Da seleção dos produtos à divulgação nas redes sociais, saiba como vender mais no Dia dos Pais com estratégias que vão melhorar os seus resultados.

Estamos em julho e o Dia dos Pais já está aí, batendo na porta. Para quem tem um negócio, a venda começa antes e vai até a data comemorativa – pois é preciso atender as pessoas que, por alguma razão, compram o presente no último instante possível.

Os negócios digitalizados têm diversos canais para impactar quem compra, mas é preciso pensar a campanha de vendas de maneira impactante, com informações alinhadas e divulgadas de forma organizada, mas sem bombardear o cliente e correr o risco de ir para a lista de bloqueados.

Para ter sucesso em sua campanha e vender mais no dia dos Dia dos Pais, esteja atento a estas 5 dicas importantes:

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    1) Selecione os produtos da campanha

    Em seu mix de produtos, quais são os itens mais atrativos como presente? Escolha produtos de diversos preços, para atender quem vai dar apenas uma lembrancinha e quem pode dar um presentão. Tente dimensionar a demanda pelos produtos e cruze essa informação com a disponibilidade no estoque e com a sua capacidade de reposição.

    Outro ponto interessante é tentar contemplar o público que se identifica como pai. É possível aproveitar a oportunidade para alcançar os “pais de plantas” ou “pais de pets”.

    E há também aquelas pessoas que assumiram a responsabilidade paternal na trajetória de muita gente – mães, avós, avôs… Tente pensar em um mix de produtos que possa funcionar como presente para elas também.

    2) Acelere as entregas

    A compra online tem um fator de risco: o prazo de entrega. Datas comemorativas, como o Dia dos Pais, podem sobrecarregar as empresas de delivery e, por isso, o melhor é dar opções para o cliente. Contrate empresas responsáveis e com boa reputação, pois, quando o cliente tem um problema com a entrega, ele reclama da marca. Nessa hora, não adianta responsabilizar o terceiro: afinal, quem o contratou foi você.

    Outra forma eficiente de acelerar suas entregas é, caso você tenha uma loja física, transformá-la em um ponto de “clique e retire” para quem gostar dessa alternativa. A retirada grátis e o prazo mais curto de delivery em relação a uma entrega convencional do e-commerce costumam ser excelentes argumentos positivos.

    dicas para vender no dia dos pais

    3) Prepare seu ambiente virtual

    Crie uma identidade para suas ações de Dia dos Pais e aplique-a em seus pontos de contato: site, redes sociais, loja e e-mail marketing. Suas mensagens devem ser dirigidas de maneira emocional, trazendo elementos nostálgicos que contem uma história capaz de conduzir a venda.

    No meio digital, uma das peças mais importantes da campanha é o e-mail marketing. Ele é um meio de comunicação muito ativo e um dos mais eficientes para levar a sua mensagem até os clientes. Afinal de contas, ele permite se comunicar com um grande número de pessoas, de forma personalizada, e otimiza os investimentos em mídia e publicidade.

    Do ponto de vista do consumidor, também é um meio de relacionamento importante. Segundo dados da MarketingSherpa, 72% dos consumidores consideram o e-mail como o melhor canal para receber comunicações de marcas e empresas.

    Como se não bastasse, o e-mail marketing pode ajudar a analisar o comportamento de quem abre as mensagens, por meio dos relatórios de resultado. Esses dados são essenciais para direcionar o rumo da campanha. A facilidade de criar e enviar mensagens permite aplicar ações para aumentar o engajamento com a marca, ampliar a conversão de clientes e estimular novas compras dos clientes. Aqui na Locaweb, temos soluções muito eficientes na gestão de e-mail marketing.

    4) Redes sociais são essenciais

    Pensando em redes sociais de imagens, como Instagram e TikTok, quem faz vídeos interessantes e capazes de entreter a audiência pode aumentar suas chances de vendas. Mas não é só ir para frente da câmera e fazer qualquer coisa.

    Mesmo os vídeos mais curtos precisam ter uma base de roteiro, pois isso facilitará a execução, a edição e trará um resultado mais profissional. Acompanhe as tendências do momento, qual o meme mais visto e adapte para a mensagem do Dia dos Pais.

    Além disso, programe Live Commerces e faça uma contagem regressiva deles para aumentar o engajamento. Divulgue as condições especiais para quem participar e siga à risca o prometido. Depois, divulgue o resultado da campanha mostrando os pacotes que irão para filhas e filhos que aproveitaram essa oportunidade.

    Crie hashtags específicas e divulgue-as em sua campanha. Peça para as pessoas utilizá-las em troca de algum benefício. Por exemplo, fazer vídeos ou fotos com a marcação da hashtag X para participar de um concurso cultural – lembrando que concurso cultural é muito mais tranquilo de fazer, pois não está sujeito às mesmas condições legais dos sorteios.

    A busca de resultados por meio de uma hashtag é uma maneira bastante simplificada de monitorar o engajamento da audiência. Mas o melhor é ter uma ferramenta específica para acompanhar as métricas das redes sociais em todos os momentos do ano.

    Tenha uma ferramenta supercompleta para o gerenciamento simultâneo de várias Redes Sociais

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    5) Invista em anúncios

    Investir em anúncios patrocinados coloca sua marca em evidência para quem você deseja. Essa é uma das maneiras mais inteligentes de investir em campanhas, pois a chance de sua mensagem chegar a quem tem conexão com seus produtos ou serviços é muito maior. Estude onde sua audiência está e qual a melhor forma de falar com ela. Para investir certo é necessário se basear em informações e dados, não em achismos.

    Esses 5 pontos são abrangentes, mas essenciais para criar uma campanha e vender mais no Dia dos Pais. Essas dicas podem se tornar ainda melhores se seu negócio puder unir a estratégia de vendas às ferramentas tecnológicas. Quem vende pela internet tem uma vastidão de dados que podem ser transformados em mais vendas, mais eficiência e mais satisfação para os clientes.

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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