Um painel de controle de hosting é uma interface desenhada para facilitar o gerenciamento de serviços de infraestrutura. A ideia é fornecer acesso centralizado a todas as ferramentas em um só lugar. Entre os principais tipos existentes no mercado estão as marcas cPanel, cPanel VPS e Plesk.
Qualquer um dos três permite gerenciar vários sites dentro de um só ambiente. Não é necessário ter uma hospedagem diferente para cada um, com logins diferentes. Todos eles também são whitelabel, ou seja, podem ser personalizados com as cores e marcas do cliente.
Neste artigo traçamos um comparativo entre os painéis de controle cPanel, cPanel VPS e Plesk, e mostramos as principais características e diferenças entre cada um deles. Os dois primeiros são produtos de uma mesma empresa, já o Plesk é da principal concorrente. Confira.
O que é cPanel?
De acordo com o próprio fornecedor, a cada seis segundos alguém usa o cPanel para criar um domínio (ou seja, são 10 domínios por minuto),e é fácil entender o porquê. A empresa diz que o produto é fácil de usar, “feito para todo mundo”.
Seu setup robusto e disponível no mundo inteiro significa que tem a infraestrutura necessária para fornecer um serviço confiável e de qualidade. Queira você fazer uma pequena atualização na calada da noite ou uma enorme mudança durante o dia, o cPanel vai aguentar.
O cPanel é uma ferramenta baseada em Linux. Portanto, não é uma opção se seu servidor roda em Windows ou qualquer outro OS. Ele funciona separando as tarefas possíveis em três categorias:
- ações disponíveis para os administradores;
- ações disponíveis para os revendedores de infraestrutura;
- ações disponíveis para os donos dos sites (clientes finais).
Naturalmente, o cPanel inclui todas as funcionalidades típicas de um sistema de servidores, como criação de backups, gerenciamento de arquivos e análise de uso de recursos. Ele também se integra a muitos produtos terceirizados, de forma que você pode gerenciar várias ferramentas para websites a partir do mesmo lugar.
Veja as melhores ofertas de servidor VPS para seu site!
Quais os principais modelos de painéis de controle cPanel?
O cPanel é aquele painel de controle que você espera para o gerenciamento de um site. Ele tem ícones para segurança, subdomínios, aplicativos, base de dados, logs, etc. É o produto mais voltado para o cliente final, usado para criar contas de e-mail e editar arquivos em páginas.
Entretanto, a empresa também oferece o WHM (Web Host Manager), que é e a ferramenta administrativa usada para gerenciar várias contas de cPanel. Nele você tem acesso a funcionalidades como monitoramento de servidores, transferências, backups e branding — para incorporar suas próprias cores e marcas e assim transformar a plataforma em uma oportunidade de negócios.
Quais as diferenças entre cPanel e cPanel VPS?
A grande diferença é que em um VPS (servidor virtual privado) o painel do cPanel estará em um ambiente dedicado para a revenda, com disco SSD. Isso permite algumas liberdades a mais do que no cPanel compartilhado.
O cPanel VPS ainda oferece uma conta com o painel WHMCS, que permite ao desenvolvedor ou revendedor simplificar e automatizar as tarefas de webhosting. Isto torna mais fácil gerenciar uma empresa de hosting e sua carteira de clientes.
Quais as principais vantagens e desvantagens do cPanel?
O cPanel tem algumas boas vantagens competitivas, como:
- instalação automática de certificados de SSL e outros itens de segurança;
- maior velocidade em criação de contas e tarefas de gerenciamento.
Entre suas desvantagens estão:
- consome mais recursos que o Plesk;
- não oferece suporte ao Windows por padrão;
- não oferece acesso SSH.
O que é Plesk?
Inaugurado em 2001, o Plesk é o principal concorrente do seu rival cPanel, no mercado desde 1996. Como o cPanel veio primeiro, muitos desenvolvedores preferem usá-lo por motivos de tradição e conforto.
Como funciona o painel de controle Plesk?
Para começo de conversa, o Plesk dá suporte para servidores que rodam Windows e também Linux. Isso é um ganho enorme de conveniência para hosts, revendedores e equipes de TI. Essa é uma das principais razões para o Plesk ter crescido frente ao concorrente mais antigo.
E embora a GUI do cPanel tenha melhorado muito nos últimos anos, muitos usuários consideram a interface do painel do Plesk mais limpa e organizada. Claro, aqui também vale a questão de gosto.
Quais as diferenças entre cPanel VPS e Plesk?
Enquanto o cPanel VPS vem com o WHM separado para administradores, o Plesk não é assim. Existe uma mesma interface de login para admins e usuários, e isso pode confundir os mais novatos, que podem não saber que algumas ações podem ter repercussões no servidor todo.
O Plesk tem um painel dedicado a Revendedores para criarem ofertas de infraestrutura e gerenciarem contas de clientes. Também é fácil trocar para hospedagem gerenciada (WordPress/Joomla), diferentemente do que ocorre com o cPanel, no qual o usuário tem que estar na compartilhada.
Quais as principais vantagens e desvantagens do Plesk?
Entre as principais vantagens do Plesk estão:
- interface mais limpa e fácil de usar;
- grande flexibilidade em sistemas operacionais;
- procedimento fácil de setup, igual para administradores e usuários finais
Algumas desvantagens são:
- menor velocidade de carregamento;
- mais trabalho para fazer o branding em comparação com o cPanel.
Quando vale a pena utilizar cPanel VPS e Plesk?
cPanel, cPanel VPS e Plesk são todos excelentes opções para quem pretende oferecer o serviço de revenda de hospedagem. A grande motivação para escolher qualquer um deles, fora suas ferramentas de gerenciamento, é a possibilidade de revender a infraestrutura de acordo com o seu mercado.
Basta contratar com a Locaweb e depois oferecer os planos de hospedagem para os clientes finais pelo preço e características que você entender adequados dentro da sua estratégia de negócios. O controle é seu!
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você. Agora, entre em contato conosco e vamos conversar sobre o melhor painel de controle para as suas necessidades e as dos seus clientes.