O blog é um dos canais mais potentes para apoiar a estratégica de vendas no médio e longo prazo, além de atrair leads de qualidade.
O comércio eletrônico está consolidado em quase todos os segmentos. Em 2023, espera-se faturar R$ 185,7 bilhões na modalidade, com um ticket médio de R$ 470 por transação. Hoje, o comércio eletrônico pode ser o meio mais rápido de obter uma fonte extra de renda ou mesmo iniciar uma transição de carreira para quem tem limitações de investimento.
As vantagens são muitas: não é preciso ter um ponto físico de venda, é possível administrar uma operação pequena de maneira otimizada e é possível contratar ferramentas tecnológicas pré-setadas – como o criador de site e loja virtual oferecidos pela Locaweb.
Para alcançar mais público e obter sucesso na divulgação do negócio, é preciso trabalhar algumas estratégias de comunicação digital. Quem está começando precisa apostar em conteúdo e um dos canais mais potentes para fazer isso é o seu próprio blog.
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Hoje, vamos sugerir seis estratégias essenciais para utilizar o blog do seu site para vender mais e melhor. Vamos a elas.
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Mas, antes, uma palavrinha
Um blog é uma ferramenta de educação da audiência e um fermento para a vontade de comprar. À medida que a marca produz um conteúdo de qualidade, útil e com propósito, os leads se aproximam mais e sentem que faz sentido comprar as soluções indicadas por ela. Assim, eles são convertidos em clientes.
Como essa abordagem faz muito sentido até no longo prazo, uma vez que o conteúdo fica disponível no site e é indexado nos buscadores, o blog é uma forma consistente e econômica de fomentar e apoiar as vendas. Então, seu poder não pode ser subestimado e a produção nele deve ser permanente.
1) Construção de autoridade e reputação
A construção de um conteúdo claro e rico mostra aos seus leads que sua marca detém um conhecimento de alto nível e é especialista no assunto. Os tipos de conteúdo mais comum dentro dessa estratégia são casos de sucesso, dicas práticas e apresentação de problemas acompanhados das suas soluções. Se possível, abra o conteúdo para receber comentários e interaja com eles. Quanto maior for sua capacidade de atender as dúvidas e esclarecer conceitos incompletos e incorretos, maior será sua credibilidade.
Lembre-se que as respostas aos comentários funcionam com um complemento do conteúdo produzido, podendo aumentar o tempo de permanência das pessoas que chegam à página. Isso também ajuda na indexação do blog nos buscadores – o que nos leva ao segundo ponto.
+Como divulgar um blog e aumentar a visibilidade do seu conteúdo
2) Ranqueamento do blog
O Google está sempre melhorando e atualizando seus processos de ranqueamento de páginas. Uma constante no meio disso é que quanto mais relevante e qualificado for seu conteúdo, melhor ele poderá ser enxergado pelo buscador. É preciso, no entanto, ter uma comunicação consistente no blog, com frequência de publicação, interação com a audiência e uma estratégia de SEO estabelecida para alcançar melhores resultados.
Isso fará com que os leads encontrem a página de blog entre os primeiros resultados de busca, trazendo mais cliques para o site. Aqui vale lembrar regras simples, mas muitas vezes subestimadas, como uso de títulos, linha fina, metadescrição, subtítulos, palavras-chave. Tudo isso é muito importante dentro da composição do texto, pois são itens reconhecidos pelos mecanismos de busca. E estude sempre sobre SEO, algoritmo e ranqueamento: eles estão em constante atualização.
3) Esteja junto desde o começo
O blog pode ser um meio de estar com o cliente desde o início na jornada de compra, já naquela fase em que ainda está identificando seus problemas e considerando soluções. Como o conteúdo publicado no blog pode ter relação direta com a aprendizagem, ele será um dos meios do lead se familiarizar não apenas com o assunto, mas com a sua marca.
Assim, quanto mais a linguagem for simplificada, clara e útil, mais ele se envolverá. Resumo da ópera: no momento que a pessoa estiver preparada para a compra, a sua marca tem grandes chances de ser a primeira escolha.
4) Use uma linguagem envolvente
Mesmo quando se trata de um conteúdo informativo ou educativo, é preciso criar uma trilha para ser seguida por quem a lê. Uma informação precisa estar encadeada a outra, com ritmo e sentido lógico. Mostre os benefícios de seus produtos e serviços, sempre relacionando a histórias que criem identificação com a audiência.
5) Divulgação por e-mail marketing
Não basta construir um discurso redondo: as pessoas precisam chegar até ele. O conteúdo do blog pode ser utilizado para chamar a atenção da sua base de leads pelo envio de e-mail marketing. As modalidades de e-mail marketing de conteúdo podem ser: uma newsletter com as chamadas para publicações mensais, quinzenais ou assim que for produzido (nada como conteúdo fresquinho!).
Algumas marcas enviam o artigo na íntegra e iniciam uma conversa de venda ali mesmo, arrematando com uma call to action. Mas esse é o tipo de estratégia que precisa fazer sentido dentro da estratégia de marketing, uma vez que esse tipo de comunicação pode não levar a pessoa para o site.
Escolha um dia e um horário fixo para enviar os e-mails e criar uma rotina para quem recebe. A Locaweb oferece uma ferramenta de e-mail marketing com recursos que facilitam o envio e emite relatórios completos sobre o resultado da ação, além de permitir envio de teste A/B e outras funcionalidades.
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SAIBA MAISDica bônus: não caia no erro de comprar mailing. Seria suficiente dizer que isso fere a LGPD, mas não é só isso (não, não vamos te oferecer um conjunto de facas a seguir). Essa base de contatos será um problemão também por não ser sanitizada, por fazer o e-mail marketing ir direto para as caixas de spam, por ficar sujeito a denúncias e descadastramento em massa. Prefira contatos que saibam quem você é, que desejam receber seu conteúdo e tenham chance de fechar negócio. Não desperdice seu investimento.
6) Divulgue o blog em suas redes sociais
As redes sociais são veículos de comunicação importantes para alcançar um grande número de pessoas, educar a audiência, tornar o produto conhecido e vender. Elas dão a oportunidade de começar conversas e migrá-las para outros canais para aumentar as chances de vender. Utilize as redes sociais para divulgar conteúdos com apelo de venda produzidos no blog. Aproveite e inclua o endereço do blog na relação da linktree e fale a respeito dele nos conteúdos publicados.
Essas estratégias serão importantes para aumentar as chances de efetivar vendas por meio do conteúdo do blog. Nesse caso, trata-se de um relacionamento mais longo e consistente do que campanhas que chamem compras por impulso – e uma não anula a outra. O importante é saber que a diversificação de canais de comunicação para fomentar vendas mostra as vantagens do seu produto ou serviço para mais pessoas e expõe melhor sua marca.