O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica importante para calcular o sucesso do seu investimento na conquista de novos compradores.

Vamos encarar o fato: quem tem um negócio, precisa gastar para ganhar. Em um cenário ideal, o lucro compensa o investimento, mas como saber se a conta fecha no positivo? Para isso, utilizamos um indicador de marketing e vendas chamado Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Nessa conta devem ser considerados todos os investimentos feitos pelo negócio para trazer novos compradores e o quanto eles trouxeram de dinheiro para o cofrinho da empresa.

A fórmula do CAC é a seguinte:

Investimentos / Número de Clientes Adquiridos = CAC
(Investimentos dividido por Número de Clientes Adquiridos é igual ao CAC)

Alguns exemplos de investimentos a serem considerados são:

  • Divulgação: contratação de agência, contratação de influenciadores, anúncios, eventos, assessoria de imprensa;
  • Recursos humanos: pagamento de pessoal e treinamentos;
  • Tecnologia: softwares, contratação de ferramentas e equipamentos físicos.

Os compradores que entram nessa fórmula devem ser apenas aqueles que chegaram por meio das ações específicas de Marketing e Vendas. Não entram na soma as pessoas que vieram de maneira espontânea – como pela indicação de outra pessoa ou por ter encontrado o produto no meio de tantos outros num marketplace sem que o lojista tenha investido em mídia.

As campanhas devem ter marcadores capazes de identificá-las, como um link construído com dados da ação ou um código para ser incluído no carrinho de compras.

Se a ação de marketing e vendas for longa, é interessante realizar o cálculo periodicamente – quinzenal, mensal ou outro intervalo. Isso ajuda a perceber a “temperatura” da campanha para implementar ou reforçar ações com boa aderência.

o que é custo de aquisição de clientes
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    Produto e divulgação

    A natureza de cada produto ou serviço interfere diretamente não apenas no cálculo da aquisição de clientes, mas também nos objetivos e estratégias. Vamos analisar alguns tipos de produto:

    Produtos ou serviços de compra recorrente: pode ser uma assinatura de software, streaming, alimentos ou publicações em série, por exemplo. O cliente vai se pagando no tempo em que permanecer com o produto ou serviço – é o chamado Lifetime Value (LTV). Aqui vale criar estratégias de permanência do cliente para diminuir o valor do Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e tentar vender outros produtos de valor agregado no processo.

    Produtos ou serviços de compras únicas: artigos duráveis, como eletroeletrônicos, roupas e acessórios. Geralmente, o CAC depende de um bom volume de vendas para compensar os investimentos de marketing e vendas.

    De uma maneira bem direta: o cliente deve gastar mais com você do que você com ele.

    Por isso, antes de decidir como investir é preciso analisar o ticket médio da sua operação (de modo simplificado, para obter o tíquete médio é preciso somar o valor das vendas e dividir pela quantidade de transações em um determinado período). Sabendo esse número, passa a ser possível determinar quanto é possível crescer e em quanto tempo.

    Entenda que existe uma relação direta entre divulgação e aquisição de clientes – afinal, quem não é visto não é lembrado. Então, quanto mais seu produto ou serviço são mostrados, maiores são as chances de atrair mais clientes e vender para eles.

    O ideal é sempre buscar maneiras inteligentes e econômicas de se divulgar. Vamos aqui dar duas sugestões com algo bem à mão:

    Redes sociais

    Uma live shop (venda ao vivo por redes sociais) costuma gerar bons resultados. A primeira característica positiva é que os seguidores de um perfil nas redes sociais nutrem interesse pela marca. São bons leads, com alto potencial de conversão. Aproveite essa vantagem e monte uma campanha com contagem regressiva, mostre os produtos mais interessantes no decorrer da campanha e esteja pronto para vender ao vivo.

    Whatsapp

    Toda venda tem um fator emocional, muitas vezes associado à busca de gratificação imediata. Assim, a rapidez na resposta é determinante para a efetivação da venda. É aí que entra o WhatsApp, uma ferramenta de conversão muito poderosa.

    Segundo levantamento, a população brasileira é a que mais utiliza o app no mundo e já naturalizou comprar por meio dele também. Para extrair o melhor desse poderoso canal, considere contratar um software específico para extrair métricas, embarcar o WhatsApp no site e responder os clientes mesmo sem estar com o smartphone nas mãos.

    Para tudo isso, a Locaweb oferece o Clic Lead. Essa ferramenta está pronta para coletar a autorização de uso de dados do seu cliente e agrupar as informações em relatórios para suas análises e futuras ações de Marketing e Vendas.

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    O ideal é ter uma entrada recorrente e previsível de clientes para garantir o crescimento do negócio em escala. Isso vai depender, também, de fatores como ótimo produto, agilidade em solucionar problemas, atendimento impecável, inovação. Muitos desses fatores são essenciais para o crescimento contínuo.

    Outras métricas podem e devem ser analisadas em conjunto com o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), como o ciclo da venda, a receita recorrente mensal e a taxa de conversão de vendas. Em conjunto, elas proporcionam uma visão mais completa para a escolha das estratégias. Cada empresa está em um estágio específico de amadurecimento, e por isso as métricas devem fazer sentido dentro do seu universo para alcançar um resultado justo sobre seu desempenho.

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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