Programa integrado permite a troca de informações entre diferentes usuários
Realizar a comunicação entre diferentes áreas é indispensável para desenvolvedores de software e outras áreas de uma empresa. Para isso, existe o servidor de aplicação, um programa integrado que permite que diferentes usuários executem tarefas ao mesmo tempo. Chamado de Application Server, é uma das arquiteturas entre clientes e servidor usadas em redes corporativas e na internet.
Para dar um exemplo prático: toda página da web precisa de um local em que sejam armazenadas informações. Quando um usuário preenche um formulário de cadastro em um site, esses dados ficam centralizados em um servidor de aplicação. Ao mesmo tempo, isso dá início a outra ação. O que for preenchido pode ser acessado pelo sistema de frete em um e-commerce ou pelo marketing digital para envio de mensagens automáticas, por exemplo.
O que é um servidor de aplicação?
Servidores de aplicação são softwares que permitem que diferentes usuários tenham acesso a informações em uma rede e possam compartilhar dados, fotos, arquivos, e-mails e outros dados importantes para a organização. O uso é adaptável às necessidades da empresa, mas uma das funções mais comuns é como banco de dados e para gerenciar tarefas na web.
Outro diferencial é que eles não exigem a instalação de módulos pelo cliente, o que facilita a vida dos desenvolvedores. O servidor de aplicação é responsável por conectar computadores e interpretar e realizar comandos feitos em navegadores de diferentes usuários. O sistema executa códigos de aplicação e permite que sejam usados vários aplicativos simultaneamente de forma remota.
Quais são os servidores mais utilizados?
Há diferentes tipos de servidores de aplicação, mas todos têm a função de integrar e distribuir informações da empresa.
- Servidor web: armazenamento e distribuição de informações pela web. Hospedagem de sites, blogs e mídias sociais são exemplos.
- Servidor FTP: envio de arquivos grandes, como fotos e vídeos em alta resolução. Uma aplicação é o uso entre diferentes praças de um canal de televisão.
- Servidor MySQL: sistema open source de gerenciamento de dados em linguagem QSL (Structure Query Language). É um dos “bancos de dados” mais comuns.
Servidor de aplicação no cloud computing
Servidores de aplicação em nuvem (cloud) funcionam como Platform as a Service, ou seja, muitas vezes têm uma pré-configuração padrão e exigem poucas adaptações. O exemplo mais comum é o WordPress, que agrega várias funcionalidades e códigos de segurança que podem ser acessados por múltiplos usuários.
O servidor de aplicação em cloud é mais prático e exige pouco conhecimento de programação para ser acessado. Manutenção, backup, atualização do sistema operacional e outros recursos são mais simples e fáceis de usar e muito mais intuitivos. Outro benefício é a escalabilidade, que permite adaptar memória e processamento conforme a necessidade do usuário.
Quais são as vantagens do servidor de aplicação?
A integração e a possibilidade de várias pessoas realizarem tarefas sem a necessidade de estarem no mesmo ambiente é uma grande vantagem. Com o avanço da internet e a digitalização dos negócios, a execução remota de aplicações é cada vez mais necessária. É uma forma de tornar o acesso a dados mais rápido e otimizado, facilitando o uso.
O servidor de aplicação também evita erros e garante o bom funcionamento de outros programas. A integração de diferentes sistemas garante agilidade no atendimento a clientes e nas operações. Dessa forma, torna-se essencial para o crescimento de uma empresa, principalmente das que contam com alguma camada de atendimento digital.
Saiba como ter alta disponibilidade e autonomia para seus servidores.
Clique aqui