Além de garantir a segurança durante a navegação, os certificados SSL contribuem para a reputação do site a usuários e mecanismos de pesquisa
Os certificados Secured Sockets Lock (SSL) são um dos principais assuntos da segurança cibernética. Desde uma pequena loja de varejo online até grandes instituições financeiras, de um proprietário de site bem como um redator de blog, todos precisam de um certificado SSL para garantir a segurança dos dados trocados no site.
Esses componentes eram apenas um requisito dos sites, mas se tornaram um padrão obrigatório. A importância do certificado SSL não se limita à segurança dos dados, já que ajuda também a construir a confiança do usuário, melhorar a classificação de otimização para motores de busca (SEO) e muito mais.
Confira então o que são certificados SSL, os tipos, a importância e quem precisa usar.
+ Certificado SSL: a segurança do seu site em suas mãos
O que é um certificado SSL?
Os certificados SSL são pequenos arquivos de dados que adicionam uma chave criptográfica no servidor. Quando são instalados, ativam uma conexão segura entre o servidor e o navegador, e o Hypertext Transfer Protocol (HTTP) muda para Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTPS), com “S” significando “seguro”.
Isso quer dizer que os dados transferidos por essa conexão segura são criptografados, portanto terceiros não podem hackear ou adulterar as informações. Mesmo que um hacker espione o site, testemunhará apenas uma mistura de números e letras difíceis de decifrar.
Tipos de certificado SSL
Dependendo da necessidade e do orçamento de cada um, existe um tipo específico de certificado SSL. Confira alguns tipos do certificado a seguir.
- Domínio único: um certificado SSL de domínio único é aplicado a apenas um único domínio ou subdomínio. Nenhum outro domínio ou mesmo o subdomínio do domínio aplicado pode usá-lo.
- Curinga: um certificado SSL curinga abrange um único domínio e subdomínios. Não pode ser aplicado a nenhum outro domínio. Todos os subdomínios são listados no certificado.
- Comunicações unificadas (UCC): vários domínios podem ser cobertos por um único certificado SSL. Cerca de 250 domínios (dependendo do provedor) e os subdomínios podem ser listados em um certificado UCC SSL.
- Validação de domínio (DV): provavelmente o certificado de validação mais baixo. Para obtê-lo, basta provar que controla o domínio.
- Validado pela organização (OV): os certificados OV tornam o site do proprietário muito mais confiável, pois contêm o nome e o endereço da organização, o que permite uma investigação aprofundada de documentos relacionados aos negócios.
- Validação estendida (EV): a verificação completa e detalhada dos antecedentes da organização ocorre aqui. É o certificado mais confiável.
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Por que o certificado SSL é importante?
A importância do certificado SSL vai muito além da proteção de dados confidenciais transmitidos do site e para ele para proteger os dados dos visitantes contra o uso indevido por invasores. Por isso, é adotado como padrão pela maioria das empresas que trabalham com intermediação de pagamentos na web.
A ferramenta garante maior credibilidade e confiança para o site a partir da exibição de um cadeado de segurança na barra de endereços do navegador. Ainda, permite a melhoria de SEO, já que, de acordo com a iniciativa HTTPS em todos os lugares, o Google oferece um leve aumento de classificação aos sites com conexões criptografadas.
Confira, de forma mais detalhada, as vantagens do uso do certificado SSL.
Segurança
Um certificado SSL protege a comunicação entre um servidor e um navegador, então todos os dados que trafegam entre cliente e servidor são criptografados e, portanto terceiros não conseguem fazer a leitura. Os certificados SSL também têm a facilidade de listar quem pode acessar os dados protegidos.
O que se procura é a segurança das informações pessoais, como detalhes de cartão de crédito e credenciais de login. O certificado SSL garante que nenhum hacker tenha acesso a essas informações vitais, além de ajudar a criptografar os dados e salvar o usuário no caso de um ataque man-in-the-middle.
SEO
Quem não quer estar no topo da classificação dos mecanismos de pesquisa? Muitos deles, especialmente o Google, oferecem vantagem para sites com certificados SSL. Para uma melhor otimização do mecanismo de pesquisa e para atrair mais tráfego para o site, os certificados SSL são essenciais.
Padrões de pagamento
Se o site lida com pagamentos online, deve cumprir os padrões de segurança de dados Payment Card Industry (PCI). O certificado SSL está entre os 12 requisitos estabelecidos, por isso, sem ele, a empresa pode sofrer pesadas penalidades das empresas de cartão de crédito.
Os casos de compras fraudulentas e roubos de identidade reduziram com o surgimento do certificado SSL. Antes de inserir qualquer informação, a ferramenta verifica a identidade do usuário e ainda autentica o terceiro antes de enviar as informações pessoais.
Confiança dos usuários
Além de criptografar os dados, um certificado SSL ajuda a aumentar a confiança do usuário no site. Quando um site tem um certificado SSL, existe a certeza de que os dados estão protegidos e pode-se usar o site livremente e até mesmo revisitá-lo.
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Quem deve usar SSL?
Os certificados SSL há mais de 20 anos garantem que os dados confidenciais dos visitantes do site sejam transferidos por uma rede segura. Apesar desse importante componente, muitos usuários finais e organizações atrasaram a adoção da ferramenta devido ao preço dos certificados e à complexidade da implementação.
Esses componentes devem ser usados por proprietários de sites, profissionais de TI, desenvolvedores web e especialistas em marketing. A ferramenta também é útil para bancários, gerentes financeiros, especialistas em seguros, bem como profissionais de Educação e de Saúde.
O uso dos certificados SSL garante que intruss não roubem as informações dos clientes, por exemplo informações pessoais, bancárias, financeiras, condições médicas, notas escolares e outras.
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