De acordo com a Harvard Business Review, as estratégias de cross selling podem aumentar o ROI de cada cliente

Em virtude da alta competitividade do mercado, é preciso sempre buscar novas formas de destacar sua marca e atrair novos clientes, prezando pela fidelização. Uma estratégia que pode ser útil nesse processo é a do cross selling. Entenda a seguir como ela funciona.

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    O que é cross selling?

    O termo “cross selling” significa venda cruzada, uma estratégia de venda legal, onde produtos são sugeridos a partir de uma necessidade identificada com a compra de algo. A ideia é oferecer ao cliente um produto ou serviço adicional ao que ele está adquirindo, a fim de gerar mais receita. Por exemplo, se a pessoa está comprando um tênis em uma loja de esportes, muito provavelmente o vendedor vai oferecer também uma meia. Isso é cross selling.

    Trata-se de uma estratégia que tem como base o oferecimento de serviços ou produtos complementares, podendo melhorar a experiência do cliente se bem aplicada.

    Ou seja, não é uma venda casada, em que o consumidor só pode levar um determinado produto se comprar outro. Mas sim uma estratégia que visa oferecer ao cliente a possibilidade de levar mais algum item, junto com sua compra inicial.

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    Qual é a diferença entre cross selling e up selling?

    Cross selling e up selling são estratégias de venda que buscam aperfeiçoar a intenção de compra inicial do cliente com o objetivo de potencializar o lucro. A diferença é que, enquanto o cross selling se baseia em complementar a venda, induzindo o cliente a levar mais produtos, o up selling busca fazer que ele leve um produto melhor (e mais caro) do que o escolhido.

    Na imagem há um vendedor, em uma loja de carros, e um casal olhando para um tablet.
    No cross selling, o objetivo é complementar à venda inicial, já no up selling o vendedor convence o cliente a levar um produto melhor do que o escolhido. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Como usar a estratégia de cross selling?

    Para usar a estratégia de cross selling na loja física ou virtual é preciso conhecer o consumidor, os produtos e os processos. Veja como fazer isso de quatro maneiras.

    1. Conheça as necessidades de seu público-alvo

    O cross selling só funciona efetivamente quando quem está vendendo sabe o que o cliente quer e precisa. Para isso, é necessário criar uma persona bem definida para entender quem é o público-alvo e estar atento ao comportamento do consumidor no ato da compra.

    Busque saber por que a pessoa está comprando determinado produto ou contratando certo serviço, porque isso pode ajudar a oferecer um complemento útil e melhorar a experiência com a marca.

    2. Mapeie suas oportunidades

    Conhecer seus produtos e as oportunidades que eles podem oferecer é essencial para aplicar bem essa estratégia de venda. Confira todo o conjunto de serviços ou itens que estão sendo comercializados em sua loja e analise quais deles podem ser úteis juntos.

    Considerando, por exemplo, uma loja que vende eletrônicos e acessórios. Se um cliente compra um celular, pode ser válido oferecer itens que servem de complemento ao aparelho, como fone de ouvido, capinha de proteção e película.

    Tendo um bom conhecimento do estoque da loja, é possível montar alguns “combos” de produtos e, com isso, formular e oferecer ofertas diferentes conforme cada tipo de cliente.

    Na imagem há uma moça em pé dentro de um escritório, olhando para alguns papéis e notebook que estão em cima de uma mesa.
    Conheça seus produtos e serviços para mapear oportunidades de cross selling. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    3. Use a automação com inteligência

    O cross selling também pode ser aplicado no site. No entanto, o uso da estratégia em plataformas de e-commerce é feito de forma automatizada. Por isso, é preciso ter inteligência ao formular os processos e programar as ferramentas. Busque sempre ser coerente em relação ao que está sendo oferecido ao cliente na hora de ele “fechar o carrinho de compras”.

    Sugira itens que tenham uma conexão óbvia entre si, pois isso deixa a relação complementar bem clara para o cliente e aumenta as chances da compra cruzada. Veja alguns exemplos:

    • sapatos e bolsas;
    • calças e cintos;
    • celulares e acessórios;
    • câmeras e lentes;
    • shampoo e condicionador;
    • biquínis e saídas de praia;
    • móveis e itens de decoração.

    4. Respeite o consumidor

    Ninguém quer ser incomodado na hora de fazer compras, seja na loja física, seja na virtual. Portanto, ao usar o cross selling, não seja insistente nem tente oferecer um número enorme de produtos ao consumidor, porque isso pode levá-lo a perder o foco da compra e acabar desistindo de levar todos os itens — e você ficar sem a venda e sem o cliente.

    Quais são as vantagens do cross selling?

    Além de poder aumentar os lucros da empresa, a estratégia de cross selling busca incentivar o consumidor a levar mais itens e gastar mais e pode ser muito vantajosa para fidelizar os clientes. Isso porque, quando bem aplicado, esse método melhora a experiência com a marca e cria uma relação de confiança e credibilidade.

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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