Encapsulamento é utilizado em programação orientada a objetos, bibliotecas e frameworks para contribuir com a evolução dos códigos

O encapsulamento acontece principalmente em programação orientada a objetos (POO), em que objetos são utilizados para representar entidades do mundo real e encapsulam os dados e os comportamentos relacionados a esses elementos. A técnica também pode ser aplicada em outras áreas da programação, como em bibliotecas e frameworks, com técnicas de encapsulamento para esconder detalhes de implementação de um recurso e expor somente as operações necessárias para o uso dele.

mulher programadora em frente a uma tela de computador
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
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    Por que usar encapsulamento?

    O encapsulamento permite que os detalhes de implementação de um objeto sejam alterados sem afetar o restante do sistema, tornando o código mais flexível e fácil de manter. Com isso, os objetos podem ser reutilizados em diferentes partes do sistema sem que haja preocupação com os detalhes de implementação.

    A técnica facilita a realização de testes unitários, pois permite testar o comportamento dos objetos isoladamente, sem depender de outros objetos ou de partes do sistema. Sem contar que pode ser usada para proteger dados e métodos de uma classe de acesso indevido, impedindo a violação de informações confidenciais.

    Como o encapsulamento funciona?

    O encapsulamento funciona com a utilização de modificadores de acesso para restringir o acesso aos atributos e aos métodos de um objeto. Garante que somente as classes apropriadas possam acessar as informações e ajuda a assegurar que os atributos e os métodos sejam usados de forma consistente e previsível.

    Os modificadores de acesso mais comuns são:

    • private — os atributos e os métodos marcados como “private” só podem ser acessados dentro da própria classe em que foram declarados;
    • protected — os atributos e os métodos marcados como “protected” podem ser acessados dentro da própria classe e das subclasses;
    • public — os atributos e os métodos marcados como “public” podem ser acessados por qualquer classe.

    Algumas linguagens de programação têm outros modificadores, como “internal” e “package-private”, que variam de acordo com a linguagem, mas em geral têm a mesma funcionalidade de proteção de acesso. É importante notar que o uso correto desses modificadores de acesso é fundamental para garantir a segurança e a integridade do código.

    A divisão clara da responsabilidade permite que cada classe seja projetada para fornecer uma funcionalidade específica e garantir que os atributos e os métodos sejam usados de forma consistente e previsível. Quando cada classe tem uma responsabilidade clara, os atributos e os métodos de cada uma podem ser projetados para atender às necessidades específicas dessa classe, sem preocupação com as necessidades de outras classes.

    O que pode ser encapsulado?

    mulher gesticulando em frente a um notebook.
    (Fonte: Mart Production/Pexels/Reprodução)

    O encapsulamento pode ser aplicado em várias linguagens de programação. Em geral, a maioria das linguagens orientadas a objetos, como Java, C#, C++, Python, Ruby, JavaScript e PHP, tem mecanismos para encapsulamento, mesmo que as sintaxes e as nomenclaturas possam variar.

    Além das linguagens orientadas a objetos, existem outros exemplos de encapsulamento em diferentes áreas, como:

    • rede — a ferramenta adiciona cabeçalhos e trailers a pacotes de dados para permitir o transporte de dados por diferentes tipos de rede;
    • microcontroladores — usados para criar uma camada de abstração entre o hardware e o software, permitindo que o software acesse o hardware de forma simples e intuitiva;
    • bibliotecas, componentes e serviços — escondem os detalhes de implementação dessas funções e procedimentos, expondo somente a interface pública.

    Como fazer o encapsulamento?

    Para encapsular atributos de uma classe é necessário os declarar com um modificador de acesso private. Por exemplo, se você tem uma classe “Pessoa” e quer encapsular o atributo “nome”, pode o declarar como “private”:

    $ class Pessoa {

    $ private:

    $ string nome;

    $ //…

    $ };

    Para encapsular métodos de uma classe, é necessário os declarar com um modificador de acesso private ou protected. Por exemplo, se você tem uma classe “Pessoa” e quer encapsular o método “setNome”, pode o declarar como “private”:

    $ class Pessoa {

    $ private:

    $ string nome;

    $ void setNome(string nome);

    $ //…

    $ };

    Para acessar os atributos e os métodos encapsulados, é preciso usar métodos públicos chamados getters e setters, que permitem acessar e modificar os atributos encapsulados de forma controlada. Por exemplo, se você tem uma classe “Pessoa” com um atributo “nome” encapsulado, pode criar métodos públicos “getNome” e “setNome” para acessar e modificar esse atributo:

    $ class Pessoa {

    $ private:

    $ string nome;

    $ void setNome(string nome);

    $

    $ public:

    $ string getNome();

    $ void setNome(string nome);

    $ //…

    $ };

    Dessa forma, pode-se garantir que somente as operações permitidas serão realizadas sobre os atributos e os métodos encapsulados, evitando problemas como acesso indevido e violação de regras de negócio.

    Quando usar encapsulamento?

    O encapsulamento deve ser usado sempre que possível em programação orientada a objetos, pois oferece vários benefícios, como proteção de dados, modificabilidade, reutilização de código, testabilidade e segurança.

    A ferramenta é útil para proteger os dados de um objeto de acesso indevido ou modificação acidental, alterar os detalhes de implementação de um objeto sem afetar o restante do sistema e reutilizar um objeto em diferentes partes do sistema sem preocupação com os detalhes de implementação.

    Em resumo, o encapsulamento é uma técnica importante para melhorar a qualidade do código, garantir a segurança e a confidencialidade dos dados, bem como facilitar a manutenção e a evolução do sistema. É uma boa prática que deve ser usada sempre que possível.

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    O autor

    Rodrigo Cardoso (Pokemaobr)

    Conhecido como Poke, é Streamer (Live "Coder") na Twitch, Web Developer e apresentador do talk show "The Velopers". Com bacharelado em Matemática e MBA em SOA, Poke atua como desenvolvedor e organizador de eventos de TI. É evangelista PHPSP e criador do PokePHP, focando em disseminar conteúdos técnicos e humor para a comunidade de desenvolvedores. Nas horas vagas, ele adora se conectar com a comunidade e compartilhar seu conhecimento de maneira divertida e informativa.

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