Já pensou em ideias para vender no Dia dos Namorados? Essa data está se aproximando, percebeu como esse mês já começou todo romântico? É coraçãozinho para todo lado: na farmácia, no curso de inglês, no mercado. E isso pode ser muito bacana, tanto para alavancas as vendas quanto para melhorar o seu relacionamento com o cliente.

Em 2021, levando em conta apenas vendas feitas nas lojas virtuais com cartão de crédito houve um aumento no faturamento de 28%, na comparação com o mesmo período de 2020, totalizando R$ 3,3 bilhões.

A informação é do relatório produzido pela All In | Social Miner que apontou um aumento de 11% no número de pedidos, saltando de 5,8 milhões para 6,4 milhões, também em comparação com o Dia dos Namorados de 2020, a maioria utilizando o smartphone (55%).

Pensando nisso, é preciso ter uma boa estratégia para essa data, já que pode ajudar bastante nos lucros da empresa.

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    Como vender mais no Dia dos Namorados?

    Primeiramente, é preciso fazer uma comunicação especial voltada ao público que vai querer comprar presentes e mimos. Considerando o relatório da Social Miner, a categoria de moda e acessórios continua dominando as vendas nessa data, o que abre muitas oportunidades para as campanhas das próximas datas comemorativas.

    Fuja do clichê

    Lembre-se que o Dia dos Namorados acontece todos os anos. Pode até ser difícil pensar em uma campanha ou comunicação inovadora, mas tente sair do clichê que estamos acostumados. O público gosta e enaltece a marca quando ela acerta na criatividade! Então, pense em novas ideias para vender no Dia dos Namorados.

    Claro, tudo isso depende do perfil do seu público, se você acha que deve seguir com uma linha mais tradicional na comunicação, tudo bem. Só tome cuidado com o “mais do mesmo”.

    Personalize sua comunicação

    Você vai precisar comunicar seus clientes a respeito das promoções e ofertas especiais referentes ao dia dos namorados, certo? O ideal é que toda essa comunicação seja personalizada. Se você for mandar e-mails para a sua base, pense em algo bacana para se aproximar do público. Brinque com as possibilidades que essa data permite. Por exemplo, você pode tratar o cliente como um “namorado” e dizer que em nome da relação, gostaria de anunciar ofertas bacanas. Ou propor um “encontro” para chamá-lo a visitar sua loja. Enfim, brinque com as possibilidades.

    Além da linguagem, também é bacana personalizar o design do e-mail para que ele chame a atenção do cliente. Ele tem que sair com a impressão de “poxa, valeu a pena ter clicado nesse e-mail.”. Isso porque hoje em dia, somos bombardeados por esse tipo de conteúdo, Falando a verdade, chega a ser chato ver a caixa de e-mails lotada de conteúdos irrelevantes e comuns. Por isso, se destaque.

    ideias para vender no dia dos namorados

    Campanhas de e-mail marketing para o Dia dos Namorados

    Considerando esse cenário, preparamos 5 dicas simples, mas poderosas para você estar preparado para suas campanhas de email marketing.

    1) Boas-vindas apaixonado

    Para iniciar qualquer tipo de relacionamento de sucesso com seu cliente, você precisa saber que as boas-vindas é essencial. Nada melhor do que ser bem recebido e se sentir especial. Esse e-mail é como seu primeiro encontro com o seu contato.

    Aproveite para ser o amor à primeira vista para seu cliente, para esse destaque, é muito importante você explorar tipografias, cores, ícones, ilustrações, fotos e animações para dar vida ao design do seu email e animar os destinatários.

    2) Use gatilhos de urgência

    Você já está preparado para dar aquele super like nos seus clientes?

    Vamos começar pensando primeiro no seu projeto. Se você tiver uma loja virtual, uma das suas preocupações será com os que deixaram para ultima hora, por causa da data de fechamento de fatura do cartão ou os esquecidos, que muitas vezes ficam preocupados se o presente vai chegar. Será que vai dar tempo?

    Quando a data estiver chegando, deixe claro que ainda dá tempo. Use gatilhos causando sensação de urgência no e-mail marketing é fundamental para garantir conversões.  Deixe em evidência o produto que seu cliente demonstrou interesse, reforçando a ideia de estoque ilimitado ou o final da promoção

    Veja alguns exemplos de sensação de urgência:

    • “Ainda dá tempo de conquistar quem você ama. Frete grátis (ou com desconto) e entrega em (x) dias”.
    • “Corra antes que acabe”.

    Agora, se você possui uma loja física e quer causar uma sensação de urgência, use o digital para enviar o estimulo certo. Redes sociais, anúncios online e blogs, estas são ferramentas que promovem comunicação e aproximação dos consumidores. 

    3) Conteúdos especiais

    Aproveite para se planejar com antecedência com suas campanhas, prepare conteúdos específicos para com ideias para vender no Dia dos Namorados e trabalhe com detalhes. Quando você envia uma peça de e-mail marketing em cima da hora, automaticamente perde a oportunidade de desenvolver conteúdos especiais que podem destacar sua marca. Se prepare com antecedência para criar vídeos, gifs, posts para blog, infográficos, dicas, testes e outros conteúdos que vão chamar a atenção do consumidor.

    Criar conteúdo personalizado e segmentado é o sucesso do e-mail marketing. Mas lembre-se, falar de forma direta com seus clientes e separá-los de acordo com suas preferências. A lista de emails podem ser segmentadas de diversas formas, como clientes, novos clientes, sexo, faixa etária e etc.

    4) Crie um top 10 especial do Dia dos Namorados

    Já pensou em fazer campanhas de e-mail marketing com os 10 produtos mais comprados por seus clientes? Você pode criar listas com diferentes temas: os produtos mais românticos, com mais desconto. Isso pode ajudar a aumentar a taxa de conversão e engajamento.

    Pronto para conquistar?

    Uma boa estratégia de email marketing, que gera resultados de verdade, só é feita com tempo, planejamento estratégico, organização, análise e muitas tentativas e erros!

    É isso! Esperamos que tenha curtido as dicas e que consiga aplicá-las no seu negócio.

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    SAIBA MAIS!
    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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