O ticket médio é um importante indicador de desempenho de vendas e precisa ser medido para que as estratégias de vendas sejam bem planejadas.

A atenção das pessoas tem sido cada vez mais disputada por quem deseja aumentar as suas vendas. Isso exige das empresas (e dos profissionais) mais atualização, aprimoramento da qualidade de produtos e serviços, além de preços justos. Geralmente, produtos mais baratos e com qualidade duvidosa não formam público fiel. Aliás, quem compra por preço é fiel ao preço, não à marca.

Para entender como vender mais e melhor, é preciso estabelecer um indicador de desempenho e acompanhá-lo para ajustar as estratégias ao objetivo. Uma forma interessante de iniciar essa jornada é calcular o ticket médio da sua empresa.

Primeiramente, vale uma breve explicação: ticket médio nada mais é que o valor médio gasto em relação ao número de vendas de uma empresa. Então, uma loja com itens de menor valor pode realizar mais vendas e ter um ticket médio inferior a uma loja com menos itens, mas mais caros.

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    Mas, afinal de contas, como descobrir o ticket médio?

    De maneira objetiva, o ticket médio de um negócio pode ser calculado em cima de uma fórmula bem simples:

    Faturamento / número total de vendas = ticket médio

    Vamos pensar numa loja que faturou R$ 950.000,00 no mês por meio de 550 vendas.

    R$ 950.000/550 = R$ 1.727,28

    Sabendo qual é o ticket médio, é possível tomar decisões estratégicas para aumentar esse valor. No momento de estabelecer a meta, a empresa já deve ter previsto fatores externos e internos capazes de influenciar no desempenho de vendas mês a mês, pois assim é possível ousar, mas sem tirar o pé da realidade.

    O cálculo do ticket médio está baseado no faturamento total do negócio, mas o mesmo raciocínio pode ser aplicado para os resultados de quem vende no e-commerce, o que auxilia a analisar mais detalhadamente o desempenho das pessoas, canais e até mesmo os períodos do dia.

    Para vender mais e melhor é preciso dominar algumas técnicas de vendas e aplicá-las aos negócios. Vamos conhecer algumas delas.

    1) Up Selling

    Essa estratégia implica em sugerir ao cliente a substituição do produto escolhido por outro da mesma categoria com benefícios adicionais – portanto, mais caro. Exemplo: a pessoa escolhe uma calça preta de alfaiataria simples, sem detalhes. A sugestão apresentada é de uma calça com bolsos, com um tecido de mais qualidade, também de alfaiataria na cor preta.

    Nessa estratégia, o cliente deve ser levado a entender a vantagem da troca. Assim, poderá decidir se vale a pena fazer o investimento adicional.

    Como fazer um up selling eficiente

    Empurrar um produto e vender um produto são coisas muito diferentes.

    Dependendo da vantagem do que for apresentada no upselling, o cliente pode aceitar subir um pouco a régua do quanto quer gastar. Para quem tem e-commerce, o indicado é programar a página para trazer outras opções logo abaixo do item clicado, com um texto como: “você também pode gostar desses produtos”. Nós da Locaweb oferecemos uma solução para loja virtual em que é possível aplicar diversas personalizações. Vale consultar.

    Quando a venda acontece no PDV, o ideal é focar no desejo apresentado pela pessoa. Nem sempre quem compra uma calça quer apenas algo para vestir a parte de baixo. Se essa calça estiver sendo comprada para ir a um evento importante, provavelmente a pessoa tem um desejo de imagem a ser transmitida. E captar essa intenção fará toda a diferença na hora de oferecer um produto com ticket maior.

    Outro ponto estratégico é mostrar que o investimento naquela peça melhor poderá custar pouco por mês em um parcelamento sem juros. Isso vale tanto para o online quanto para o varejo físico e ajuda a justificar racionalmente a compra.

    o que é ticket médio

    2) Cross Selling

    Na estratégia de Cross Selling, o cliente recebe sugestões para comprar outros produtos que complementem seu pedido. Utilizando o mesmo exemplo da calça, antes de concluir a compra, o cliente recebe a sugestão de adquirir o cinto e a parte de cima da composição.

    Como fazer um cross selling eficiente

    Primeiro, o mix da loja precisa ser pensado para oferecer produtos que se complementem, senão a estratégia de cross selling pode perder a potência. O conceito One Stop Shopping funciona de verdade e, em alguns casos, é possível até elevar o preço, de uma maneira discreta, em troca da conveniência de encontrar tudo em um só lugar.

    No e-commerce, sugerir itens complementares antes de fechar o carrinho de compra pode ser bastante eficiente. Se esses itens adicionais tiverem algum desconto como benefício, aumentam as chances de efetivar mais algumas vendas. Oferecer descontos progressivos em relação à quantidade de peças ou do preço da compra ajuda a visualizar a vantagem de comprar mais. O interessante é não sacrificar muito a margem de lucro.

    Podemos citar, também, o feeling de quem vende no PDV. Reforçamos que é preciso interpretar o desejo por trás da necessidade, pois isso ajudará a oferecer produtos que resolvam a vida do cliente.

    3) Social Selling

    Aqui a marca utiliza suas redes sociais para estreitar o relacionamento com seus clientes e ainda ganhar mais vendas. No social selling, a abordagem de vendas pode ser direta, naquele tom de uma boa conversa com quem é seguidor.

    Como utilizar o social selling de modo eficiente

    Uma grande vantagem do social selling é abrir uma conversa com sua audiência. A marca deve provocar interações com o público, sugerindo usos do produto, fazendo perguntas, pedindo sugestões e respondendo dúvidas de seus seguidores.

    Para fortalecer o relacionamento com sua base, traga também assuntos capazes de humanizar o relacionamento com as pessoas, como frases, memes adaptados aos seus produtos e um pouco de bastidores. São pontos que ajudam a manter o engajamento, fortalecem a sua comunidade e, consequentemente, vendem mais.

    É importante pensar na frequência do conteúdo. Indo além do reconhecimento do algoritmo, quem acompanha e gosta de uma marca quer sempre estar em contato. E quem não é visto não é lembrado. Isso ajudará a criar uma comunidade fiel, que escolherá seu produto em primeiro lugar na categoria.

    Se essas três estratégias forem empregadas de maneira consciente, bem estruturadas e articuladas, a possibilidade de haver um crescimento no ticket médio é muito grande. Convidamos você a testar e nos contar os resultados.

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    CONHEÇA
    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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