Saiba quais são as melhores opções de cursos de programação gratuitos disponíveis na internet para alavancar a sua carreira em desenvolvimento. 

Trabalhar com desenvolvimento web é o sonho de muitas pessoas. Esteja você dando os primeiros passos nessa área ou atuando há algum tempo, é importante buscar por cursos de programação para aprimorar conhecimentos.

Os cursos de programação podem abrir novos horizontes na carreira. Além disso, o mercado tende a valorizar profissionais que estão sempre se atualizando, tendo em vista que esse é um segmento com novidades a todo momento.

Para ajudar você nessa caminhada, este artigo apresenta algumas opções de cursos gratuitos em variados níveis. Basta escolher aqueles que mais se enquadram em seu perfil e aproveitar o aprendizado.

Navegue pelo índice

    Como funciona a área de programação?

    A área de programação é fundamental nos mais diversos segmentos!

    Atualmente, é difícil pensar em uma empresa que não necessite de um profissional capaz de programar, fazendo que a busca por pessoas com esse perfil seja constante.

    Do software que usamos em nossos smartphones aos algoritmos que alimentam as redes sociais, a programação está por trás de tudo.

    Basicamente, ela envolve a criação de instruções que dizem aos computadores o que fazer, permitindo que eles realizem uma ampla gama de tarefas.

    Dessa forma, a programação se tornou uma das carreiras mais buscadas, quando se fala sobre como ganhar dinheiro na internet.

    E um detalhe importante: os salários de quem lida com programação estão entre os melhores do mercado.

    Mãos sobre um teclado digitando. Sobrepostos a elas aparecem códigos de programação.

    Legenda: Trabalhar com programação é uma possibilidade interessante em termos de flexibilidade e ganhos.

    Qual é a média salarial da área de programação?

    Para quem pensa em se aventurar na área, seja em PHP ou outra das linguagens de programação mais usadas, a média salarial é bem atraente.

    Além disso, estamos falando de um setor que conta com diferentes níveis de conhecimento, permitindo a progressão na carreira.

    Segundo o site Glassdoor, que agrega informações salariais de todo o Brasil, a média salarial para programador varia entre R$ 3 mil e R$ 6 mil.

    Isso, claro, considera o grau de especialização e o tamanho da empresa em que os profissionais trabalham.

    Quais são as profissões que envolvem programação?

    Agora, vamos indicar algumas profissões que lidam com programação. Elas trazem níveis e abordagens diferentes. Além disso, muitas delas permitem realizar o trabalho em casa.

    • Desenvolvedor de software: projeta e cria aplicações e sistemas utilizando linguagens de programação específicas.
    • Engenheiro de software:responsável pelo design e pela arquitetura de sistemas complexos, garantindo desempenho e segurança.
    • Cientista de dados: analisa grandes conjuntos de dados para extrair ideias usando técnicas de estatística e aprendizado de máquina.
    • Engenheiro de IA:desenvolve sistemas inteligentes e autônomos utilizando algoritmos de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural.
    • Engenheiro de segurança cibernética: protege sistemas e redes contra ataques cibernéticos, implementando medidas de segurança e monitoramento.
    • Arquiteto de soluções: projeta arquiteturas de sistemas de software, avaliando requisitos de negócios e coordenando o desenvolvimento.
    • Analista de dados: coleta e interpreta dados para fornecer insights às empresas, utilizando ferramentas de análise e visualização.
    • Engenheiro DevOps:facilita a colaboração entre equipes de desenvolvimento e operações de TI, automatizando processos de entrega e implementação de softwares.

    Como aprender a programar do zero?

    Aprender a programar do zero pode parecer difícil. No entanto, com a abordagem certa e a prática consistente, é totalmente viável. Aqui estão alguns passos que vão ajudar você a começar!

    Entenda os conceitos básicos

    Familiarize-se com os conceitos fundamentais da programação, como variáveis, tipos de dados, operadores, estruturas de controle (como condicionais e loops) e funções.

    Há vários recursos online gratuitos, como tutoriais e cursos, que podem ajudar você a aprender.

    Escolha uma linguagem de programação

    Comece escolhendo uma linguagem de programação adequada para iniciantes. Python é frequentemente recomendada devido à sua sintaxe simples e legibilidade, mas outras opções, como JavaScript e Java, também são populares.

    Pratique escrevendo código

    A prática é fundamental para aprender a programar. Escreva código regularmente, resolva problemas simples e construa projetos pequenos para aplicar o que aprendeu.

    Comece com projetos básicos e, à medida que se sentir mais confortável, desafie-se com atividades complexas.

    Utilize recursos de aprendizado online

    Explore plataformas de aprendizado online, que oferecem uma variedade de cursos e tutoriais sobre programação.

    Esses recursos podem fornecer instrução estruturada, projetos práticos e, até mesmo, certificados de conclusão.

    Participe de comunidades de programação

    Junte-se a fóruns de programação, grupos no Discord, Slack ou Reddit, e participe de eventos locais, como hackathons e meetups.

    A interação com aprendizes e profissionais da área pode proporcionar apoio, orientação e oportunidades de colaboração.

    Leia e pratique em projetos de código aberto

    Explore repositórios de código aberto no GitHub e estude o código-fonte de projetos interessantes.

    Experimente modificar e contribuir para esses projetos para ganhar experiência prática e aprender com outras pessoas desenvolvedoras.

    Não tenha medo de cometer erros

    A programação envolve tentativa e erro. Não tenha medo de cometer erros, pois é assim que você aprende e melhora.

    Aprenda a depurar seu código e a resolver problemas. Lembre-se de que até mesmo as pessoas programadoras experientes enfrentam desafios.

    Homem negro de óculos e camisa marsala olhando para um computador enquanto analisa códigos de programação. Ele segura os óculos com a mão direita. Atrás dele parece haver um servidor.

    Legenda: Todos os conhecimentos adquiridos em cursos de programação devem ser colocados em prática.

    Cursos de programação para iniciantes

    Caso tenha interesse em dar os primeiros passos no mundo da programação, vale a pena conferir os cursos abaixo.

    1. Linguagem de Programação Python (Bradesco)

    Este curso oferecido pelo Bradesco tem 18 horas de duração. Sua proposta é ensinar conceitos básicos de Python, passando por tópicos como raciocínio lógico, download da ferramenta e aspectos mais técnicos dessa linguagem de programação.

    2. Crie um site simples usando HTML, CSS e JavaScript (Bradesco)

    Mais um curso oferecido pelo Bradesco, com duração de duas horas, dessa vez focado na criação de sites. Aqui, a proposta é aprender a usar HTML, CSS e JavaScript para gerar páginas e aplicativos que rodam direto do navegador.

    3. Design responsivo para web (Free Code Camp)

    Essa opção é oferecida pela Free Code e todos os módulos estão em inglês. O curso começa com conceitos básicos de HTML, HTML5 e CSS, passando posteriormente para princípios de acessibilidade e web design responsivo.

    4. Algoritmo e estrutura de dados em JavaScript (Free Code Camp)

    Voltado para quem deseja aprender um pouco mais sobre JavaScript. Em seus módulos, a proposta é explicar quais são os conceitos básicos da linguagem de programação e como criar algoritmos com o intuito de manipular cadeias de caracteres e fatorar números.

    Cursos de programação para intermediários 

    Para as pessoas que contam com um pouco de experiência com programação, é possível apostar nos cursos a seguir.

    5. Desenvolvendo aplicações Android Mobile com Android Studio (Bradesco)

    Este curso é indicado para quem deseja trabalhar com desenvolvimento de aplicativos para Android. Com 15 horas de duração, ele aborda conceitos como layouts para Apps e requisições HTTP.

    6. Desenvolvimento orientado a objetos usando a linguagem Python (Bradesco)

    Mais uma opção dedicada às pessoas programadoras que desejam aumentar o conhecimento em Python. A proposta aqui é, em cerca de 10 horas, aprender sobre desenvolvimento de projetos profissionais com conceito de orientação a objetos por meio da IDE PyCharm.

    Quais são os melhores cursos de programação para avançados?

    Por fim, nesta relação trazemos alguns cursos para aprofundar suas habilidades em campos específicos da programação.

    7. Bibliotecas de desenvolvimento front-end (Free Code Camp)

    Entenda um pouco mais a respeito de algumas das bibliotecas front-end que estão em alta no mercado de programação. Dentre as opções apresentadas aqui, há módulos que ensinam sobre Bootstrap, jQuery, React e Sass, por exemplo.

    8. Desenvolvimento de back-ends e APIs (Free Code Camp)

    Por fim, o curso de desenvolvimento de back-ends e APIs mostra como criar um site ou aplicativo usando o Node.js e o Node Pack Manager (npm), além da estrutura Express e o MongoDB.

    Quais são os conceitos fundamentais para aprender em programação?

    Por ser um campo bem vasto, existem conceitos essenciais para quem deseja se aventurar no mundo da programação, que vamos destacar a seguir.

    Variáveis e tipos de dados

    Variáveis são espaços de armazenamento para dados em um programa. Os tipos de dados determinam que tipo de valores uma variável pode armazenar, como inteiros, decimais, strings (texto) e booleanos (verdadeiro/falso).

    Estruturas de controle de fluxo

    As estruturas de controle determinam a sequência em que as instruções de um programa são executadas.

    Isso inclui condicionais (if-else), para tomar decisões com base em condições específicas, e loops (for, while), para repetir a execução de um bloco de código enquanto uma condição é verdadeira.

    Funções

    Funções são blocos de código que realizam uma tarefa específica. Elas ajudam a organizar, promovem a reutilização e facilitam a manutenção. Podem receber argumentos como entrada e retornar resultados como saída, por exemplo.

    Grupo de pessoas programadoras trabalhando em um escritório e conversando sobre programação. Eles estão todos sentados ao redor de uma grande mesa.

    Legenda: Trabalhar em projetos cooperativos é uma forma de aprender mais sobre conceitos de programação.

    Estruturas de dados

    São maneiras de organizar e armazenar dados em um programa. Isso inclui estruturas como listas, arrays, dicionários, conjuntos e pilhas, fundamentais para manipular e processar dados de forma eficiente.

    Algoritmos

    Os algoritmos são conjuntos de instruções sequenciais e bem definidas, criadas para realizar uma função específica ou solucionar um problema determinado.

    Eles são a espinha dorsal da programação, servindo como receitas que guiam o comportamento dos computadores ao executar tarefas.

    Cada algoritmo é desenhado para processar dados de entrada, seguir uma série de etapas lógicas e produzir uma saída desejada.

    Essenciais para a ciência da computação, eles não apenas permitem a resolução eficaz e eficiente de problemas computacionais, mas também influenciam a otimização de processos e a performance dos sistemas.

    Ao melhorar a compreensão e aplicação dos algoritmos, as pessoas desenvolvedoras podem aprimorar significativamente a funcionalidade e a eficiência dos softwares.

    Orientação a objetos

    É um paradigma de programação que organiza o código em objetos, que podem conter dados e métodos (funções).

    Conceitos como classes, objetos, encapsulamento, herança e polimorfismo são fundamentais para entender a programação orientada a objetos.

    Manipulação de strings

    A manipulação de strings é essencial para lidar com texto em programas. Isso inclui operações como concatenação (junção), divisão, substituição e formatação.

    Depuração e teste

    Depuração é o processo de encontrar e corrigir erros em um programa. A capacidade de depurar eficientemente é fundamental para desenvolver um software funcional e livre de bugs.

    Além disso, é importante aprender a escrever testes para verificar se o código funciona conforme o esperado.

    Como criar um site sem programação?

    Para aqueles que desejam criar um site de maneira simples, sem precisar de conhecimentos em lógica de programação, a melhor opção é o Criador de Sites da Locaweb. Confira também as opções de hospedagem de site oferecidas pela Locaweb, como a VPS, e impulsione a sua jornada digital!

    O autor

    Rodrigo Cardoso (Pokemaobr)

    Conhecido como Poke, é Streamer (Live "Coder") na Twitch, Web Developer e apresentador do talk show "The Velopers". Com bacharelado em Matemática e MBA em SOA, Poke atua como desenvolvedor e organizador de eventos de TI. É evangelista PHPSP e criador do PokePHP, focando em disseminar conteúdos técnicos e humor para a comunidade de desenvolvedores. Nas horas vagas, ele adora se conectar com a comunidade e compartilhar seu conhecimento de maneira divertida e informativa.

    Veja outros conteúdos desse autor