Para muitos empreendedores do e-commerce, o sucesso das vendas está na operação multicanal, ou seja, marcar presença em diversos marketplaces – podendo, ainda, ter sua própria loja virtual. Se você está planejando seguir essa estratégia, precisa saber o que é um hub de integração.
Acompanhe a leitura para descobrir como essa ferramenta pode ajudá-lo a vender mais e melhor no comércio eletrônico!
O que é um hub de integração?
O hub é um sistema que funciona como elo entre os canais de vendas e seu ERP. Assim, em vez de gerenciar cada plataforma separadamente, você consegue acompanhar tudo em um só lugar.
Soluções valiosas
Digamos que, além de ter e-commerce próprio, você vende em marketplaces como Amazon, Amercianas.com, Extra e Mercado Livre. Imagine controlar pedidos, faturamento, estoque, etc., diariamente em cada um desses canais. Trabalhoso? Muito! Com o hub, essas tarefas são mais ágeis e assertivas, evitando problemas de gestão como estoque desatualizado, cobranças repetidas, atrasos na expedição, entre outros.
O cadastro de produtos também se torna mais ágil, pois é possível enviar os produtos cadastrados para todos os marketplaces em uma só vez. O hub Ideris, por exemplo, oferece funcionalidades atreladas às estratégias de venda, como criação e edição massiva de campanhas. O sistema ainda tem compatibilidade com anúncios de catálogo, descontos de/para e grade de medidas para vestuário (ótimo para quem atua no segmento de Moda).
Como escolher um hub de integração?
Antes de contratar um hub de integração, é importante analisar quais benefícios a plataforma oferece além das soluções citadas anteriormente. Por exemplo:
Logística
Quem vende online sabe a importância de gerenciar a logística, afinal, cada vez mais os clientes querem agilidade, qualidade e tarifas competitivas. Para auxiliar o seller nesse processo, a dica é escolher um hub integrado ao Melhor Envio – plataforma que compara preços dos Correios e transportadoras particulares. Com essa solução conectado ao hub, é possível comparar tarifas de frete rapidamente e escolher a opção mais vantajosa.
Filtros de pesquisa
Quanto mais filtros de busca o hub oferecer (canal de venda, produto ou região), melhores e mais segmentadas serão suas análises. Isso é essencial para você ser analítico, entender o comportamento dos diferentes grupos de consumidores e otimizar as estratégias de venda.
Promoções independentes
Mesmo atuando em diversas plataformas de venda, você pode criar campanhas direcionadas apenas para os canais desejados, ou seja, as promoções serão ativadas somente onde você decidir.
Análise de concorrentes no mercado livre
Com essa funcionalidade, você escolhe um concorrente do Mercado Livre para monitorar informações como faturamento, número de pedidos e uma timeline com as alterações feitas nos anúncios dele.
Impressão ZPL
Bastante utilizada por empresas que buscam agilizar processos, a impressão ZPL é uma linguagem formada por código de barras ou RFID, permitindo rastrear ou marcar produtos e processos. Se você já faz impressão ZPL ou planeja aderir à sistemática, verifique se o hub oferece essa integração.
Inteligência artificial
Respostas diretas e automáticas são bastante úteis para organizar sua rotina de atendimento, pois evita que as pessoas fiquem por muito tempo sem nenhum tipo de retorno. Você configura como será a mensagem e ela será enviada ao cliente até que alguém da equipe possa atender.
Suporte
Sempre surgem algumas dúvidas sobre funcionalidades, integrações e novidades no sistema, certo? Por isso, contar com um hub que oferece equipe de suporte especializada faz toda a diferença desde a implantação até o customer success (time responsável por cuidar do sucesso do cliente, indicando novas opções de crescimento de acordo com cada operação).
Conheça o Ideris
Um dos maiores hubs de integração do Brasil, o Ideris está conectado às principais plataformas e soluções para e-commerce do mercado. Destaque para a parceria com o Mercado Livre (maior marketplace da América Latina), que já garantiu certificado Platinum ao sistema. Esse reconhecimento veio por diversos fatores, como número de usuários ativos (e faturamento), agilidade na implementação de funcionalidades, satisfação dos clientes, entre outros.
Além das integrações com marketplaces, plataformas de loja virtual e ERPs, o Ideris se conecta a sistema de frete (permitindo configurar contratos, comparar preços e emitir etiquetas de envio), e conciliadores financeiros (faça monitoramentos os repasses aos canais de venda).
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