No e-commerce é possível vender através de múltiplos canais. Sejam as redes sociais, loja virtual e principalmente os marketplaces: eles são estratégias importantes para expandir as vendas e ganhar maior capilaridade no mercado dentro do seu segmento. Nos últimos anos 

vender pela internet se tornou uma opção importante para continuar realizando seus negócios e alcançando novos clientes. Vender através de marketplaces é importante para o negócio criar uma presença digital e também para que o cliente tenha uma visão omnichannel da sua marca. Neste artigo, vamos falar sobre como expandir as vendas através de marketplaces. Confira!

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    Como funcionam os marketplaces?

    Os marketplaces são sites de vendas que abrigam produtos de inúmeras lojas virtuais. Por isso, é possível que o consumidor encontre tudo o que deseja em um único grande endereço virtual e pagando um único frete. 

    O marketplace funciona como um e-commerce tradicional, com a diferença de que reúne vários lojistas. O marketplace é um canal de vendas amplo e geralmente já consolidado, e para o lojista cadastrar seus produtos à venda, ele precisa pagar um percentual sobre os itens vendidos, em troca, o marketplaces oferece a sua autoridade, confiança e marketing para atrair consumidores. 

    As principais vantagens de vender em marketplaces:

    Como citamos, estar em marketplaces é uma forma de vender mais, confira as principais vantagens: 

    • Visibilidade: O negócio que está presente em marketplaces, ganha maior visibilidade e pode aparecer com mais frequência nas pesquisas do consumidor pelo produto. 
    • Maior alcance do negócio: Quando o seu produto está no marketplace ele alcança públicos do canal de vendas e não necessariamente somente o seu público alvo, o que acaba por dar maior alcance ao negócio. 
    • Melhores negociações: Outro fato que acontece bastante comumente, é que com as vendas ampliadas através dos marketplaces, o lojista consegue fazer melhores negociações com seus fornecedores e passa a pensar em estratégias que envolvam promoções e campanhas de vendas. 
    • Redução de investimento em publicidade: O lojista se aproveita das ações de marketing do marketplace e passa a gastar menos verba com divulgação. Além disso, a plataforma já deverá fazer os investimentos em segurança, mantendo a proteção dos dados dos seus consumidores. 
    • Maior Retenção: Um outro ponto muito benéfico dos marketplaces é que eles proporcionam maior retenção dos consumidores. Isso porque eles ficam mais tempo na página, o que normalmente oferece a chance de maior navegação entre seus produtos. 
    • Integração de vendas: Através de um sistema de gestão ERP é possível fazer a integração direta entre a sua loja e o canal de vendas, automatizando vendas, estoque e entregas. Através de um ERP também é possível gerenciar as vendas da sua loja em múltiplos canais ao mesmo tempo. 

    Todas as modalidades de negócio podem vender em marketplace, de micro a grandes empresas. Mas as regras mudam de acordo com cada canal de vendas, por isso, é importante consultar as regras do canal que deseja vender. 

    Dicas para crescer as vendas em marketplaces: 

    Ao contrário da loja virtual que está focada na venda do produto, o marketplace está baseado normalmente na intermediação das vendas. Por isso, é importante que o lojista esteja com os processos organizados para que, conforme as vendas forem acontecendo, a experiência do cliente seja completa. Algumas dicas são importantes: 

    • Controle a logística e respeite os prazos de entrega. 
    • Fique atento ao gerenciamento de contas do negócio, mesmo com a automatização de vendas, entregas e notas fiscais, tenha em mãos um controle. 
    • Saiba bem qual é a taxa de comissionamento que deve ser paga ao marketplace, para que você consiga, inclusive, precificar adequadamente os seus produtos.
    • Descrições completas dos produtos  e fotos que se destaquem em meio à concorrência. Confira mais dicas de como fazer um bom anúncio para vender em mais nos marketplaces.

    Sistema de gestão para integrar seu negócio aos marketplaces 

    Vender em múltiplos canais de forma simultânea só é possível se o lojista conta com um sistema de gestão integrado, para que o trabalho ocorra de forma mais fluida, sem prejudicar a experiência de compra do cliente. 

    Com uma plataforma de gestão todos os canais da loja ficam integrados, desta forma o vendedor pode se dedicar a outros aspectos do negócio com mais facilidade. 

    Um ERP permite que empresários possam organizar a gestão do negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência. Além disso, a logística também pode ser integrada, tanto com Correios quanto transportadoras. 

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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