Briefing é um documento fundamental para a realização de projetos, campanhas e identidades visuais.

Se você trabalha ou tem alguma relação com as áreas de comunicação, já deve ter ouvido muitas vezes a palavra briefing. Essa ferramenta é indispensável para a criação de projetos complexos e tem o objetivo de reunir ideias importantes para apresentá-las de maneira clara para profissionais e para clientes.  

Desde peças simples até ideias complexas que envolvem dezenas de pessoas, o briefing é o ponto de partida no mundo corporativo, e por isso, reconhecer o seu devido valor é muito importante para alcançar bons resultados. 

Neste artigo, vamos explicar o que é o briefing e listar um passo a passo de como montar um bom material. Vamos lá? 

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    O que é briefing? 

    Pode-se definir o briefing como um documento que contém todas as ideias principais de um projeto, design, peça publicitária, entre outros tipos de trabalho. É um material indispensável para o planejamento, organização e apresentação adequada do projeto. 

    O termo vem do inglês “to brief”, que pode ser traduzido como “resumir”. Em poucas palavras, pode-se entender esse documento como um grande resumo de todo o projeto, que precisa ser organizado de forma clara para que as próximas etapas sejam realizadas adequadamente. 

    É um grande manual de instruções que contém o passo a passo de todo o trabalho que precisa ser feito, e então cria um caminho sólido na direção do que foi apontado previamente pelo cliente. Por isso, é importante coletar o máximo de informações relevantes com o cliente antes de começar esse documento. 

    briefing o que é: é um resumo com as informações relevantes de um projeto
    O briefing deve descrever de forma detalhada informações importantes do projeto. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Quais são os benefícios de um briefing bem produzido? 

    Ter um briefing bem feito é fundamental para várias áreas de um projeto, especialmente se ele for extenso e demandar ações de áreas diferentes.

    Em seguida, confira alguns pontos principais que se beneficiam diretamente pela boa execução desse material no projeto

    Otimizar tempo de trabalho 

    Organizar adequadamente o orçamento, as funções, os pontos principais e as informações do cliente ajuda a reduzir o tempo médio de trabalho.

    Se todos os envolvidos no projeto souberem exatamente o que fazer e o orçamento previsto para isso, a tendência é que menos empecilhos sejam criados, e dessa forma será possível executar as mesmas tarefas em um tempo menor. 

    E como já diz o ditado: “tempo é dinheiro!” 

    Evitar refações 

    Um problema bastante comum no meio corporativo e publicitário é a necessidade de refazer projetos inteiros do zero caso o cliente não goste dos resultados. Isso pode acontecer com qualquer um, e é um processo normal dentro desse ambiente de trabalho. 

    Porém, as refações atrasam muito o projeto e podem aumentar significativamente o orçamento final, gerando um desconforto entre a empresa, os colaboradores e os clientes.

    Por isso, ter um briefing bem detalhado e alinhado com as expectativas do cliente é fundamental para evitar a necessidade de refazer projetos inteiros, tornando o processo todo mais produtivo e satisfatório. 

    Melhorar a imagem da empresa no mercado 

    Planejar antes de executar é um ponto importante para conquistar um bom resultado. Um material organizado permite contato prévio com todos os envolvidos dentro do projeto, orçamentos sem surpresas e prazos cumpridos.  

    Apresentar um bom nível de planejamento melhora a imagem da empresa com o mercado, com funcionários, com clientes, assim como com os investidores. Impressionar quem tem algum tipo de vínculo contratual com você é um bom começo.  

    Direcionar o processo criativo 

    Trabalhos que envolvem publicidade, marketing, design e identidades visuais demandam muita criatividade, mas quando os projetos se tornam mais complexos, esse processo pode ficar desordenado e caótico para muitas pessoas. 

    O briefing tem um papel importante de direcionar o trabalho sem limitar a capacidade imaginativa dos colaboradores. Com as informações e instruções corretas, o processo se torna mais fluido e eficiente. 

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    Passo a passo para criar um briefing do zero 

    O processo de criação de um briefing começa muito antes da organização do documento. É preciso fazer reuniões com o cliente a fim de captar o máximo de informações possíveis sobre a empresa, o projeto e o público consumidor. 

    Feito isso, chegou a hora de criar um modelo de briefing do zero para que você possa entender na prática como tudo isso funciona. Pegue papel e caneta e vamos lá! 

    1. Identifique o cliente e o projeto 

    A melhor forma de começar um trabalho é entender quem é o seu cliente e quais são os objetivos do projetoa se realizar. Para isso, é preciso responder algumas perguntas:

    • Quem é o cliente? 
    • Em qual nicho de mercado ele atua? 
    • Qual é o objetivo do trabalho? 

    Além disso, é importante que o portfólio do cliente seja analisado previamente, já que pode conter informações muito importantes como a identidade visual, padrões de linguagem etc. 

    2. Detalhe os objetivos 

    Agora que está tudo devidamente identificado, chegou a hora de detalhar as prioridades e os objetivos do trabalho que está sendo executado. Para isso, é preciso responder: 

    • Por que isso está sendo feito? 
    • Onde estou querendo chegar? 
    • Em quem quero chegar? 

    Tudo isso constrói uma ideia mais consistente do que o projeto significa e como ele deverá ser elaborado. 

    3. Tenha um modelo organizado 

    Toda empresa precisa ter um modelo de briefing padrão, que organize a forma como as informações coletadas serão dispostas no documento. Cada tipo de trabalho demandará um modelo focado em pontos diferentes, sendo assim papel da empresa encontrar a melhor forma de organizar o seu material. 

    A criação de um sumário é importante, a fim de tornar mais eficiente a tarefa de ler as informações do briefing, especialmente em projetos muito complexos e detalhados.  

    4. Nomeie os responsáveis 

    Com as informações e objetivos já definidos e organizados em um modelo, esse é o momento de identificar e nomear os responsáveis que melhor se adéquam às tarefas

    Para isso, é preciso que todas as funções estejam no documento ao lado do nome de quem vai executá-la. 

    5. Defina prioridades, prazos e orçamentos 

    O próximo passo consiste em destacar quais são as prioridades do projeto e enumerá-las. Qual assunto deve ser abordado primeiro? Qual precisa ser apontado por último? E não é só isso: o ideal é que o briefing aborde a ordem exata pela qual as partes do trabalho devem acontecer.  

    Deve-se acompanhar as prioridades com um cronograma, estimando com a melhor precisão possível o tempo e o custo gasto em cada etapa, sendo que o orçamento também precisa conter o valor total da realização do projeto. 

    6. Detalhamento do público-alvo 

    Embora já tenha identificado anteriormente em quem o projeto quer chegar, é preciso que o briefing apresente uma seção mais detalhada sobre o público-alvo do trabalho. Aqui é importante se atentar a algumas informações: 

    • Faixa etária; 
    • Renda; 
    • Gênero; 
    • Tipo de mídia que consome; 
    • Lugar de compras preferido; 
    • Maiores interesses; 
    • Imagem da empresa com o público-alvo. 

    Projetos diferentes vão demandar informações diferentes, e por isso é preciso coletar o máximo de dados possível antes de iniciar o seu briefing.  

    7. Analise o mercado 

    Entender os concorrentes do seu cliente e o mercado no qual ele está inserido é fundamental para criar um briefing de qualidade.

    Pesquise os materiais que foram apresentados por outras empresas e busque entender os seus pontos fortes e eventuais lacunas que possam ser exploradas

    8. Detalhe o modelo de comunicação e venda 

    Com base nas informações adquiridas anteriormente defina o melhor modelo de comunicação para a sua campanha ou projeto.

    Ao compreender que tipo de mídia seus consumidores preferem utilizar e por onde preferem comprar, definir um bom modelo de comunicação e venda se torna muito mais simples. 

    Você vai precisar definir e detalhar qual será a duração das campanhas, assim como o tamanho dos comerciais, a arte para uso de flyers e outras mídias físicas, os locais de distribuição de propaganda, a verba para anúncios em redes sociais, entre outras questões. 

    Cada empresa terá um ponto forte e um tipo de mídia adequada para se comunicar com seus clientes. Um erro aqui pode tornar o projeto ineficiente e como resultado aumentar os custos no futuro, realize essa etapa com bastante atenção. 

    definir uma boa estratégia de comunicação é parte importante de um bom briefing
    Definir uma boa estratégia de comunicação é parte importante de um bom briefing. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Além disso, definir o tipo de plataforma de venda também é crucial. As vendas serão através de lojas online ou estruturas físicas de venda? Tudo isso deve constar no briefing. 

    9. Preferências do cliente e informações adicionais 

    Por fim, com tudo definido, é importante deixar um espaço para colocar informações adicionais e pontos de preferência do cliente.

    Isso ajuda os profissionais que vão executar cada pequena parte do projeto a entender aquilo que a empresa contratante prefere, assim como evitar palavras e materiais visuais que não sejam do gosto do cliente.  

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    O autor

    Liliane Oliveira

    Liliane Oliveira é Coordenadora de Marketing de Conteúdo e SEO na Locaweb, com especialização em Marketing pela ESPM. Com mais de 15 anos de experiência no setor de tecnologia, ela se destaca como especialista em SEO, criação de conteúdo, gestão de blogs, sites e canais do YouTube. Seu trabalho é voltado para o aumento do tráfego orgânico e geração de resultados. Além disso, ela encontra equilíbrio praticando yoga, conhecendo novos lugares e se dedicando a novas aprendizagens, sempre como uma eterna padawan.

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