Confira o passo a passo para desenvolver uma loja online

Há várias formas de vender online. Felizmente, hoje é muito mais fácil criar um site de vendas com a identidade da marca, já que há diferentes serviços que agilizam a vida das pessoas desenvolvedoras e tornam o trabalho de programação bem mais simples. 

Existem plataformas otimizadas e customizáveis e até mesmo gratuitas que podem ser usadas para hospedar sites de vendas. Seja qual for a sua escolha, priorize a que tiver as melhores funcionalidades de segurança e permita atualizações sempre que necessário. 

A imagem mostra as mãos de uma pessoa segurando um smartphone. Na tela há figuras animadas de animais.
Está cada vez mais fácil começar um site de vendas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
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    Passo a passo: como criar um site?

    Confira alguns passos básicos para começar um site do zero. 

    1. Escolha uma plataforma

    Existem muitas opções de plataformas para hospedar um site de vendas, como a própria Locaweb. É importante pesquisar e escolher a que melhor se adequa às necessidades.

    2. Preocupe-se com a experiência do usuário

    Ao escolher o tema do site de vendas, considere quem vai usá-lo e planeje com base na experiência do usuário (UX). É importante que o design seja responsivo, adapte-se a diferentes tamanhos de tela e seja acessível ao perfil de cliente da marca. 

    3. Escolha o tema considerando a manutenção

    Há temas prontos que podem ser customizados e otimizados com a ajuda da programação. Saiba qual é a necessidade da loja para quem você está desenvolvendo o site e qual será a estrutura de manutenção que ela terá. Assim, você conseguirá prever qual nível de complexidade o site poderá ter. 

    4. Preocupe-se com a apresentação dos produtos

    Vender online exige atenção na apresentação dos produtos para os clientes, então o site deve ter capacidade para armazenar várias fotos e permitir que elas sejam ampliadas. É essencial incluir informações como descrição dos produtos, opções de cor e tamanho, além do preço, é claro.

    A imagem mostra uma pessoa segurando um smartphone na mão esquerda e um cartão de banco na direita. À frente há um notebook.
    Um site de vendas deve ser seguro para receber pagamentos. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

    5. Configure o processo de pagamento

    Você pode escolher entre várias opções, como a Vindi, por exemplo. Cada uma tem as próprias taxas e níveis de segurança, então é importante pesquisar e escolher a que melhor se adeque às necessidades da marca. Nesse ponto, as funcionalidades de segurança são essenciais. Tome cuidado para não deixar o site suscetível a fraudes ou ataques de hackers. 

    6. Configure o processo de envio

    Decida como você enviará os produtos para os clientes e adicione essas informações no site. Isso inclui escolher uma empresa de correio ou transportadora e considerar os custos de envio nos preços. Há maneiras de programar para que o site ofereça as melhores opções de entrega para o endereço dos clientes. 

    7. Adicione recursos de marketing automatizado

    Considere adicionar recursos de marketing automatizado, com funcionalidades que utilizem algoritmos e inteligência artificial e possibilitem uma experiência personalizada para o consumidor. Há aplicações e interfaces de programação de aplicação (APIs) que podem ser incluídas facilmente no site. 

    Os sites de vendas devem ter pop-ups para chamar a atenção para promoções, por exemplo. Outra possibilidade é criar uma galeria de produtos similares que ajudem na escolha do comprador. Os algoritmos mapeiam também produtos complementares, o que facilita estratégias de cross-sell. 

    Inclua, ainda, um formulário de e-mail para que os clientes possam se inscrever para receber newsletters ou ofertas especiais. Também é uma boa ideia adicionar botões de redes sociais para que os visitantes possam compartilhar os produtos com amigos.

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    Cuidado com a segurança

    Além do design e da acessibilidade, a segurança em um site de vendas é primordial. Saiba quais são os itens principais para evitar invasões e vazamentos de dados e garantir que os clientes confiem na marca. 

    • Criptografia de dados: informações de pagamento e endereço de entrega precisam ser transmitidas de forma segura. Isso é feito por meio de criptografia de dados, que codifica as informações para que elas não possam ser lidas por terceiros não autorizados.
    • Certificado SSL: um certificado Secure Sockets Layer (SSL) é um selo de segurança que mostra que o site é seguro e que as informações inseridas nele estarão protegidas.
    • Proteção contra malware: é importante manter o site protegido contra malware, que é um software malicioso que pode danificar ou roubar informações.
    • Política de privacidade: o site de vendas deve ter uma política de privacidade que explique como coleta, usa e protege as informações dos clientes. Isso aumenta a confiança e ajuda a proteger contra problemas legais.
    • Senhas seguras: desenvolva mecanismos que incentivem os clientes a usar senhas seguras e únicas.

    Agora que você sabe por onde começar, confira os planos para criar um site na Locaweb. Conheça as funcionalidades e saiba tudo que você pode fazer por aqui.

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    O autor

    Priscila Polidoro

    Priscila Polidoro é Analista de SEO na Locaweb, com mais de 11 anos de experiência na área Web e mais de 8 anos na área de Comunicação. Formada em Sistemas para Internet pela FMU e em Jornalismo pela UMC, possui expertise em gestão de projetos, estratégias de growth com mindset data-driven, desenvolvimento web, arquitetura da informação, metodologia ágil, marketing digital e comunicação integrada. Adora programas culturais, é gateira e está sempre buscando maneiras de integrar tecnologia e comunicação de forma eficaz.

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