Todo mundo tem algum tipo de expectativa em torno das datas comemorativas. Porém, empreendedores e varejistas precisam ter um olhar singular sobre essas ocasiões. Afinal, precisam entender os desejos e necessidades do público em relação a essas datas e preparar-se previamente para atendê-lo, alinhando fornecedores e colaboradores de modo a lançar diferenciais no mercado.
Seguir um planejamento prévio, portanto, é essencial. Mas o que envolve esse planejamento e como as datas comemorativas têm desafiado o e-commerce em nosso país? Acompanhe o post e entenda!
Conheça as datas mais importantes para o comércio eletrônico
As datas comemorativas são muito importantes para o mercado, já que promovem interação entre as pessoas através de confraternizações, geralmente, com troca de presentes. Por isso, é importante que você observe as estratégias utilizadas nos anos anteriores, por grandes empresas e também pela sua concorrência, e pesquise mais sobre o que o mercado propõe para as datas.
Além de observar tendências, é essencial que você entenda o envolvimento do seu público em torno de cada período. Confira, a seguir, algumas das datas comemorativas mais relevantes para o e-commerce e comece já o seu planejamento estratégico!
1. Carnaval
Para os e-commerces, o Carnaval pode representar redução nas vendas. A equipe, em geral, fica reduzida, e os serviços que amparam o funcionamento do negócio não operam com a eficiência esperada. Por isso, o ideal é que você se antecipe, entrando em contato com os clientes e explicando possíveis variações nos prazos de entrega.
2. Dia das Mães
O Dia das Mães continua trazendo crescimento nas projeções de venda do setor de e-commerce. Um levantamento da E-bit apontou um aumento de 12% nas vendas em comparação a 2017.
A data é repleta de apelo sentimental e, recentemente, assumiu um tom mais político, já que o papel da mulher sofreu grandes transformações nos últimos anos. Não se prenda a estereótipos e procure dialogar com os novos aspectos do cotidiano das mães. Até mesmo aquelas que estão na terceira idade têm uma vida mais ativa, exigindo praticidades.
3. Dia dos Namorados
No dia 12 de junho, aproveite para conquistar o coração dos casais. Dependendo de seu ramo, o Dia de São Valentim (14/12) demanda atenção, já que, influenciadas pelas produções culturais de outros países que abordam o Dia dos Namorados, as pessoas têm recorrido à data para presentear seus parceiros com lembrancinhas, viagens e jantares românticos. Ótima oportunidade para sites de compra coletiva.
4. Dia do Frete Grátis
No dia 28 de abril, as lojas virtuais oferecem frete grátis aos seus clientes. No Brasil, os serviços de correios ainda são bastante dispendiosos, por isso, é importante que você faça um bom planejamento para não levar prejuízo.
A melhor forma de reduzir seus custos com frete é propor parcerias com diversas transportadoras, não dependendo somente dos Correios. As outras empresas estão dispostas a negociar e também oferecem flexibilidade no pagamento. Para entregas locais e cargas pequenas, serviços de motoboy e até mesmo de bikeboys (entrega com bicicleta) são boas alternativas.
5. Dia dos Pais
Embora não tenha a mesma força comercial que o Dia das Mães, o Dia dos Pais vem apresentando um tom mais político e comportamental, já que o papel dos progenitores também sofreu grandes transformações nos últimos anos.
Além de se envolverem mais nas tarefas domésticas, os homens se sentem à vontade para assumir a vaidade e o gosto pela cozinha, o que exige atenção especial das lojas virtuais que comercializam produtos e serviços alimentícios e de beleza.
6. Dia das Crianças
Bem verdade que fenômenos como a Barbie e a Galinha Pintadinha chamam a atenção das crianças, mas há grandes possibilidades de crescimento para lojas virtuais de pequeno e médio porte que apostam em brinquedos pedagógicos e educativos. Aqueles que desenvolvem jogos e outros produtos para plataformas digitais também possuem grandes chances de obter sucesso nas vendas.
Nesses segmentos é preciso ter um trabalho mais árduo de educação do consumidor. Técnicas de marketing de conteúdo, por exemplo, levam alguns meses para gerar resultados concretos, o que demanda um planejamento considerável, com antecedência de pelo menos 6 meses.
7. Black Friday
A Black Friday se tornou um grande sucesso no mercado brasileiro. Em comparação a 2018, o número de usuários de e-commerce cresceu 60%. O número de pageviews também aumentou significativamente: 38%. Os dados foram veiculados aqui.
Especialmente nesse período, é preciso que sua empresa conte com profissionais de TI hábeis para analisar a demanda da data e realizar os ajustes necessários para que seus clientes tenham a melhor experiência possível. Muitos consumidores ainda se deparam com páginas que caem antes de finalizar a compra.
8. Natal
Continua em destaque como uma das datas mais fortes para o varejo. No e-commerce, representa um índice alto de vendas dado que as pessoas, exaustas pela rotina do trabalho, estão cada vez menos dispostas a enfrentar as longas filas, o trânsito e as lojas lotadas nos dias que antecedem o Natal.
Como aproveitar as datas comemorativas para vender mais?
Seu planejamento estratégico não pode dispensar algumas etapas importantes. Veja abaixo as principais.
Planeje-se com antecedência
Como dissemos, o planejamento é essencial para aproveitar a força das datas comemorativas. Especialistas indicam que você pense em suas campanhas com pelo menos um mês de antecedência — embora a Black Friday exija uma estrutura informacional especialmente robusta, o que pode demandar um período maior.
Conte com a tecnologia para a sua logística
É essencial que esse planejamento leve em consideração um preparo logístico, capaz de responder às demandas do estoque e estabelecer uma política de preços coerente com sua estratégia e com os produtos disponíveis.
Para lidar com seu setor logístico de maneira mais tranquila e integrada, utilize um sistema ERP (Enterprise Resource Planning ou planejamento de recursos empresariais). Esses softwares de gestão empresarial reúnem funções de fluxos de caixa, estoque, emissão de notas fiscais, produtos, contas e fluxo de pedidos.
Dessa maneira, você faz com que todos os setores de sua loja virtual dialoguem entre si, de modo que os fluxos de pedidos, distribuição e pagamentos sejam automatizados.
Elabore um plano de ação para crises
Em todas as datas comemorativas relevantes para o seu e-commerce, elabore um plano de ação para crises. Tenha uma lista de contatos a ser acionada em caso de emergências e deixe seus servidores e colaboradores preparados.
Uma das chaves para um negócio de sucesso é o planejamento. Assim, você consegue propor diferenciais para se destacar durante datas comemorativas, surpreendendo seu público positivamente.
Agora que você já sabe como se preparar apropriadamente para períodos específicos do ano, siga nosso perfil no Facebook, no LinkedIn e no Twitter para receber mais dicas em seu feed!