Do clássico e-mail marketing a uma estratégia baseada nos dados de relacionamento com os clientes, fique de olho nestas maneiras de conquistar o consumidor e nessas ideias para vender mais no Dia das Mães.

O Dia das Mães é uma das principais datas comemorativas do varejo. Certamente, é o pico de vendas para a maioria das categorias no primeiro semestre do ano. Por isso, é uma oportunidade imperdível para usar as melhores estratégias digitais e impulsionar suas vendas.

Para vender mais no Dia das Mães, o e-commerce pode utilizar uma série de ferramentas. O objetivo é claro: atrair mais clientes, mostrar claramente os benefícios dos seus produtos e levar o consumidor à conversão. Nos mais variados momentos da jornada do cliente, você pode usar essas ferramentas digitais para levar aquele consumidor que está só “dando uma olhadinha” a colocar produtos no carrinho e fechar a compra.

É hora de conferir 5 ideias para vender mais no Dia das Mães usando estratégias digitais!

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    1) Faça campanhas por e-mail marketing

    O e-mail marketing continua sendo a forma mais simples, prática e eficiente de alcançar seus atuais clientes, mostrar seu posicionamento de mercado e fazer promoções que geram resultado. Com uma estratégia de e-mail marketing bem desenvolvida, seu e-commerce consegue criar segmentações e montar réguas de relacionamento com seus clientes. Dessa forma, os contatos com os clientes passam a se basear no comportamento do público e conseguem ser cada vez mais assertivos. Nada como oferecer para o cliente exatamente o que ele pode querer comprar, em vez de ofertas genéricas.

    Boas plataformas de e-mail marketing permitem criar campanhas de sucesso de forma fácil e rápida, com acompanhamento em tempo real dos resultados das ações. Dessa maneira, seu e-commerce pode realizar ações de reforço ou ajustar a comunicação rapidamente.

    Entre as principais vantagens do e-mail marketing estão:

    • Gerar identificação com os clientes por um canal direto de marketing;
    • Baixo custo de envio, otimizando os investimentos em comunicação;
    • Segmentação total, com agrupamento dos contatos por características em comum que estão relacionadas ao comportamento do cliente;
    • Praticidade na gestão das bases de dados, na criação das campanhas e no desenvolvimento de cada peça de e-mail marketing.

    2) Construa landing pages de Dia das Mães

    Landing pages são um recurso importante para chamar a atenção do cliente para temas específicos. Afinal de contas, páginas diretas e objetivas que promovem produtos específicos podem criar uma experiência de compra simples e rápida, que aumenta a conversão.

    Boas landing pages são capazes de receber o tráfego que clicou em um e-mail marketing, banner, link patrocinado ou resultado de busca e levar o visitante a tomar uma ação específica: se associar ao programa de benefícios do e-commerce, conhecer as promoções de Dia das Mães ou comprar um produto.

    Existem 8 passos essenciais para estruturar e criar landing pages de alta conversão. Use essas dicas e impulsione as vendas no Dia das Mães!

    ideias e estratégias para vender mais no dia das mães

    3) Transforme o WhatsApp em um canal de vendas

    Durante a pandemia, o WhatsApp se transformou em um aliado de todo varejista. Lojas físicas que estavam fechadas, mas tinham estoque, passaram a usar o aplicativo para ir atrás dos clientes e fechar vendas. Ao mesmo tempo, clientes que mantiveram o isolamento social passaram a usar ainda mais o app.

    O WhatsApp também é uma grande ferramenta para aprofundar o relacionamento com os clientes e vender mais. Aliado ao e-commerce, ele pode aprimorar o contato com consumidores, oferecer uma possibilidade extra de tirar dúvidas e saber mais sobre os produtos e pode ser um canal adicional para saber as novidades e receber, em primeira mão, informações importantes.

    O WhatsApp ainda traz outros benefícios, como a possibilidade de coleta de dados dos clientes (de forma autorizada) para uso em campanhas de e-mail marketing, Google Ads e redes sociais. Além disso, é um canal que pode ser ativado offline, com o uso de QR Codes em materiais impressos – de cartões de visitas a anúncios em revistas.

    4) Desenvolva uma estratégia de redes sociais

    As redes sociais são um dos principais meios de atração de clientes, que depois podem ser fidelizados a partir de ações de e-mail marketing e WhatsApp. Posts orgânicos e impulsionados no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e outras redes permitem que você apareça para os clientes em momentos relevantes e se posicionem de maneira consistente.

    A solução de gestão de redes sociais da Locaweb é usada por mais de 100 mil marcas e funciona não somente como um canal de divulgação de produtos, mas também como um SAC 2.0, como um sistema de gestão de projetos para seu time e como uma máquina eficiente de captação de leads para seu negócio.

    O uso de uma ferramenta de gestão de redes sociais, hoje em dia, é essencial para dar mais produtividade à sua estratégia digital e fazer sua marca aparecer no cotidiano do seu público. Dessa forma, você consegue criar momentos de interação e aumentar a conversão em vendas.

    Tenha a melhor gestão das suas redes sociais em uma única ferramenta!

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    5) Defina um calendário de comunicação

    Sua estratégia de comunicação precisa direcionar o cliente para fechar uma primeira compra e impulsionar vendas adicionais. Para isso, é preciso construir um calendário de comunicação, de acordo com sua estratégia de atração e retenção de clientes. Esteja atento, por exemplo, aos momentos em que os clientes têm mais possibilidade de compra: os dias em que o salário do mês caiu na conta e os últimos dias antes do Dia das Mães são gatilhos importantes de conversão.

    Outra dica é construir relacionamentos, em vez de focar em vendas pontuais. Utilize as informações coletadas em cada contato do cliente para desenvolver e-mail marketings, landing pages e ações promocionais diferentes para grupos diferentes de consumidores. Seus clientes VIP, por exemplo, podem ter acesso a condições promocionais exclusivas, ou mesmo produtos em primeira mão. As possibilidades são muito amplas – e entender o comportamento do cliente do seu e-commerce faz toda a diferença para vender cada vez mais.

    O Dia das Mães é uma grande oportunidade para reforçar o relacionamento com seus clientes, oferecer o produto certo com o atrativo correto e acertar na comunicação para gerar mais vendas. Não apenas para a data comemorativa, mas para que o cliente seja seu por mais tempo.

    A Locaweb possui uma série de soluções que aumentam a conversão do seu e-commerce e geram ideias para vender mais no Dia das Mães. De ferramentas de e-mail marketing à gestão de redes sociais, passando por landing pages e WhatsApp, confira o que podemos fazer para ajudar você a vender cada vez mais.

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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