Confira algumas dicas sobre como vender mais no Natal e aumentar o seu ticket médio em um dos melhores períodos do ano para o e-commerce!  

O mês de dezembro é uma época única do ano para empreendedores que desejam aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Por isso, é muito importante saber como vender mais no Natal

Neste artigo, vamos dar dicas e exemplos que podem ser colocados em prática, no melhor estilo “mão na massa”, para a sua estratégia digital ser um verdadeiro sucesso. Que tal conferir? 

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    1. Faça análises e defina metas 

    Antes de iniciar as campanhas de Natal, é essencial revisar os dados das vendas passadas. Saber quais produtos saíram mais e quais estratégias trouxeram retorno ajuda a planejar o que será feito este ano. 

    Além disso, é interessante usar ferramentas de análise, como o Google Analytics, para identificar comportamentos de consumidores e tendências de busca. 

    A partir daí, defina metas claras e alcançáveis, como aumentar o faturamento, elevar a conversão no site ou reduzir o tempo médio de atendimento ao cliente. 

    Basicamente, uma boa avaliação permite criar um plano de ação eficaz, garantindo que os seus esforços estejam alinhados aos seus objetivos

    2. Escolha os produtos 

    Em geral, as pessoas têm um orçamento definido para presentear e, dentro dessa previsão, há níveis: lembrancinha, bom presente, presentão e por aí vai. 

    Acompanhe este raciocínio e ofereça diversidade. Pense nos produtos mais atrativos do seu mix por categorias e preços. 

    Um incremento interessante é a embalagem; então, observe esse detalhe quando elaborar a campanha de vendas de Natal. 

    Também tenha em mente as opções de entrega, que precisam ser particularmente rápidas e eficientes neste período. 

    Aliás, caso conte com um ponto físico para a retirada de mercadorias, ofereça essa possibilidade. Quem consome, geralmente, topa o “clique e retire”.  

    Tudo isso precisa ser levado em conta para enriquecer a experiência de compra

    3. Garanta uma boa experiência no e-commerce 

    Como anda a velocidade do seu site? Os menus e as categorias são intuitivos? As fotos dos produtos são boas? E as descrições? Tudo isso é importante para quem compra online. 

    Se a navegação for confusa, pare e resolva. E se houver lentidão, saiba que uma demora aqui e outra ali faz a pessoa desistir. 

    A concorrência é alta, e quem compra quer, no mínimo, uma experiência sem atritos. Por isso, preste atenção neste ponto para não perder vendas por algo remediável. 

    Certificação SSL 

    E para garantir a integridade de operações e dados — tanto para você quanto para os seus clientes —, é imprescindível contar com um certificado de segurança

    De maneira geral, o SSL é um arquivo digital utilizado para autenticar a identidade de um site. Graças a ele, usuários podem realizar uma conexão criptografada entre o servidor e o navegador. 

    O certificado tem compatibilidade universal com navegadores e dispositivos móveis. Sem dúvidas, é essencial para quem faz transações financeiras e busca ranqueamento orgânico. 

    4. Invista em e-mail marketing 

    A temática natalina pode ser aproveitada em uma campanha desse tipo. As mensagens devem ser organizadas e agendadas para serem disparadas periodicamente. Lembre-se apenas de analisar os resultados para fazer eventuais ajustes

    Aqui na Locaweb temos uma ferramenta de e-mail marketing. Ela oferece funcionalidades importantes, como classificação dos contatos segundo o engajamento e campos customizáveis para você poder chamar a pessoa pelo nome, entre outras. 

    5. Aproveite as redes sociais 

    Invista bem o seu tempo e os seus recursos de marketing!  

    Saiba em qual rede social o público dá mais retorno para concentrar forças nela. É importante, sim, se comunicar em todas as mídias nas quais a sua marca está presente, mas entenda em qual delas deve ser feito o maior esforço durante a temporada de Natal. 

    Em vendas, é essencial aproveitar o calor da emoção. Muitas compras são realizadas pelo desejo imediato pelos produtos. Por isso, estar de prontidão para tirar as dúvidas dos clientes ajuda muito nesse período. 

    Para lidar com as redes sociais de modo mais prático e efetivo, contrate uma ferramenta agregadora, que permita administrar todos os seus perfis simultaneamente e responder às interações, como os comentários e as mensagens privadas. 

    6. Agende posts 

    Um recurso que ajuda na organização e efetivação de uma campanha de Natal é o de programar postagens. No decorrer do ano, a gestão manual de redes sociais e outras ferramentas é complexa, mas fica ainda mais em época de vendas. 

    Pense nos detalhes de maneira estratégica e conte com a tecnologia para operacionalizar o seu negócio — afinal, a sua cabeça e o seu tempo precisam estar livres para lidar com aquilo que a máquina não é capaz de fazer. 

    7. Use técnicas de SEO 

    Aparecer nos primeiros resultados dos mecanismos de busca é essencial para atrair clientes. Portanto, otimize o seu site para palavras-chave relacionadas ao período: “como vender mais no Natal” e “itens mais vendidos no Natal” são alguns exemplos. 

    Uma boa estratégia é produzir conteúdos relevantes em seu blog, como listas de presentes e guias de compras. Ainda nesse sentido, lembre-se de usar URLs amigáveis e meta descrições otimizadas. 

    Outro ponto que você não pode deixar de lado: certifique-se de que a sua hospedagem de sites seja rápida e estável, pois esse é um fator que impacta diretamente na otimização para mecanismos de busca (SEO). 

    8. Ofereça promoções e descontos 

    Ações desse tipo são indispensáveis para atrair consumidores no Natal. Nesse sentido, é bom pensar em estratégias como: 

    • Descontos progressivos, ou seja,de acordo com a quantidade de itens comprados. 
    • Frete grátis para compras acima de determinado valor. 
    • Ofertas por tempo limitado para gerar senso de urgência. 

    Mas não basta criar campanhas e deixá-las em sua home page. Lembre-se de fazer a comunicação em todos os canais, incluindo redes sociais e e-mail marketing

    9. Capriche no atendimento ao cliente 

    Afinal, isso é essencial para potencializar a experiência de compra e fidelizar consumidores. Durante o Natal, eles costumam buscar respostas rápidas, principalmente sobre prazos de entrega e políticas de troca

    Lembre-se de oferecer múltiplos canais, especialmente chat, redes sociais e WhatsApp. Além disso, procure fazer algum tipo de treinamento com a sua equipe, pois essa é uma boa forma de melhorar o atendimento ao cliente

    10. Considere os detalhes da logística 

    O frete grátis para compras acima de determinado valor é um grande atrativo no e-commerce, especialmente em períodos de muitas vendas, como o Natal.  

    Também é importante diversificar as opções, oferecendo entrega expressa para aquisições de última hora, por exemplo. 

    No entanto, combine essas estratégias com prazos realistas, para evitar problemas com atrasos e não colocar tudo a perder. 

    11. Faça uma análise de concorrência 

    Quer se dar bem nas vendas de Natal? Então é crucial entender o que os concorrentes estão fazendo. Aqui, vale tudo, de pesquisar as promoções em destaque a avaliar as estratégias de marketing

    Assim, é possível identificar as lacunas no mercado que você pode preencher. Quando isso acontecer, trabalhe nesses pontos, de preferência aliando SEO e redes sociais para atrair clientes

    12. Trabalhe com influenciadores 

    Em tempos de redes sociais, é impossível pensar em campanhas de marketing sem parcerias com influencers.Afinal, eles podem ampliar o alcance da sua marca e, até mesmo, converter mais vendas.  

    Para que essa estratégia seja acertada, escolha criadores que tenham conexão com o seu público-alvo. Ofereça cupons exclusivos para os seguidores deles e crie conteúdos em colaboração para aumentar o engajamento. 

    13. Gere sentimento de urgência 

    Gatilhos mentais são excelentes para acelerar decisões de compra. Inclua contadores regressivos em promoções em seu site, destacando termos como “últimas unidades” ou “válido até hoje”

    Caso decida abraçar essa estratégia, dá, inclusive, para promover descontos relâmpago em horários específicos. Isso gera expectativa nos clientes ao longo do dia e faz com que eles prestem atenção às suas ações. 

    14. Personalize ofertas 

    Isso faz toda a diferença para proporcionar uma boa experiência para clientes. Use dados do comportamento de compra para criar recomendações customizadas, pois dessa forma é possível oferecer sugestões de presentes de Natal com base no histórico. 

    Outro ponto no qual vale a pena pensar é a criação de campanhas segmentadas para diferentes públicos. Afinal, consumidores não são todos iguais, certo? Então, essa lógica pode se aplicar às suas ofertas. 

    15. Compartilhe provas sociais 

    Uma máxima de mercado bastante conhecida é a de que “cliente chama cliente”. Com isso em mente, exibir depoimentos de pessoas satisfeitas é uma das formas mais eficazes de aumentar a confiança na sua marca

    Para fazer isso de maneira correta, adicione recomendações em páginas de produtos. Lembre-se também de destacar avaliações em campanhas de e-mail marketing e redes sociais. Isso ajuda a converter visitantes em compradores. 

    16. Ofereça opções de pagamento variadas 

    Conte com múltiplas possibilidades para atender às preferências dos clientes. Além de cartões de crédito e débito, inclua opções como Pix, boleto e até mesmo carteiras digitais, como PayPal e Mercado Pago. 

    A flexibilidade no pagamento é essencial para proporcionar uma boa experiência para quem consome e aumentar as vendas.Por isso, considere a possibilidade de oferecer parcelamento sem juros. 

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    17. Crie conteúdo relevante para o Natal 

    Produzir materiais informativos, inspiradores e autênticos é uma excelente forma de atrair visitantes para o seu site e as suas redes sociais. 

    Portanto, publique listas de presentes e guias de compras para diferentes públicos. Também aposte em vídeos temáticos mostrando como usar os seus produtos. 

    O conteúdo de qualidade é amigo dos fatores de ranqueamento. Além de ajudar a melhorar o SEO, isso ainda pode converter novos clientes e reforçar a autoridade da marca. 

    18. Meça os resultados pós-Natal 

    Após o período de festas, avalie o desempenho das suas iniciativas. Nesse sentido, é importante verificar indicadores como: 

    • Taxa de conversão no site. 
    • Retorno sobre o investimento em anúncios. 
    • Feedbacks dos clientes a respeito da experiência de compra. 

    Use esses dados para elaborar estratégias futuras e garantir ainda mais sucesso nas próximas campanhas. 

    19. Planeje para o pós-Natal 

    O início do ano também é lucrativo! Se quiser aproveitar esse período, planeje ações como liquidações de estoque ou campanhas de fidelização.  

    Nesse caso, é possível enviar e-mails com ofertas exclusivas para clientes que compraram durante o Natal, por exemplo. 

    20. Aposte em registro de domínio e hospedagem de sites 

    A qualidade é fundamental para um e-commerce. Uma página lenta ou instável pode prejudicar a experiência e afastar clientes, especialmente em períodos movimentados. 

    Para ter sucesso nesse sentido, faça o seu registro de domínio e contrate uma hospedagem de sites com empresas confiáveis, como a Locaweb. 

    Aliás, um ponto muito importante: certifique-se de que o seu site suporta picos de acesso durante a temporada de Natal

    Conclusão 

    O Natal é uma das épocas mais lucrativas do ano para o comércio, mas o sucesso não acontece por acaso.Para vender, é necessário um planejamento estratégico, que considere desde a definição de metas até o pós. 

    Como vimos, é essencial garantir uma boa experiência aos clientes por meio de um e-commerce rápido, intuitivo e seguro, com uma hospedagem de sites confiável e um registro de domínio simplificado. 

    Ao aplicar essas 20 dicas, a sua empresa estará mais bem posicionada para atender às expectativas dos consumidores. Com dedicação e inovação, você poderá transformar essa temporada em um marco de crescimento para o seu negócio. 

    Boas festas! 

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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