JavaScript e PHP surgiram para atender à demanda de desenvolvimento web, mas o uso se expandiu para outras funções

JavaScript (JS) e PHP são linguagens de programação que surgiram no meio dos anos 1990 para atender a uma demanda incipiente de desenvolvimento de sites.

Depois de quase 30 anos, os dois códigos estão presentes na maioria das páginas da web, com uso que se expandiu para aplicativos mobile, games, entre outros produtos.

Pequenas e grandes empresas usam JS e PHP em projetos. Enquanto o Google, Wikipédia e YouTube usam JavaScript, o PHP é o código de Facebook, Tumblr e Yahoo.

Saiba quais são as vantagens, as semelhanças e as diferenças de JavaScript e PHP para definir qual linguagem de programação escolher para seu projeto.

Navegue pelo índice

    O que é JavaScript?

    Imagem mostra a palavra Javascript centralizada e ao lado esquestdo um Ipad e ao direito um teclado.
    (Fonte: Alltechbuzz_net/Pixabay/Reprodução)

    JavaScript é uma linguagem de programação que permite desenvolver elementos complexos, como objetos em movimento em páginas da web, mostrando um conteúdo que se atualiza em um intervalo de tempo, mapas interativos ou gráficos 2D e 3D animados.

    O processamento da linguagem baseada em script pelo navegador, ou seja, do lado do cliente, foi uma inovação. “O JS surgiu para ajudar a suprir o problema da baixa velocidade que havia na internet”, explica o coordenador acadêmico do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário FIAP, Rafael Ronqui.

    “A vantagem é que é uma linguagem muito disseminada e com vários programas e rotinas prontas que podem ser aplicadas e trocadas entre programadores”, comenta o consultor da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), Francisco Borges.

    O que é PHP?

    A Personal Home Page (PHP) foi criada para a produção de páginas da web do próprio desenvolvedor como forma de auxiliar a linguagem C.

    O código serve para construir sites dinâmicos e extensões de integração de aplicações, bem como agilizar o desenvolvimento de um sistema.

    A linguagem de back-end é voltada à programação orientada a objetos (POO), sendo muito aplicada por desenvolvedores. “Um exemplo clássico para ajudar a entender a dimensão dessa linguagem é que parte do Facebook foi criada em PHP e até hoje tem essa linguagem de programação”, lembra Ronqui.

    O PHP tem código aberto, com documentação em contínuo desenvolvimento, alta compatibilidade e suporte a quantidades elevadas de dados, pois roda no servidor. A linguagem de programação é multiplataforma e funciona em diversos sistemas operacionais.

    Quais são as diferenças entre JS e PHP?

    Imagem mostra uma pessoa segurando um adesivo de um elefante azul, mascote do PHP.
    (Fonte: RealToughCandy.com/Pexels/Reprodução)

    JavaScript e PHP, até um passado recente, eram mais conhecidas para aplicações web, mas se expandiram com o crescimento de e-commerce e outros sistemas.

    Ambas são usadas em desenvolvimento de sistemas e sites dinâmicos. No entanto, o JavaScript é uma linguagem de front-end, executada no cliente, enquanto o PHP é parte do desenvolvimento back-end. “As linguagens se complementam em aplicações e sistemas”, esclarece Borges.

    Enquanto o usuário não tem contato direto com o PHP, as funções do JavaScript são visíveis. “O JS tem a função de entregar a página mais lapidada para o internauta que vai acessá-la, com mais recursos que ofertam mais interatividade”, ressalta Ronqui.

    Como está o mercado para os desenvolvedores de JS e PHP?

    A demanda por desenvolvedores de JavaScript e PHP tem crescido, uma vez que os códigos são centrais para as tecnologias que muitas empresas usam.

    O mercado para programadores de back-end e front-end está muito aquecido pelas aplicações crescentes de sites de compras e interfaces com mais painéis de dados, como os famosos dashboards”, avalia o consultor da FIAP.

    JavaScript está presente em quase todos os sites da internet. No Brasil, é a linguagem de programação mais utilizada, segundo estudo divulgado em 2022 pela plataforma GitHub. JavaScript foi, ainda, o código mais procurado pelos brasileiros no Google no ano passado.

    Na última década, quase 80% das páginas da web tinham o PHP inserido de alguma forma. A linguagem de programação é uma das oito mais usadas do mundo, com cerca de 5% de todos os projetos desenvolvidos nela, de acordo com o GitHub.

    Qual linguagem escolher para um projeto?

    As linguagens JavaScript e PHP são complementares, podendo constar em um mesmo projeto. “Não precisa escolher uma ou outra linguagem, pois elas podem trabalhar em conjunto no projeto; caso isso aconteça, a chance de ter sido feita uma boa escolha é grande”, reflete Ronqui.

    Em uma mesma página web, é possível aplicar o JS para fazer animações de páginas, sendo executado diretamente no navegador, enquanto o back-end gera a comunicação do site com um banco de dados hospedado em nuvem, por exemplo.

    A definição deve ser feita pelo engenheiro de software, atendendo às especificações do projeto. “Se for desenvolver aplicações em servidores, a linguagem é PHP, mas se for desenvolver para desktop, web e mobile, com certeza você deve escolher o JavaScript”, diferencia Borges.

    Procurando performance, espaço e melhor custo-benefício do mercado? Conheça as soluções de revenda de hospedagem Locaweb.

    Clique aqui
    O autor

    Rodrigo Cardoso (Pokemaobr)

    Conhecido como Poke, é Streamer (Live "Coder") na Twitch, Web Developer e apresentador do talk show "The Velopers". Com bacharelado em Matemática e MBA em SOA, Poke atua como desenvolvedor e organizador de eventos de TI. É evangelista PHPSP e criador do PokePHP, focando em disseminar conteúdos técnicos e humor para a comunidade de desenvolvedores. Nas horas vagas, ele adora se conectar com a comunidade e compartilhar seu conhecimento de maneira divertida e informativa.

    Veja outros conteúdos desse autor