ChatGPT alcançou rapidamente 5 milhões de usuários e recebeu investimento bilionário da Microsoft

O ChatGPT foi lançado em novembro de 2022 e, em 2 meses, alcançou 5 milhões de usuários. A tecnologia desenvolvida pela OpenAI, uma empresa fundada com participação de Elon Musk, recebeu investimento de US$ 10 bilhões da Microsoft e está sendo integrada às ferramentas da companhia. O chatbot, por exemplo, está turbinando as pesquisas realizadas pelo Bing para um grupo seleto de usuários por enquanto.

Apesar da recente onda de interesse, o uso de máquinas para reproduzir a capacidade humana de pensar e agir remonta à década de 1950. De lá pra cá, foram desenvolvidos supercomputadores capazes de vencer um campeão de xadrez, identificar doenças por meio de imagens e até prever a ocorrência de queimadas na Amazônia.

Contudo, o que diferencia o ChatGPT das inteligências artificiais (IA) anteriores é a simplicidade do uso e o fácil acesso. A tecnologia está disponível de forma gratuita para qualquer pessoa com acesso à internet, o que tem proporcionado variedade de utilização, desde a advocacia até a programação e o marketing digital.

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    O que é ChatGPT?

    A imagem mostra exemplos, capacidades e limitações da IA ChatGPT.
    (Fonte: ChatGPT/Reprodução)

    ChatGPT é uma inteligência artificial avançada de processamento de linguagem baseada na tecnologia Generative Pre-trained Transformer, ou transformador generativo pré-treinado. A ferramenta foi projetada para gerar textos naturais com escrita semelhante à humana.

    A tecnologia é treinada com milhões de exemplos de texto, permitindo resposta a perguntas, geração de conteúdo original, tradução, entre outras tarefas relacionadas à linguagem. O ChatGPT é uma aplicação específica desse modelo que permite a interação em tempo real com usuários em uma interface de conversação.

    A ferramenta se diferencia pela capacidade de compreender contextos complexos e gerar textos legíveis e coerentes. A tecnologia é capaz de realizar várias tarefas de processamento de linguagem natural sem treinamento adicional, o que é uma grande vantagem em comparação com modelos mais antigos.

    Como funciona a inteligência artificial?

    O ChatGPT funciona com uma arquitetura de rede neural chamada Transformer, que foi introduzida pela primeira vez em 2017. O modelo foi treinado com amplo conteúdo disponível na internet até 2021, de modo a aprender a gerar respostas a perguntas baseadas no conhecimento adquirido de língua natural.

    A partir de uma pergunta ou um contexto, o modelo utiliza milhões de parâmetros para gerar uma resposta coerente e natural em poucos segundos. A tecnologia consegue prever a palavra seguinte em um texto com base nos termos que a precedem. Assim, ao longo do tempo, a IA aprende a compreender o contexto e a gerar respostas coerentes.

    Quando o modelo é usado em uma aplicação de chat, recebe uma pergunta ou uma frase de entrada e, em seguida, gera uma resposta baseada no conhecimento adquirido durante o treinamento. A ferramenta ajusta a resposta com base no contexto fornecido, de modo a garantir que a resposta seja o mais relevante possível para o usuário.

    Por que o ChatGPT pode revolucionar o marketing digital?

    A IA está se tornando cada vez mais popular no marketing digital e pode ser extremamente benéfica para as empresas. A tecnologia permite que profissionais de marketing automatizem as atividades mais repetitivas para se concentrar no atendimento aos clientes, reforçando o contato humano, que é insubstituível. 

    O ChatGPT requer pouco input humano e produz resultados consistentes. Com isso, ao implementar soluções de IA em estratégias de marketing, os negócios podem operar de maneira mais eficiente ao mesmo tempo que otimizam produtos e serviços para atender às necessidades dos clientes.

    Com a capacidade de gerar respostas humanas e contextuais, a IA pode aumentar a eficiência de respostas a perguntas frequentes. Por ser baseada em aprendizado de máquina, a tecnologia pode evoluir e se adaptar com base nas interações com clientes, o que significa que o marketing personalizado pode ser aprimorado continuamente.

    Como usar o ChatGPT para alavancar um negócio na internet?

    A imagem mostra uma lâmpada no centro e balões de pensamento ao seu redor.
    (Fonte: Pixabay/Pexels/Reprodução)

    Além do atendimento ao cliente por meio de chatbots mais inteligentes e realistas, o ChatGPT pode ser usado no marketing digital para identificar palavras-chave e gerar conteúdos em texto de forma automática, como copywriting, elaboração de descrições de produtos, chamadas para ação (CTA), anúncios e mensagens de e-mail marketing.

    Para que isso aconteça de modo eficiente, é necessário treinar o modelo com exemplos específicos de textos desejados e utilizar as sugestões geradas pelo modelo para aprimorar o conteúdo. Isso ajuda a ferramenta a atualizar as informações e fornecer resultados com construções mais aprofundadas.

    Outra dica importante é ordenar o ChatGPT com precisão. A depender da pergunta ou da demanda elaborada, a inteligência artificial apresenta diferentes resultados. Caso o texto produzido não esteja perfeito, é possível pedir para a tecnologia reescrever o conteúdo quantas vezes for necessário para obter um resultado satisfatório.

    Limitações da tecnologia

    O ChatGPT oferece muitas oportunidades para aprimorar e personalizar a interação com clientes, fornecendo respostas rápidas e precisas a perguntas frequentes. No entanto, é importante considerar os limites e trabalhar para os minimizar ao usar o modelo em aplicações comerciais.

    A tecnologia não tem conhecimento específico de certos assuntos ou situações, por mais detalhadas que as respostas possam parecer. A tecnologia foi treinada com dados da internet, que podem conter informações incorretas, desatualizadas ou com viés, levando a respostas erradas ou pouco confiáveis.

    Muitas vezes, a inteligência artificial pode produzir textos sem sentido, uma vez que a máquina não compreende realmente o que está escrevendo. Dessa forma, o conteúdo gerado pelo ChatGPT precisa ser revisado por profissionais, pois pode conter erros ou não estar alinhado à estratégia de marketing da empresa.

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    O autor

    Liliane Oliveira

    Liliane Oliveira é Coordenadora de Marketing de Conteúdo e SEO na Locaweb, com especialização em Marketing pela ESPM. Com mais de 15 anos de experiência no setor de tecnologia, ela se destaca como especialista em SEO, criação de conteúdo, gestão de blogs, sites e canais do YouTube. Seu trabalho é voltado para o aumento do tráfego orgânico e geração de resultados. Além disso, ela encontra equilíbrio praticando yoga, conhecendo novos lugares e se dedicando a novas aprendizagens, sempre como uma eterna padawan.

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