O Dia do Consumidor pode ser uma oportunidade única de vendas no e-commerce no primeiro semestre de 2024. Saiba como se preparar para ele!

Para o comércio, janeiro e fevereiro são meses de “ressaca” do final do ano anterior. As pessoas têm ainda uma ou outra parcela para pagar das comemorações de final de ano, gente em férias, tem o pagamento dos primeiros impostos, compra de material escolar e… daria para aumentar essa lista ainda mais.

Mas, em março, o fôlego financeiro já começa a ser recuperado. Para brindar essa retomada, há o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15/03. No Brasil, a data acompanha a época da criação do Código de Defesa do Consumidor, sancionada pela Lei nº 8.078, em 11 de março de 1991.

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    Uma semana de promoções

    Neste ano, o comércio fará suas ofertas especiais de 14 a 20 de março. Muitas empresas aproveitam o período para realizar promoções e lançam suas campanhas da Semana do Consumidor, uma das melhores épocas de vendas do primeiro semestre.

    Em 2023, as vendas relacionadas à data trouxeram um faturamento de R$ 6,7 bilhões no e-commerce, de acordo com relatório divulgado pela Neotrust

    Mas as grandes oportunidades são criadas por marcas que se organizam com antecedência, principalmente no digital.

    É importante avaliar os pontos sensíveis a serem revisados para garantir que os recursos tecnológicos estejam alinhados com a expectativa de público e vendas.

    Como utilizar o digital

    Vamos considerar que a campanha de marketing já foi criada, tem um argumento de vendas bem formatado e direção de arte definida.

    O passo seguinte é aplicar a comunicação aos pontos de contato digitais para garantir a maior visibilidade da marca e aumentar as chances de vendas no Dia do Consumidor.

    Confira os principais canais que podem ser explorados para aumentar as vendas.

    1- Aplicativos

    Crie campanhas exclusivas para quem tem o app instalado, divulgando as informações em outros canais digitais da marca.

    Envie notificações das ofertas baseadas nas preferências de consumo (caso elas sejam mapeadas dentro do app). A personalização das promoções pode ser um grande diferencial para aumentar as vendas, além de trazer mais pessoas para o aplicativo.

    2- E-Commerce e Marketplaces

    Crie vitrines especiais para a Semana do Consumidor e cupons de descontos para serem validados no carrinho para outros produtos selecionados.

    Na Semana do Consumidor, divulgue oportunidades exclusivas para cada dia. Isso pode ajudar a trazer mais tráfego para o canal e, consequentemente, mais vendas.

    3- Redes sociais

    Programe ações de lives commerce nas redes sociais. O público está habituado e gosta desse formato. Uma boa estratégia é trazer peças de ˜última oportunidade˜. Isso cria um ambiente interessante para o impulsionamento das vendas.

    4- WhatsApp

    Envie promoções específicas por WhatsApp e tenha uma equipe pronta para atender. Esse canal também pode ser utilizado para esclarecer dúvidas sobre os produtos, mas quem atende precisa ter autonomia para concretizar a venda. Quanto menos atrito, maiores as chances de vender mais.

    Outros incentivos promocionais que podem ser explorados dentro da estratégia de vendas são: cashback, frete grátis e algum incremento no programa de fidelidade.

    Garanta a experiência

    É essencial garantir que os canais digitais estejam preparados para lidar com o aumento do volume de tráfego e operações transacionais.

    A experiência precisa ser segura e bem-sucedida para que quem comprou, volte a comprar.

    Estabeleça uma rotina de monitoramento

    Acione a equipe de desenvolvimento para identificar possíveis vulnerabilidades no código de programação, confirmar se os certificados e protocolos de segurança estão atualizados e se o software de proteção cobre todas as necessidades do e-commerce.

    Além disso, acompanhe o tráfego: número de visitantes únicos, taxa de abandono do carrinho, cancelamentos de compras, produtos mais clicados etc. Tudo isso trará subsídio para futuras estratégias promocionais.

    A equipe de TI deve estar de prontidão durante a Semana do Consumidor para contornar possíveis problemas técnicos o mais rápido possível.

    Segurança nos meios de pagamentos

    Utilize recursos de segurança, como gateways e intermediadores de pagamento, no carrinho de compra. Essas são plataformas que direcionam a compra para um checkout em ambiente seguro e são capazes de prevenir diversos tipos de fraudes.

    Caso tenha um desenvolvimento próprio, garanta que os protocolos de segurança sejam seguidos sem furos.

    Use e abuse da criptografia de dados

    Entre os protocolos de segurança utilizados na internet, o Certificado de Segurança SSL é utilizado com bastante sucesso.

    Aliás, a falta de um protocolo de segurança prejudica o ranqueamento do site em buscadores, além de acionar um aviso de falta de segurança no site quando ele é acessado. Precisa de um certificado de segurança? Fale com a Locaweb.

    Experiência digital de consumo

    Como está a velocidade do seu e-commerce? As fotos do produto são boas? Permitem um bom zoom para a visualização de detalhes?

    Os produtos são apresentados em ângulos diferentes? Tudo isso é importante para quem compra online, principalmente na campanha do Dia do Consumidor.

    Se a navegação no e-commerce for confusa ou se houver lentidão, isso pode causar abandono do site. Isso é ruim porque a pessoa pode não dar uma segunda chance a sua marca e porque os buscadores computam as rejeições do site, derrubando as posições no ranqueamento.

    Para uma ótima campanha, atualize-se!

    Campanhas promocionais são ótimas para motivar as marcas a reciclar seus recursos digitais para e-commerce. Aliás, o setor de e-commerce é conhecido pelo surgimento de novas tecnologias regularmente. É uma área rica em atualizações, tanto em recursos de vendas quanto em segurança.

    É necessário buscar informações frescas, capazes de serem adaptadas para sua abordagem de vendas, ao mesmo tempo em que se adequa ao seu mercado.

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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