Desenvolver um plano de vendas é um dos passos mais importantes de qualquer negócio. Saiba como fazer isso com o uso de tecnologia e envolvendo sua equipe.

Tem uma regra de ouro do mundo corporativo que bastante gente já conhece: o que não se mede, não se gerencia. Gerenciamento e monitoramento caminham de mãos dadas. Em se tratando de vendas, então, a regra é levada ainda mais a sério. Por isso é essencial que todas as empresas, de qualquer tamanho, estabeleçam um plano de vendas para nortear a equipe, otimizar esforços e economizar tempo.

Confira abaixo quais são os passos para iniciar um plano de vendas na sua empresa e gerar mais resultados:

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    Como começar um plano de vendas?

    O plano de vendas é um documento que prevê ações divididas durante o ciclo de um ano. Portanto, ele deve ser finalizado no ano anterior, para que em janeiro já esteja pronto para rodar. O ideal é iniciar a discussão com certa antecedência, trazendo à mesa estudos, pesquisas e tendências do seu setor para o novo ano fiscal. Sem saber como está se desenhando o cenário do seu mercado, fica difícil traçar estratégias sólidas e metas interessantes.

    Obtenha as seguintes métricas para iniciar a análise:

    • Valor de vendas acumulado no período
    • Número de aquisição de novos clientes
    • Número das vendas feitas para clientes da base
    • Segmentação das vendas por verticais de negócios
    • Levantamento da oferta produtos atuais e se há previsão de lançamentos
    • Revisão da precificação, levando em consideração a análise da concorrência e cenário econômico
    • Análise do pipeline de vendas (aqui é possível entender o comportamento de leads e prospects em relação a abordagem de vendas e aquisição do produto ou serviço).

    Se possível, levante o perfil de vendas da equipe comercial e bata um papo com cada uma das pessoas que fazem parte dela. Entender um pouco mais a fundo as forças e dificuldades da sua equipe comercial poderá ajudar a criar um plano mais assertivo. Ao mesmo tempo, será possível mapear possíveis treinamentos para melhorar o desempenho de quem vende.

    Consolide todas essas informações em um único documento, de maneira que elas possam ser visualizadas e analisadas no todo, gerando bons parâmetros de vendas.

    Esse é o cenário ideal de prazo e informações, que pode não ser a sua realidade. Se você só conseguiu começar seu plano de vendas agora, com o ano em curso, e não tem documentados esses itens, sem problema. Comece onde você está, com os recursos que você tem hoje. Junte o histórico possível até o momento, documente o cenário atual e vá em frente. Quem sempre esperar as circunstâncias ideais para começar pode perder ainda mais oportunidades.

    objetivos de vendas

    Definição das metas

    A partir do objetivo financeiro estabelecido pela empresa, será possível definir as metas do negócio para o próximo ano, semestre ou trimestre. Algumas das metas mais comuns envolvem aumentar métricas como:

    • Faturamento;
    • Número de conversões;
    • Número de novos clientes;
    • Ticket médio de vendas;
    • Recorrência dos clientes fiéis;
    • Número de itens na cesta de compras.

    Defina as estratégias

    Uma vez que você sabe quais são os números que devem ser alcançados, é hora de definir o caminho para chegar lá. Para chegar a metas que sejam factíveis, tenha em mente fatores como a quantidade de novos negócios que precisarão ser gerados, a possibilidade de trazer de volta clientes frequentes e o crescimento da sua capacidade de geração de vendas.

    Será preciso trabalhar os esforços individuais de geração de leads do seu time, mas também pode ser necessário utilizar novas ferramentas, o que implica no treinamento dos profissionais para fazer com que elas tragam retorno mais rapidamente. Algumas estratégias que vale a pena analisar para o seu negócio são:

    • Identifique, no seu pipeline de vendas, os prospects prioritários, que serão abordados imediatamente;
    • Verifique quais situações geram mais conversão e procure envolver mais vezes os seus prospects nessas situações;
    • Identifique oportunidades de melhoria na sua cobertura geográfica, na oferta de produtos, no prazo de entrega ou na usabilidade do seu site;
    • Construa uma base de dados nas mídias sociais e expanda seu uso.

    Crie uma lista de tarefas

    As estratégias ficam mais claras quando se transformam em relações de tarefas a serem realizadas pelas equipes. Por isso, crie um calendário completo, com datas e etapas a serem cumpridas, e mostre para sua equipe quais ações práticas contribuem para aumentar as vendas.

    Entre essas tarefas, podemos ter pontos como:

    • Utilizar pelo menos 25% do seu tempo prospectando novos clientes;
    • Garantir que seu pipeline de projetos sempre tenha X clientes na fase de fechamento;
    • Investir tempo e esforço para fazer com que seus clientes sempre avancem no pipeline, para que nenhum contato esfrie;
    • Contar com relatórios ou um sistema para o compartilhamento dos resultados com os times;
    • Desenvolver ações de benchmarking na sua equipe e em relação à concorrência.

    Resolva os obstáculos

    Uma certeza que temos é que o planejamento existe para ser alterado, pois nada acontece como estava no plano. Por isso, tenha uma postura ativa para resolver os obstáculos. Analise o que está atrapalhando você e sua equipe a chegar às metas propostas e use a tecnologia a seu favor para alcançar melhores resultados.

    Um bom exemplo de uso da tecnologia para solucionar obstáculos é levar leads das redes sociais ou do seu site direto para o WhatsApp. Isso torna o relacionamento mais próximo, pois o WhatsApp é algo muito mais personalizado, e estimula o fechamento de negócios. O uso de uma ferramenta de gestão do relacionamento via WhatsApp, como o Clic Lead, aumenta a conversão dos visitantes em leads, amplia a possibilidade de compra, facilita o contato do cliente com sua marca e aumenta a captura de dados para suas estratégias de marketing.

    Não investir em tecnologia em um mundo cada vez mais digitalizado certamente é um obstáculo ao seu crescimento. Cada vez mais, o consumidor busca meios digitais para se relacionar com as marcas, e aplicativos e sistemas contribuem para ampliar a produtividade da equipe de vendas. Ao automatizar atividades, a tecnologia libera tempo dos profissionais para que eles façam o que sabem fazer melhor: vender.

    Continue o relacionamento com o seu cliente e venda pelo WhatsApp!

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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