O php 8.1 foi lançado em novembro de 2021, e trouxe diversas funcionalidades novas pra linguagem como Enums, propriedades read only, além de melhorias de performance. Nas interwebs eu sou o @nawarian, programador PHP há mais de 10 anos – inclusive já contribuí com o core da linguagem –, mantenho o blog de programação codamos.com.br e hoje eu vou te ensinar como instalar o PHP 8.1 em seu Ubuntu 18.04 ou 20.04.
Compilar ou instalar o PHP?
Para ambientes de produção a minha recomendação é sempre compilar o PHP de acordo com as necessidades do seu servidor. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas a performance e controle da aplicação fazem valer a pena.
Caso queira um guia rápido de como compilar o PHP, dá uma olhada neste post que eu escrevi no meu blog explicando passo a passo como compilar o PHP 8.1.
Agora, se você estiver rodando em sua máquina local para aprender ou mesmo para desenvolvimento, recomendo utilizar uma instalação padrão pois dá muito menos trabalho.
Guia passo a passo: instalar o PHP 8.1 no Ubuntu 18.04 ou 20.04
A instalação do PHP 8.1 nas versões 18.04 e 20.04 do Ubuntu não é óbvia como com outros pacotes, a gente precisa adotar um PPA específico. Então vem comigo que eu vou te dar um passo a passo para instalar o PHP 8.1 no Ubuntu 18.04 ou 20.04.
Já abre o seu terminal e vamos instalar a última versão do PHP!
Passo 1: Atualizar o sistema operacional
Antes de tudo, vamos atualizar o sistema e retirar qualquer pendência do caminho. Isso é importante não só pra corrigir potenciais falhas e vulnerabilidades, mas também pra evitar que a gente utilize pacotes incompatíveis.
No seu terminal, roda o comando abaixo:$ sudo apt update
O primeiro comando, apt update, vai atualizar as informações dos pacotes do seu sistema. Por utilizar o comando sudo talvez ele peça para que você entre com a sua senha. A sua tela deve ficar assim:
E logo em seguida vamos atualizar os pacotes do sistema usando o apt -y upgrade:
$ sudo apt -y upgrade
Como eu estou usando um container pra escrever este artigo, a minha lista de pacotes é bem pequena. Mas caso você esteja utilizando o Ubuntu desktop, é normal ver uma lista enorme de pacotes sendo atualizados.
Caso esteja utilizando o Ubuntu desktop, eu recomendo que você reinicie o seu sistema operacional antes de seguir para o passo 2.$ sudo systctl reboot
Passo 2: Adicionar o repositório PPA do PHP 8.1
Isto só é necessário para as versões 18.04 e 20.04 do Ubuntu. Versões mais atuais já possuem o PHP 8.1 utilizando os repositórios padrão do sistema.
Nós vamos precisar adicionar o repositório do Ondřej Surý, e para fazer isso é bem simples. Vamos primeiro instalar alguns pacotes relacionados a chaves e certificados, e depois adicionamos o repositório ppa do Ondřej.
Bora instalar os pacotes novos:$ sudo apt update
$ sudo apt install -y \
lsb-release \
ca-certificates \
apt-transport-https \
software-properties-common
Com os pacotes instalados, vamos adicionar o repositório PPA:$ sudo add-apt-repository ppa:ondrej/php
Ao executar o comando acima, o sistema vai te pedir para confirmar a ação. Apenas pressione Enter e tudo ficará como na tela a seguir:
Já podemos fazer outro apt update para atualizar a lista de pacotes disponíveis online, que agora deverá incluir o PHP 8.1:$ sudo apt update
Passo 3: Instalar o PHP 8.1
Agora o sistema deverá estar preparado para instalar a versão 8.1 do PHP. Rode o comando abaixo para instalar o PHP 8.1 em seu Ubuntu:$ sudo apt install php8.1
Pressione a tecla y (yes) para continuar. Caso seu sistema esteja em português, você precisa apertar a tecla s (sim). E, claro, confirme com a tecla Enter.
Passo 4: Confirmar que a instalação funcionou
Após o passo acima, o PHP 8.1 já deverá estar disponível em seu sistema. A gente pode confirmar utilizando a linha de comando a seguir:
$ php -v
Se a linha PHP 8.1.x aparecer pra você, é sinal de que o PHP 8.1 já está instalado e funcionando em seu sistema!
Pronto!
Com isso você já tem o que precisa para brincar com o PHP 8.1! Caso queira procurar por alguma extensão basta fazer uma busca pelo nome da extensão com o prefixo php8.1-. Por exemplo, para buscar o pacote Swoole você pode escrever o seguinte comando:$ apt search php8.1-swoole
E aí você consegue instalar o pacote normalmente usando o apt install <nome-do-pacote>.
Não esquece de compartilhar este artigo e de visitar o blog codamos.com.br, onde eu posto mais dicas como esta aqui de um jeito bem explicadinho.
Até a próxima!