Entenda quais são os principais benefícios de testar produtos

Toda empresa com um negócio inovador precisa incluir em suas rotinas a etapa de validação de produtos e serviços.

É nessa etapa que a testagem se torna essencial. Várias organizações, como big techs, desenvolvedoras de software e de games e companhias do varejo oferecem a oportunidade de usuários testarem produtos e serviços antes do lançamento oficial.

O beta testing, como é chamada essa etapa, pode ocorrer de forma gratuita, em troca de benefícios ou até mesmo ser uma profissão ou fonte de renda

Para as empresas, os feedbacks coletados na validação são uma fonte poderosa de informações, pois refletem na qualidade final dos produtos.

Para usuários, é a chance de conhecer uma funcionalidade antes de outras pessoas, além de uma forma de ganhar uma renda extra.

Aprenda a se tornar um beta tester.
Beta testers garantem feedbacks para melhorias de produtos e serviços. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Navegue pelo índice

    O que é beta tester?

    O beta tester ajuda a identificar bugs e checar se um produto está operando conforme o previsto, além de fornecer indicadores de satisfação, dar uma ideia da aceitação do produto e da usabilidade dele. Há diferentes especialidades nessa função, e uma delas, inclusive, é uma profissão: análise de qualidade (QA)

    A diferença entre as duas atividades é que o beta tester não precisa necessariamente ter algum conhecimento em linguagem de programação, já o QA é um desenvolvedor contratado por empresas para fazer análises mais detalhadas do software e identificar problemas de segurança, performance e funcionalidade, por exemplo. 

    Um profissional da área de teste pode ganhar em média R$ 2,4 mil no Brasil, segundo o site de empregos Indeed, enquanto o salário médio nacional de Quality Assurance Engineer é de R$ 7,5 mil, de acordo com o Glassdoor.

    + Hospedagem Compartilhada: será que é para você?

    Como se tornar beta tester?

    • Beta testing 

    Existem plataformas em que usuários podem se cadastrar para receber produtos para testes em troca de recompensa financeira.

    Um exemplo no Brasil é o The Insiders que seleciona pessoas para testar e avaliar lançamentos. Fazem parte da plataforma marcas como Purina, Danone, Pampers entre outras. 

    Além disso, sites como o UserCrowd pagam por feedbacks sobre design de produtos. Cada avaliação vale entre um ou dois créditos de 0,20 centavos de dólar. Os avaliadores não precisam ser profissionais da área e podem sacar o valor arrecadado a partir de 100 créditos via Paypal.

    Grandes marcas contratam profissionais beta testers
    Grandes marcas enviam produtos para teste. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

    Outro exemplo é o Big Tester que permite o cadastro de usuários que desejam receber produtos novos e prêmios como recompensa. A plataforma conecta clientes a marcas nacionais, e cada feedback equivale a pontos.

    Empresas de tecnologia, como Google e Linux, também aceitam cadastro para beta testing. No caso da Linux, usuários que garantirem feedbacks de testes podem fazer cursos gratuitos. 

    • Analista de qualidade (QA)

    O primeiro passo é estudar a linguagem de programação usada no desenvolvimento do software, como Python.

    Um analista de qualidade também precisa se atualizar constantemente para acompanhar as mudanças na tecnologia

    O QA precisa ter capacidade de identificar erros e inconstâncias na operação. Dessa forma, é importante que tenha conhecimento para minimizar ao máximo a possibilidade de algo não sair conforme o planejado. 

    Veja as melhores ofertas para o registro de domínio do seu site!

    Quais são as skills necessárias para o beta testing?

    Independentemente da área de atuação, algumas características são importantes para quem faz testes de produtos ou serviços.

    Empresas buscam pessoas comprometidas e isentas, que forneçam feedbacks e informações sinceras. Assim, é necessário que o usuário ou o profissional tenha consciência do papel importante do beta testing. Algumas skills essenciais são:

    • ser detalhista — ter capacidade de analisar a fundo as características do produto ou software, identificar se é possível melhorá-lo e testar todas as funcionalidades;

    • curiosidade — testar uma funcionalidade sem medo de encontrar erros e tentar novas funções gera novas visões sobre o produto; um beta tester precisa ser curioso, para analisar todas as possibilidades

    • ter boa comunicação — saber repassar feedbacks de forma clara e construtiva e ter capacidade de expressar os detalhes identificados no uso do produto

    Na Locaweb você encontra domínio e SSL grátis com sites ilimitados e o melhor custo-benefício.

    Clique aqui
    O autor

    Marcio Hanashiro

    Marcio Hanashiro, também conhecido como Japa, é o Gerente de Marketing na Locaweb, onde está há 12 anos. Com uma jornada de 20 anos no mercado digital, ele tem uma paixão profunda por liderar e analisar iniciativas em ambientes digitais, com um foco especial em marketing. Durante seu tempo na Locaweb, Marcio aprimorou sua habilidade de transformar ideias criativas em resultados concretos. Além disso, ele é casado, tem cinco gatos incríveis e mais dois cachorros. Marcio adora carros antigos, motos e coisas de nerd em geral. Ele também é um gamer que só apanha online.

    Veja outros conteúdos desse autor