Servidor de aplicação pode melhorar o desempenho do desenvolvimento de software ao abstrair a infraestrutura

O servidor de aplicação tem a capacidade de abstrair a infraestrutura subjacente e fornecer um ambiente estável e consistente para a execução do aplicativo. Dessa forma, pode acomodar alterações no número de usuários e na quantidade de dados processados, ganhando escalabilidade de forma fácil e rápida.

A ferramenta pode lidar com um grande número de solicitações simultaneamente e melhorar o desempenho do aplicativo, através do armazenamento em cache dos dados usados com frequência e gerenciando o pool de conexões. Tudo isso em um ambiente seguro para aplicativos implementando protocolos de segurança e impondo controles de acesso.

Duas das maiores vantagens de um servidor de aplicação são a melhoria de desempenho e também a escalabilidade. Veja tudo o que você precisa saber para escolher o melhor servidor de aplicação.

Navegue pelo índice

    O que é um servidor de aplicação?

    homem usando um servidor de aplicação em um desktop
    (Fonte: Luke Peters/Unsplash/Reprodução)

    Um servidor de aplicação é uma estrutura de software que fornece um ambiente para executar aplicativos, sendo responsável por gerenciar os componentes dele, incluindo segurança, assim como o acesso a dados.

    Os servidores de aplicação fornecem uma arquitetura multicamada, separando as camadas de apresentação, aplicativo e dados, o que permite um código mais modular e sustentável. Além disso, oferecem suporte a várias linguagens de programação, como Java, C# e Python, possibilitando que desenvolvedores usem o idioma que melhor atenda às necessidades.

    A ferramenta também suporta protocolos da web, como HTTP, HTTPS e WebSockets, permitindo integração com aplicativos baseados na web, podendo ser implantada em diferentes sistemas operacionais e plataformas de hardware, permitindo flexibilidade em termos de implantação.

    Como funciona o servidor de aplicação?

    Um servidor de aplicação funciona fornecendo um ambiente de execução para aplicativos, bem como um conjunto de serviços que o aplicativo pode usar. Ele se comunica com o aplicativo por meio de um conjunto de interfaces de programação de aplicação (APIs) e protocolos, como Java Servlet, JavaServer Pages (JSP) e JavaServer Faces (JSF).

    Quando um cliente, como por exemplo um navegador da web, envia uma solicitação para um recurso específico, esta é transmitida ao servidor de aplicação, que usa as informações da solicitação, como a URL, para determinar qual aplicativo ou componente deve manipulá-la.

    O servidor de aplicação passa a solicitação para o aplicativo ou o componente apropriado, que então processa a solicitação e gera uma resposta. Essa resposta é então enviada de volta ao cliente por meio do servidor de aplicação.

    Segurança

    Os recursos de segurança fornecidos pela ferramenta, como autenticação, autorização e criptografia, permitem uma comunicação segura entre os clientes e o servidor. Os servidores de aplicação podem ser facilmente dimensionados horizontal e verticalmente para acomodar alterações no número de usuários e na quantidade de dados processados.

    A ferramenta fornece um conjunto de serviços reutilizáveis, como acesso a dados, cache e mensagens, que podem ser usados por vários aplicativos. Além disso, oferece um local central para gerenciamento e monitoramento de aplicativos, facilitando a identificação de problemas.

    Os servidores de aplicação suportam clustering e balanceamento de carga, o que permite alta disponibilidade e tolerância a falhas, bem como têm uma arquitetura aberta que permite adicionar funcionalidade personalizada e estender os recursos do servidor.

    Como escolher o melhor servidor de aplicação para um projeto?

    homem usando um servidor de aplicação em um laptop
    (Fonte: Alex Kotliarskyi/Unsplash/Reprodução)

    Um servidor de aplicação pode ser usado em uma empresa para melhorar desempenho, escalabilidade, segurança e gerenciamento de aplicativos. Para utilizar a ferramenta, é necessário avaliar as necessidades específicas dos aplicativos e então selecionar um servidor de aplicação que atenda a essas necessidades.

    O melhor servidor de aplicação depende das necessidades específicas do aplicativo que o executa, como os recursos disponíveis e a arquitetura geral de TI da organização. A plataforma pode fornecer um ambiente estável e consistente para a execução do aplicativo, dessa forma permitindo que o desenvolvedor se concentre na lógica de negócios e na experiência do usuário.

    Para tanto, é necessário considerar algumas características do servidor de aplicação. Veja abaixo algumas delas.

    Características do servidor de aplicação

    • suporte de linguagem — verificar as linguagens de programação nas quais os aplicativos são escritos e escolher um servidor de aplicação que as suporte;

    • sistema operacional e suporte de hardware — escolher um servidor de aplicação que possa ser executado no sistema operacional e no hardware que está sendo usado ou que se planeja usar no futuro;

    • escalabilidade e desempenho — estimar o número esperado de usuários e a quantidade de dados que os aplicativos precisarão manipular e escolher um servidor de aplicação que possa lidar com essa carga;

    • segurança — conhecer os requisitos de segurança dos aplicativos e escolher um servidor de aplicação que forneça o nível de segurança necessário;

    • gerenciamento e monitoramento — considerar a facilidade de gerenciamento e monitoramento do servidor de aplicação e então escolher um que forneça as ferramentas necessárias para essas tarefas;

    • serviços reutilizáveis — escolher um servidor de aplicação que forneça serviços reutilizáveis para o aplicativo;

    • suporte e comunidade — considerar o nível de suporte e comunidade disponível para o servidor de aplicação, importante para a solução de problemas e atualizações futuras;

    • custo — não se esquecer de colocar na balança o custo do servidor de aplicação e os recursos necessários para mantê-lo.

    Quando vale a pena usar um servidor de aplicação?

    Os servidores de aplicação podem fornecer vários benefícios, incluindo melhor desempenho, escalabilidade, segurança e gerenciamento centralizado, além de economizar tempo e recursos de desenvolvimento. No entanto, usar um servidor de aplicação requer recursos adicionais, como instalação, configuração e manutenção.

    Em conclusão, se você tiver um aplicativo complexo que requer alto desempenho, escalabilidade, segurança e gerenciamento centralizado, provavelmente vale a pena usar um servidor de aplicação. Em contrapartida, se o aplicativo tiver requisitos mais simples, a plataforma pode não ser necessária.

    Se você está buscando por uma opção de VPS com melhor preço e infraestrutura no Brasil

    Saiba mais
    O autor

    Rodrigo Cardoso (Pokemaobr)

    Conhecido como Poke, é Streamer (Live "Coder") na Twitch, Web Developer e apresentador do talk show "The Velopers". Com bacharelado em Matemática e MBA em SOA, Poke atua como desenvolvedor e organizador de eventos de TI. É evangelista PHPSP e criador do PokePHP, focando em disseminar conteúdos técnicos e humor para a comunidade de desenvolvedores. Nas horas vagas, ele adora se conectar com a comunidade e compartilhar seu conhecimento de maneira divertida e informativa.

    Veja outros conteúdos desse autor