Ouvir, gerar conexão com seu cliente e usar prova social são algumas técnicas de persuasão que levarão seu negócio a outro nível.

Existem uma série de técnicas de persuasão que dão a quem empreende um impulso importante para o negócio decolar. Mas, antes de descobrir quais são elas, confira o que é persuasão e o que faz essa habilidade ser essencial ao vender

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    O que é persuasão? 

    Em geral, persuadir está relacionado a convencer alguém sobre uma ideia, um produto, um serviço ou até mesmo em relação a uma pessoa.  

    Para fazer alguém mudar de ideia, é necessário empregar uma série de gatilhos para ativar a mente desse interlocutor, que é para quem se fala. Isso melhora, inclusive, a comunicação com clientes. 

    O ato de persuadir tem ligação com o neuromarketing, campo focado em entender o comportamento de consumidores, empregando esforços para ser mais efetivo. 

    homem usando estratégia de persuasão para ofertar seu produto ou serviço
    “Entrar na mente” de clientes é uma estratégia de persuasão para ofertar seu produto ou serviço. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Persuadir é diferente de manipular 

    A persuasão é diferente da manipulação, uma vez que é fundamentada em argumentos, com artifícios para comprovar o que se fala. A manipulação, ao contrário, pode colocar o interlocutor em desvantagem, fazendo-o agir mediante uma ameaça ou chantagem. 

    É possível manipular clientes? Sim, pode acontecer. Contudo, quando a pessoa se der conta de que o produto não condiz com o que foi anunciado, provavelmente não voltará a comprar

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    Como a persuasão ajuda o seu negócio? 

    Ao mudar a opinião de potenciais clientes sobre o que se pretende comercializar, você não apenas lucra com isso, como economiza tempo para aplicar em outras necessidades do empreendimento. 

    Contudo, para conseguir persuadir seu público-alvo, é essencial conhecer o perfil e os gostos, só então é possível aplicar as técnicas de persuasão eficientes para oferecer seu produto ou serviço. 

    Para resumir, existem clientes com diferentes jeitos de agir, que podem ser: 

    • Considerar o que cônjuge, parentes ou amigos dizem. 
       
    • Aquele que é mais independente e busca respostas para comprar ou não. 
       
    • Indivíduos que precisam “ver para crer”, provando ou experimentando. 
       
    • Quem gosta de ser ouvido e, portanto, adora falar. 
       
    • O contrário, que prefere ouvir seus argumentos. Então, capriche. 
       
    • E o cinestésico, que gosta de se sentir desafiado para então agir. 
    Saber ouvir para falar o que o interlocutor precisa: eis uma das técnicas de persuasão mais empregadas
    Saber ouvir para falar o que o interlocutor precisa: eis uma das técnicas de persuasão mais empregadas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Quer vender mais? Descubra 5 técnicas de persuasão! 

    Considerando os aspectos listados anteriormente, confira cinco técnicas de persuasão para levar seu negócio a outro nível. 

    1. Crie uma conexão e mostre que se importa 

    A conexão é criada ao gerar afinidade com seu potencial cliente, e esse fator é fundamental para que outras técnicas de persuasão sejam colocadas em prática. 

    Quando alguém escuta, fala o que o outro precisa ouvir e consegue se colocar no lugar da pessoa, despertando um sentimento, provavelmente o de identificação. Dessa forma, fica mais fácil convencer alguém a fazer algo, inclusive efetuar uma compra. 

    Várias marcas fazem propagandas voltadas para mães e pais, por exemplo. Quando esse tipo de afinidade é despertada, por exemplo, fica mais fácil cativar o lead e fazer que ele crie uma certa simpatia com a marca, preferindo ela à concorrência que não se posiciona. 

    2. Desperte o sentimento de reciprocidade 

    Essa ação está, de certo modo, ligada à anterior. Ser recíproco é fazer o mesmo para com outra pessoa, como devolver um favor.  Em vendas, isso pode significar que, ao oferecer um brinde, ajudar seu cliente quando ele mais precisava — como quando comprou um produto errado e você, além de trocar, ainda enviou um mimo a mais — pode fidelizar pessoas e fazê-las comprar mais

    3. Prove o que você argumenta ou vende 

    Quer coisa melhor que comprovar com alguém sobre a eficácia daquilo que se vende? Esse é o recurso da prova social, bastante eficiente em vendas. 

    No geral, ao presenciar um exemplo considerado bom, outras pessoas tendem a imitar. Portanto, ao contratar os serviços de um ator ou influencer que prova, usa e gosta dos seus produtos e, na sequência, os recomenda para seu público-alvo, eis uma grande chance de ver suas vendas aumentarem. 

    Porém, essa prova precisa gerar identificação e conexão. Caso contrário, pode forçar a barra ou até manchar, de alguma forma, sua reputação. Por isso, é imprescindível contratar pessoas alinhadas à mensagem que você deseja passar e também ao que seus clientes pensam. 

    4. Evite confrontar seu cliente 

    Ao argumentar e expor seu ponto de vista sobre suas vendas, pode ser que consumidores não fiquem totalmente convencidos, ou ainda que quebre sua linha de raciocínio. Nesse caso, em vez de confrontar, a saída é ouvir. 

    Lembre-se: cliente geralmente tem razão. E, mesmo quando não tiver, há formas sutis de tentar mudar sua visão sem, contudo, desagradá-lo. Por exemplo, reforce a troca de ideias em vez de impor visões sobre as outras. 

    5. Quer um “sim” do seu potencial comprador? Saiba o que fazer 

    Para ouvir um “sim” definitivo de clientes, de modo que comprem seu produto ou serviço, pense em perguntas que você pode fazer para concordarem com você

    Esboce questões nas quais as respostas possam ser positivas, em tom de concordância: “claro”, “concordo”, “não tenho dúvidas”, entre outras que coloquem seu cliente do seu lado. Logo, ficará difícil não comprar o que você propõe, quando durante toda a negociação houve concordância com seus argumentos. 

    Use o e-mail marketing para levar seu poder de persuasão mais longe

    Para empregar sua persuasão ao vender, conte com as ferramentas precisas, como o e-mail marketing da Locaweb. Com esse recurso, você divulga seu negócio por planos que cabem no seu bolso.  

    São diversas as vantagens em usar um e-mail marketing: amplie seu relacionamento com seus atuais e potenciais clientes de forma direta; envie mensagens simultaneamente e com baixo custo; crie grupos de contatos a partir das características e preferências do seu público; gerencie seu mailing com agilidade e muito mais!

    E, se estiver em dúvida sobre como usar e os benefícios do serviço, é possível testar antes de contratar.  

    Confira as vantagens de utilizar o e-mail marketing da Locaweb!

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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