Entenda o papel das estratégias de pré-venda e as principais métricas que devem ser analisadas para medir o sucesso da campanha digital.

Estratégias de pré-venda desempenham um papel bastante importante no sucesso de qualquer negócio. Elas envolvem uma série de ações que visam “preparar o terreno” antes do lançamento de um produto ou serviço, para criar expectativa e gerar interesse entre consumidores. 

Uma das estratégias mais eficazes é a criação de um buzz em torno do produto, utilizando técnicas de marketing viral, como por exemplo teasers e prévias exclusivas. Essas ações não apenas aumentam a conscientização sobre o produto, mas também envolvem os clientes em uma jornada antes do lançamento oficial

Ao adotar estratégias de pré-venda, as empresas podem maximizar o impacto de seus lançamentos, criar uma base de clientes e impulsionar o sucesso a longo prazo de seus produtos ou serviços no mercado. 

No entanto, é essencial trabalhar com transparência, garantindo que as expectativas de clientes sejam atendidas e que o produto entregue corresponda às promessas feitas durante a fase de pré-venda. 

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    Relacionamento com o cliente 

    A estratégia de pré-venda deve incluir um plano de comunicação sólido, que inclui o uso de redes sociais, marketing de conteúdo e publicidade direcionada para alcançar o público-alvo. 

    A estratégia de pré-venda deve incluir um plano de comunicação sólido
    Envolva o cliente na jornada de lançamento do produto a partir de comunicação estratégica. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Essas estratégias proporcionam também uma oportunidade para que as empresas recebam feedback dos clientes antes do lançamento oficial, o que possibilita ajustes e melhorias com base nas necessidades reais dos consumidores, aumentando a chance de sucesso no mercado. 

    Vale destacar que, ao envolver os consumidores desde o estágio inicial, as empresas constroem lealdade e confiança. Os clientes que participam da pré-venda geralmente se sentem valorizados, o que pode resultar em uma base de clientes fiéis que continuam a apoiar a empresa no longo prazo. 

    Portanto, investir em estratégias de pré-venda não apenas impulsiona o desempenho da campanha, mas também estabelece as bases para um sucesso sustentável e relações duradouras com clientes

    Estratégias de pré-venda 

    Podendo ser usadas de forma independente ou combinadas para criar uma campanha de pré-venda abrangente e eficaz, as estratégias de pré-venda são maneiras de criar o buzz em torno do produto ou serviço e devem ser definidas conforme os objetivos que a marca quer alcançar. 

    1.  Teaser 

    Crie teasers misteriosos e intrigantes sobre o produto ou serviço que está prestes a ser lançado. Esse recurso é como uma prévia do conteúdo completo que será divulgado no futuro, e, além de despertar a curiosidade dos clientes, os incentivam a aprender mais e acompanhar o lançamento. 

    2. Programas de pré-cadastro 

    Ofereça aos clientes a oportunidade de fazerem um pré-cadastro para receber informações exclusivas ou acesso antecipado ao produto. Isso ajuda a construir uma lista de leads qualificados, conhecida como lista VIP, que estão genuinamente interessados no que sua empresa tem a oferecer. 

    3. Conteúdo de pré-lançamento 

    Aposte em conteúdos relevantes e envolventes, como artigos, vídeos ou webinars, que discutam os problemas ou necessidades que seu produto ou serviço resolverá. Isso educa clientes, cria autoridade e gera antecipação.

    As redes sociais podem ajudar: nelas, você pode mostrar aos clientes — novos e antigos — que a marca valoriza cada um deles e oferece boas vantagens para quem é fiel a ela. Só não se esqueça de que esse tipo de divulgação precisa ser bastante clara e não conter somente as informações sobre o produto em si, mas sobre todos os benefícios que ele trará para quem o adquirir. 

    Utilize as redes sociais na sua estratégia de pré-venda
    Invista nas redes sociais para gerar engajamento no público-alvo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    4. Ofertas de pré-venda 

    Incentive os clientes a fazerem compras antecipadas oferecendo descontos exclusivos, brindes ou pacotes especiais durante o período de pré-venda. Essas ofertas exclusivas motivam clientes a agirem antes do lançamento oficial. 

    5. Campanhas de e-mail 

    Use o e-mail marketing para manter clientes informados sobre o progresso do lançamento, compartilhar teasers, oferecer conteúdo exclusivo e criar uma contagem regressiva para o grande dia. Isso mantém o interesse e a excitação em alta. 

    Métricas de pré-vendas 

    O acompanhamento de métricas no processo de pré-venda é fundamental para avaliar o desempenho das estratégias implementadas e fazer ajustes quando necessário. 

    Conheça algumas métricas essenciais para acompanhar durante o processo de pré-venda e analisar o impacto das estratégias adotadas: 

    6. Leads gerados 

    Acompanhe o número de leads adquiridos durante a fase de pré-venda. Isso inclui aqueles que se inscreveram em listas de e-mail, fizeram cadastro para receber informações ou participaram de atividades relacionadas à pré-venda. 

    7. Taxa de conversão de leads 

    Calcule a porcentagem de leads convertidos em ações desejadas, como fazer uma compra antecipada ou se inscrever para o produto/serviço. Isso é essencial para medir e conhecer os dados, porque, sem informação, fica praticamente impossível entender o desempenho da sua estratégia.  

    Para isso é importante utilizar uma ferramenta eficiente, que permita acompanhar as métricas. Com os dados em mãos, você também tem como calcular a taxa de conversão e mostrar um exemplo, além de ajudar a medir a eficácia das estratégias em transformar o interesse em ação. 

    8. Engajamento nas redes sociais 

    Atente-se ao envolvimento nas redes sociais, incluindo curtidas, compartilhamentos, comentários e interações com o conteúdo relacionado à pré-venda. Também é recomendado criar enquetes que envolvam os usuários e promova ainda mais o engajamento do público com sua marca. Dessa forma, será possível medir o interesse e a viralidade das suas campanhas

    No período de pré-venda, o acompanhamento das métricas pode ajudar a redirecionar os esforços e impulsionar a campanha
    No período de pré-venda, o acompanhamento das métricas pode ajudar a redirecionar os esforços e impulsionar a campanha. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    9. Taxa de abertura e clique de e-mails 

    Para campanhas de e-mail marketing, monitore a taxa de abertura e a taxa de cliques nos links, pois essas métricas indicam o nível de interesse e engajamento do público. 

    Meça quantos leads que participaram da pré-venda e que efetivamente efetuaram uma compra ou outra ação desejada, pois esse fator é um indicativo direto do sucesso da pré-venda em gerar receita. 

    10. Retenção de clientes 

    Acompanhe a taxa de retenção de clientes que adquiriram o produto ou serviço durante a pré-venda, para então avaliar a satisfação e a fidelidade dos clientes após a compra. 

    11. Feedback dos clientes 

    Solicite e acompanhe o feedback de clientes que participaram da pré-venda. Isso pode ser muito interessante para ajustar o produto ou serviço antes do lançamento oficial. 

    12. Retorno sobre o investimento (ROI) 

    Calcule o ROI das estratégias de pré-venda comparando os custos de marketing e promoção com a receita gerada durante a pré-venda. Dessa forma você irá determinar a eficácia das estratégias em termos de retorno financeiro. 

    O acompanhamento dessas métricas fornece insights relevantes sobre o desempenho da pré-venda, permitindo assim que a empresa tome decisões informadas para otimizar suas estratégias e alcançar os melhores resultados possíveis no lançamento oficial do produto ou serviço. 

    Saiba como utilizar o e-mail marketing na estratégia de pré-vendas 

    Entre as ferramentas de divulgação do produto durante a pré-venda, o e-mail marketing se destaca pela comunicação direta com o público-alvo.

    Por meio dessa estratégia, é possível segmentar os públicos e criar uma comunicação personalizada. Além disso, também é possível analisar diversas métricas para mensurar o sucesso da campanha. 

    O serviço de e-mail marketing da Locaweb oferece diversos planos que se adequam às necessidades de empresas de diferentes portes, além de ferramentas de segmentação e personalização. 

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    O autor

    Liliane Oliveira

    Liliane Oliveira é Coordenadora de Marketing de Conteúdo e SEO na Locaweb, com especialização em Marketing pela ESPM. Com mais de 15 anos de experiência no setor de tecnologia, ela se destaca como especialista em SEO, criação de conteúdo, gestão de blogs, sites e canais do YouTube. Seu trabalho é voltado para o aumento do tráfego orgânico e geração de resultados. Além disso, ela encontra equilíbrio praticando yoga, conhecendo novos lugares e se dedicando a novas aprendizagens, sempre como uma eterna padawan.

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