Boas estratégias de comunicação com o cliente no Natal podem fazer a intenção de compra pender para o seu lado. Veja como aproveitar essa oportunidade.

Este final do ano está bastante disputado em termos de atenção. Black Friday e Natal estão misturados e todo mundo quer aproveitar essas comemorações – tanto para comprar quanto para vender.

Quem tem um negócio online precisa gerar oportunidades, porque o cenário é promissor. Se a gente colocar como base o cenário de 2022, o e-commerce brasileiro faturou R$2,8 bilhões, o que representa alta de 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para vender bem, porém, precisamos pensar em boas estratégias de comunicação para fidelizar quem compra – afinal, melhor do que captar novos clientes é tê-los cativados, fazendo novas compras e falando bem da marca. É muito mais barato e lucrativo vender mais para os atuais clientes do que conquistar novos consumidores.

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    Sem mais delongas, vamos às dicas para melhorar a comunicação na temporada de Natal:

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      Clima de Natal

      Mesmo no digital, precisamos pensar em uma abordagem visual temática e de fácil percepção. Existe uma memória afetiva muito forte sobre o Natal e traduzir essa simbologia no e-commerce e nas peças de comunicação da campanha desperta sensações. Mesmo se você utilizar uma linguagem original e inédita, vale a pena fazer uso de símbolos estabelecidos, pois eles podem ser bons gatilhos para vendas.

      Experimente fazer uma composição harmônica com a identidade de sua marca utilizando cores natalinas (tons de vermelho, verde e branco), símbolos como a meia, o ginger bread (aquele bonequinho de biscoito), o grafismo do floco de neve, a árvore de Natal, o gorro vermelho e o Papai Noel.

      Caso seu produto tenha uma paleta de cor nos tons natalinos, vale pensar em deixar os itens dessas cores em destaque na página principal. Essa sugestão fica sob sua análise, pois precisa fazer sentido em sua estratégia de vendas.

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      Uma campanha de e-mail marketing com os layouts em clima natalino e reforçada por mensagens capazes de despertar o senso de urgência pode ser outra estratégia interessante. Para ganhar tempo, programe os e-mails marketing com antecedência, garantindo que a operação do pedido receba toda a atenção necessária no período mais importante de vendas do ano. A ferramenta de E-mail Marketing da Locaweb, além de facilitar a personalização das peças, permite a programação de datas e horários dos envios.

      Respostas na ponta da língua

      Muitos clientes querem esclarecer dúvidas finais antes de concluir a compra de um produto. Nessas situações, a marca que está disponível para dar respostas rápidas e corretas tem um diferencial e aumenta a chance de vender. Em se tratando de e-commerce, as ferramentas mais usuais são o WhatsApp e mensagens diretas nas redes sociais. Quanto melhor for o atendimento, maiores são as chances de a venda ser concluída – por isso, divulgue seus canais de comunicação e os horários de disponibilidade. Tudo isso contribuirá para atender à expectativa dos clientes e vender mais.

      Redes sociais

      É muito importante levar o tom amigável e receptivo do Natal também para as redes sociais. Além de oferecer bons produtos e preços justos, a marca deve iniciar conversas e estar pronta para respondê-las. Crie perguntas, traga reflexões e mostre o significado dos símbolos de Natal. Nos vídeos, use canções natalinas em versões modernizadas. Mas é importante frisar que toda essa comunicação precisa buscar um gancho para mostrar os produtos e puxar vendas. Campanhas bonitas são ótimas, mas precisam gerar resultado.

      Dicas de presentes

      Crie perfis de consumidores e proponha tipos de presentes para eles. Por exemplo: quais presentes podem agradar alguém mais formal ou mais descolado? É possível impactar alguma profissão específica? Que tal oferecer bons presentes até um determinado valor? Ou ainda: como acertar no presente de amigo secreto?

      Esses perfis de consumo precisam estar sempre associados aos seus produtos. A oportunidade aqui é se oferecer para escolher um presente. Algo como: está em dúvida sobre o que escolher para alguém? Chama a gente no Zap (ou chat, ou e-mail). E oriente sua equipe para seguir um roteiro de perguntas-chave, caso seja procurada – preço limite, idade, categoria do produto etc.

      E não podemos esquecer do bom “cartão-presente”. Essa é uma forma prática de presentear quando não se conhece muito bem a pessoa ou não há tempo para escolher o presente ideal. Se sua empresa ainda não tem essa alternativa, estude implementá-la até o início da campanha de Natal.

      Outro ponto interessante é que esses tipos de posts também podem funcionar bem como itens patrocinados nas redes sociais. No geral, as pessoas engajam bem com dicas.

      dicas para vender mais no natal e conquistar o cliente

      Meios e prazos de entrega

      Divulgar os prazos médios para entrega dos produtos pode ser um bom gatilho de vendas. Muitas pessoas tratam os prazos de maneira abstrata e acabam se atrapalhando, então gerar um alerta do tipo: “entregamos em até ‘n’ dias, mas não deixe para a última hora” pode gerar senso de urgência nas pessoas. Outra ação capaz de motivar as vendas é o frete grátis. Sua marca pode estabelecer uma data limite para conceder o frete e associar o benefício a um valor mínimo de compras. Esse será um bom impulsionador das vendas.

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      Ações solidárias

      Sua marca pode ser um veículo para uma boa ação. Escolha uma entidade de sua confiança e crie uma campanha em que os consumidores possam contribuir com ela por meio do seu consumo. A marca pode assumir o papel de intermediar as doações e levá-las ao local, por exemplo. Na campanha, informe a data do final da ação, depois o resultado dela e faça uma forte divulgação por meio das redes sociais e e-mail marketing. Marcas que se engajam em ações sinceras conquistam admiradores e clientes fiéis.

      Pagamento fácil

      Divulgue quais são os meios de pagamento da sua loja e como eles podem facilitar a vida de quem compra. Com certeza é uma vantagem competitiva oferecer a opção de pagamento em dois cartões de crédito ou dar desconto para o pagamento via PIX. Deixe isso claro em sua comunicação, pois pode ser um fator de desempate entre seu e-commerce e o concorrente.

      É muito importante assumir somente compromissos que a sua marca possa cumprir. Verifique qual a relação da sua capacidade de atendimento e entrega em oposição à capacidade de atração das suas ações de marketing. É muito importante que essas duas pontas estejam em equilibro. Estando tudo ok, é só colocar a máquina para funcionar com essas dicas de comunicação para o Natal. Boas vendas!

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      O autor

      Juliana Fernandes

      Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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