Instalar o Cordova no Ubuntu e no Mac OS X é uma tarefa bem simples se já tivermos com o Node.js e npm instalados. Caso você ainda não tenha essas dependências, você pode instalá-las utilizando um destes dois guias, para Ubuntu ou para Mac OS X.

Bom, agora que você já tem as dependências necessárias, vamos utilizar o npm para instalar o Cordova. Neste guia, eu estou utilizando o Ubuntu 16.04, mas os mesmos comandos podem ser utilizados para instalar no Mac OS X também. Para instalar o framework, simplesmente digite em seu terminal

[code language=”bash”]
$ npm install -g cordova
[/code]

Aqui eu precisei de sudo, por conta de algumas permissões de pastas do meu computador. A saída desse comando, deve ser mais ou menos a seguinte (pode mudar dependendo de quantas dependências do cordova você já tiver instaladas)

Para ter certeza que tudo está certo, vamos então criar uma aplicação de teste bem simples. Todos os comandos que vamos precisar para criar essa aplicação serão feitos através da CLI (command-line interface) do Cordova.

Entre em um diretório de sua preferência onde deseja criar a aplicação. No meu caso

[code language=”bash”]
$ pwd
/home/pablo
$ cd repos
[/code]

Uma vez no diretório, digite

[code language=”bash”]
$ cordova create appTest
Creating a new cordova project.
[/code]

Se nenhum erro apareceu, a aplicação inicial foi criada. Aqui não estamos falando de nenhuma plataforma, simplesmente estamos testando nosso framework. Por isso, vamos utilizar o nosso navegador mesmo para testar nossa aplicação, pois não vamos precisar instalar nenhuma dependência de plataforma. Com a aplicação criada, entre no diretório em que ela está

[code language=”bash”]
$ cd appTest
[/code]

Agora vamos adicionar uma plataforma ao nosso projeto, neste caso como disse o próprio navegador (é possível que ele instale algumas dependências automaticamente)

[code language=”bash”]
$ cordova platform add browser
Adding browser project…
Running command: /home/phsil/.cordova/lib/npm_cache/cordova-browser/4.1.0/package/bin/create /home/phsil/repos/MyApp/platforms/browser io.cordova.hellocordova HelloCordova
Creating Browser project. Path: platforms/browser
Discovered plugin "cordova-plugin-whitelist" in config.xml. Adding it to the project
Fetching plugin "cordova-plugin-whitelist@1" via npm
Installing "cordova-plugin-whitelist" for browser
[/code]

Uma vez que o nosso projeto agora tem suporte para o navegador, vamos então rodar nossa aplicação para confirmar que tudo deu certo

[code language=”bash”]
$ cordova run browser
Running command: /home/phsil/repos/MyApp/platforms/browser/cordova/build
Cleaning Browser project
Running command: /home/phsil/repos/MyApp/platforms/browser/cordova/run –nobuild
Static file server running @ http://localhost:8000/index.html
CTRL + C to shut down
[/code]

Como você pode ver, foi criado um servidor estático no endereço http://localhost:8000/index.html. Abra seu navegador (se ele não foi aberto automaticamente) e digite o endereço do servidor.
Se tudo deu certo, você verá a seguinte tela:

Parabéns, você criou sua primeira aplicação utilizando o Cordova.
Você pode saber muito mais sobre o framework, olhando sua documentação neste link. É uma documentação bem completa que vai te ajudar a entender melhor os aspectos do framework e começar a desenvolver para outras plataformas, como Android e iOS.

Ficou alguma dúvida? Escreva aí nos comentários! Até a próxima!

O autor

Equipe Locaweb

Viramos referência quando o assunto é internet, porque somos motivados pelo que fazemos: desenvolver. Nossa riqueza humana, cerca de mil funcionários, engrandece nosso portfólio de serviços de internet. Existimos para facilitar o desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores que buscam o sucesso de seus negócios por meio desses serviços.

Veja outros conteúdos desse autor