinhe as suas visões às de mercado
Sempre é mais interessante manter parcerias fortes e duradouras. Essa prática garante muitos trabalhos aos desenvolvedores, proporciona um bom relacionamento com as agências e, dessa maneira, fica mais fácil de atender às principais necessidades dessas empresas.
Para que isso aconteça, vale muito a pena procurar companhias que apresentam a mesma visão que você, ou seja, apresentem missão, princípios éticos, valores e visão semelhantes aos seus.
Ganhe visibilidade
Outro ponto a ser analisado é a possibilidade de ganhar visibilidade. Devido aos bons resultados que apresentam, as boas parcerias podem proporcionar uma visibilidade maior aos desenvolvedores e também às agências. Isso acontece porque as empresas contam com um bom serviço, e os profissionais são lembrados pelos seus trabalhos.
Com isso, ambos os lados sairão fortalecidos no mercado e poderão ter uma carteira maior de clientes. Por causa dos resultados positivos, podem até disponibilizar novos serviços, dependendo de cada caso. O aumento de visibilidade também é muito importante para conseguir trabalhos com valores maiores, ganhar credibilidade, autoridade e conquistar mais destaque na sua área de atuação.
Quais são as melhores práticas para construir uma boa parceria entre agência e desenvolvedor?
Faça networking
Isso é importante em qualquer atividade profissional, e essa realidade não muda para os desenvolvedores. O networking ajudará você a ampliar a rede de contatos, gerar novas conexões, aumentar a carteira de clientes e também a conquistar novas parcerias.
Essa rede pode ser construída por meio de várias ações. Entre elas estão a presença de eventos ou palestras relacionadas à sua área de atuação, o contato constante com profissionais e companhias do segmento e a oferta de conteúdos de valor a esses contatos. É muito importante destacar que a relevância da sua rede dependerá mais da qualidade das conexões estabelecidas do que da quantidade de pessoas que você adiciona.
Gere valor
Para conquistar mais parceiros é fundamental saber gerar e demonstrar o seu valor no mercado. Procure contribuir ao máximo com cada projeto e desenvolva as suas habilidades de modo a se tornar conhecido por elas. Com o tempo, você construirá uma boa imagem profissional e terá mais facilidade para conseguir novas parcerias.
Quais são os erros comuns que devem ser evitados?
Não desenvolver um diferencial competitivo
Considerando a alta concorrência do mercado, a falta de um diferencial dificulta bastante o trabalho de conquistar parceiros. Quem se destaca na área consegue gerar bons resultados e agrega valor aos clientes. Tudo isso somado contribui para que o profissional seja cada vez mais requisitado.
Não estabelecer uma comunicação eficiente
Os fluxos de comunicação entre agências e desenvolvedores são fundamentais no trabalho de ambos. Por isso, é muito importante deixar claro as responsabilidades e os deveres de cada parte. Além disso, os dois lados precisam estar abertos a sugestões que podem melhorar o desempenho da empresa ou do profissional.
Por outro lado, quando isso não está alinhado, fica difícil conquistar bons resultados. Dessa forma o desenvolvedor pode ter dificuldades de encontrar novos trabalhos e as agências de conquistar novos clientes — e, consequentemente, de vender.
As parcerias são importantes tanto para as agências quanto para os desenvolvedores. Primeiramente, as empresas suprirão as necessidades de áreas que possam apresentar deficiência. Já os profissionais conseguirão encontrar novos trabalhos e se destacar no mercado. Diante disso, essa prática é um dos principais segredos das companhias e de desenvolvedores de sucesso.
Está com alguma dúvida sobre como iniciar uma parceria entre agência e desenvolvedor? Deixe um comentário neste post!